Adeus

Ex-top 3, Ivan Ljubicic anuncia que vai se aposentar do tênis após o Masters 1000 de Monte Carlo

Experiente croata de 32 anos faturou 10 títulos ATP, ajudou país a vencer a Copa Davis em 2005 e foi bronze em duplas nas Olimpíadas de Atenas


Após a surpreendente vitória de Goran Ivanisevic em Wimbledon/2001, a Croácia, definitivamente, entrou para o cenário do tênis mundial. Em uma verdadeira escola que formou grandes sacadores, Ivan Ljubicic pode ser considerado um dos destaques que o tênis local produziu na última década. No entanto, o tenista de 32 anos (vai completar 33 no próximo dia 19) anunciou, nesta quarta-feira, que vai se aposentar do tênis em 2012.

Site Oficial/ Copa Davis
Ljubicic afirmou que maior feito de sua carreira foi o título da Croácia na Copa Davis, em 2005
Ex-top 3 do ranking, medalhista de bronze nas Olimpíadas de Atenas ao lado do parceiro Mario Ancic e vencedor de 10 títulos na carreira de 15 anos, Ljubicic foi também marcado pelo carisma entre os jogadores. Não é à toa que foi eleito para o Conselho de Jogadores da ATP, servindo seis anos de 2002 a 2008 (foi presidente nos dois últimos anos).

Ljubicic, atualmente na 40ª posição, jogará profissionalmente pela última vez no Masters 1000 de Monte Carlo, competição que será realizada em abril. "Nunca é fácil para qualquer profissional se aposentar. Estou animado para a próxima fase da minha carreira. O tênis me deu tanta coisa e quero continuar envolvido e contribuindo de alguma maneira", explicou o croata de 1,93m.

O tenista nasceu em Banja Luka, na Bósnia-Herzegovina, que, na época, fazia parte da área pertencente à ex-Iugoslávia. Em 1992, foi levado para treinar na Itália a fim de escapar da guerra civil que tomou conta de seu território após a fragmentação das nações iugoslavas. Foi, dessa forma, que começou a treinar comRiccardo Piatti, a quem continuou como seu fiel escudeiro até o final de sua carreira.

Ron C Angle (TPL)
Excelente saque de Ljubicic o ajudou a vencer 10 títulos e alcançar a 3ª posição do ranking
Nos Grand Slams, Ljubicicse destacou nas quadras de saibro em Roland Garros, onde alcançou às semifinais em 2006. Na ocasião, o croata só parou diante do campeão Rafael Nadal. Nos Masters 1000, o veterano deixou sua marca em Indian Wells, evento que começou exatamente nesta quinta-feira.

Em 2010, Ljubicic surpreendeu na sequência Novak Djokovic, Nadal e Andy Roddick para abocanhar o único troféu da série, com 31 anos de idade. No entanto, a conquista inédita para o país na Copa Davis, em 2005, dispensa comentários.

"Para mim, vencer a Copa Davis foi definitivamente o maior feito da minha carreira", disse. "Foi fantástico por tudo o que aconteceu depois. O dia depois que vencemos, voltamos à Croácia e estávamos na praça central de Zagreb com cerca de 100 mil pessoas esperando por nós para comemorar o título", relembra Ljubicic sobre a vitória diante da Eslováquia por 3 a 2, mesmo jogando em Bratislava.

Confira mais notícias sobre o mundo do tênis...

Revés na estreia contra "freguês" marca pior campanha de Roddick em Memphis em 11 anos

Com desfalque dos tops, Federer é a grande atração da 1ª rodada "esvaziada" na Copa Davis

Almagro Ferrero lideram Espanha contra o Cazaquistão na estreia da Copa Davis

Corretja faz mistério para estreia na Davis e já avisa: Ninguém me disse que não vai jogar em 2012

Roddick se diz frustrado com lesões, para por até três semanas e está fora da estreia naCopa Davis

Um ano depois, quadra do Australian Open volta a sofrer com bolhas de ar por conta do forte calor

Incomodada com insetos, Serena pede para não jogar mais partidas à noite em Melbourne

Baghdatis tem ataque de fúria e destroi 4 raquetes na sequência durante revés na Austrália

INSTRUÇÃO:Saque - Bola alta- Os tenistas, no circuito masculino, atingiram novas alturas recentemente. Será que mudou o protótipo do tenista ideal?  (Confira!)
Da redação

Publicado em 7 de Março de 2012 às 17:33


Notícias