História

Campeão de Wimbledon em 2001, Ivanisevic confessa sobre semi: "A chuva me salvou contra Henman!"

Croata, que vai enfrentar inglês no circuito de veteranos, perdia para Henman há nove anos, mas chuva mudou a história da partida e do torneio


Ron C Angle (TPL)
Croata Ivanisevic surpreendeu o mundo há nove anos, quando conquistou o torneio de Wimbledon, após entrar na chave com um convite
Grandes personagens da história do torneio de Wimbledon se encontrarão novamente na Inglaterra para disputar uma etapa do circuito de veteranos, o ATP Champions Tour. Goran Ivanisevic e Tim Henman sempre serão lembrados no templo sagrado de Wimbledon como protagonistas de uma das partidas mais emocionantes da história do tênis.

Em 2001, Ivanisevic, convidado da organização, conquistou seu único título de Grand Slam na carreira e, em seu caminho, estava o inglês Tim Henman, que nunca passou das semifinais no evento local. Nas semifinais daquele ano, um verdadeiro espetáculo de tênis, onde dos dois lado da rede se via o tradicional estilo saque-voleio. Era ace daqui, ace dali, voleio na linha, drop shot, slices perfeitos e milimétricos, tudo o que o mais fanático fã de Wimbledon desejava acompanhar. O jogo demorou três dias para acabar e contou com várias interrupções devido à incessante chuva londrina.

O croata esteve a um passo da derrota, mas eis que apareceu a salvadora garoa da capital inglesa. Perdia por 2 sets a 1 e já dava como encerrada a disputa. O próprio Ivanisevic admitiu nesta quarta-feira que Henman o dominava antes da chegada da chuva e que acreditava na vitória do inglês. "Tim (Henman) mereceu ganhar Wimbledon, ele tinha um excelente jogo e esteve muito perto de me vencer. Ele estava liderando o jogo quando a chuva começou. Realmente, ela me salvou", confessou o campeão daquele ano.

Confira também:PERFIL - Tim Henman não foi número um do mundo, não ganhou Grand Slams, não foi dos mais carismáticos, mas certamente seu estilo de jogo fará falta ao circuito  (Confira!)



Sem trégua, a chuva fez com que a partida tivesse seu término no dia seguinte e com 6/3 no quinto e decisivo set, Ivanisevic levou a melhor sobre o valente inglês em uma partida memorável do Grand Slam britânico. " Se a chuva não tivesse chegado, provavelmente teria perdido aquele jogo, mas depois da chuva, alguma coisa mudou. Ele não era o mesmo Henman mais. Deus me enviou a chuva e eu agradeço a Ele que venci o torneio em todos os dias da minha vida, porque não gosto de pensar o que estaria fazendo agora se não tivesse ganho", concluiu o ex-número dois do ranking da ATP.

Relembre a histórica semfinal de Wimbledon entre Ivanisevic e Henman, em 2001...

Após o triunfo diante de Henman por 7/5, 6/7, 0/6, 7/6 e 6/3 nas semifinais, no outro dia, Ivanisevic encarava o australiano Patrick Rafter e, em mais um jogo histórico que durou dois dias, o croata saiu vencedor em cinco equilibrados sets, com direito a 9/7 na última parcial. A Inglaterra presenciava o surgimento de um herói croata, que tanto buscou em sua carreira o título no charmoso gramado do All England Club.

E se ainda não teve a chance de acompanhar, veja na íntegra o último game da grande final do torneio de Wimbledon 2001 entre Ivanisevic e Rafter...

 

Confira mais notícias sobre o mundo do tênis...

"Obras de arte" de Nadal, Federer e Cia rendem mais de 127 mil dólares em leilão beneficente

+ Para apagar 2010, Del Potro garante presença no ATP 250 de Delray Beach

+ Duelo de Guga e Agassi encaminhará R$ 1 mil para projetos sociais a cada ace no jogo

+ Ljubicic é mais um ''estrangeiro'' garantido no Masters Espanhol

+ Às vésperas de jogo no Rio, Guga ressalta ação do BOPE e pede fim da violência

ESPECIAL:Campanhas mirabolantes dos anos 2000 - A revista tênis fez uma seleção de 40 zebras que ocorreram desde o ano 2000 nos quatro principais torneios do mundo e nas olimpíadas  (Confira!)

Da redação

Publicado em 1 de Dezembro de 2010 às 17:56


Notícias