Matteo Berrettini
Nome CompletoMatteo Berretini
Também conhecido comoBerrettini
Data Nascimento12/04/1996
24 anos, 2 meses
Local NascimentoRoma, Itália
Site Oficial Matteo Berrettini
Instagram Oficial Matteo Berrettini
Wikipedia Matteo Berrettini

Neto de brasileira, italiano com seu jogo agressivo foi o primeiro representante de seu país a chegar na semifinal do US Open

Matteo Berrettini nasceu no dia 12 de abril de 1996 na cidade de Roma, capital de Itália, e deu suas primeiras raquetadas quando tinha apenas quatro anos de idade. Vindo de família de tenistas, seu pai se chama Luca e a mãe Claudia. Em sua infância, Berrettini além de jogar tênis praticava judo, futebol e natação, provando que sempre foi fã de esporte. Como fã também de basquete, o jogador preferido do italiano na NBA é Lebron James, atualmente jogando no Los Angeles Lakers. Já no tênis, é fã e se espelha em Roger Federer e Rafael Nadal. Mesmo sua superfície favorita sendo as quadras rápidas, seu torneio favorito é o Masters 1000 de Roma, por ser em sua cidade e país natal. 

Leia mais 

+ Confira a biografia dos principais tenistas do mundo

Se tornou profissional em 2015, e jogou seu primeiro Masters 1000 em 2017. O italiano ganhou um Wild Card para disputar o qualiyfing do Masters 1000 de Roma, seu torneio favorito. Após passar pelo qualificatório, Barrettini enfrentou logo de cara Fabio Fognini na primeira rodada da chave principal do torneio. Fognini derrotou o compatriota com parciais de 6/1 6/3.

No ano de 2018, onde conseguiu se firmar no circuito e ranking, Berrettini conquistou seu primeiro título como profissional nas simples e nas duplas. No ATP 250 Gstaad, o italiano superou Roberto Bautista Agut por 7/6 6/4. No mesmo torneio, ele também foi campeão nas duplas ao lado do compatriota Daniele Bracciali.

Até o momento, sua melhor temporada foi a de 2019. O italiano conseguiu feitos incríveis, entre eles, alcançou o melhor ranking de sua carreira, que é a oitava posição, mesma colocação que está no momento (abril 2020). Além disso, conquistou mais dois títulos, o ATP de Budapeste e o ATP de Stuttgart, acumulando três títulos em sua carreira.

No segundo semestre do ano, Berrettini simplesmente deslanchou e jogou um tênis de altíssimo nível. O italiano de 23 anos chegou às semifinais do US Open, sendo o primeiro de seu país a alcançar este feito. Berrettini foi parado em Nova Iorque somente para o campeão do torneio Rafael Nadal, com parciais de 7/6 6/4 6/1. Até sua trajetória para a semifinal, Berrettini derrotou alguns fortes tenistas como Gael Monfils, Andrey Rublev e Richard Gasquet.

Em grande temporada, ele ainda conquistou uma vaga inédita para o ATP Finals, torneio que reúne os oito melhores tenistas da temporada. Berrettini caiu em um Grupo muito difícil ao lado de Federer, Djokovic e Dominic Thiem. Mesmo sem passar da fase de Grupos, o italiano conquistou uma vitória em sua última partida, contra Dominic Thiem por 7/6 6/3.

Confira as melhores jogadas do italiano