Jo Wilfried Tsonga
Nome CompletoJo-Wilfried Tsonga
Também conhecido comoTsonga
Data Nascimento17/04/1985
35 anos, 3 meses
Local NascimentoLe Mans, França
Facebook Oficial Jo Wilfried Tsonga
Twitter Oficial Jo Wilfried Tsonga
Instagram Oficial Jo Wilfried Tsonga
Wikipedia Jo Wilfried Tsonga

Valente e persistente, Tsonga já superou inúmeras lesões e sempre dá a volta por cima

Jo-Wilfried Tsonga nasceu no dia 17 de abril de 1985, em Le Mans, na França. É filho de Didier Tsonga que é do Congo e da francesa Évelyne Tsonga. Didier era jogador profissional de Handball. Tsonga em 200 foi o número #2 do mundo em juvenil, e foi campeão do US Open juvenil ganhando na final de Marcos Baghdatis. Em 2004 estreou no profissional e chegou deixando sua marca. Logo no primeiro ano, ele aplicou o terceiro saque mais rápido do ano (232 km/h). Após dois anos de lesões, fez praticamente a sua primeira temporada completa como adulto em 2007, quando conseguiu entrar no cobiçado top 50.

Leia mais

+ Veja a biografia dos principais jogadores de tênis

Tsonga passou a ser muito conhecido em janeiro de 2008. Nessa época, ele foi campeão o ATP de Sydney de duplas com Richard Gasquet e chegou na final do Australian Open. Tsonga teve uma incrível semana na Austrália, venceu Nadal na semifinal e acabou derrotado por Djokovic na final. No mesmo ano, ele conquistou seu primeiro título de simples como profissional. O torneio foi o ATP 250 da Tailândia e enfrentou novamente Djokovic, mas dessa vez derrotou o sérvio e ficou com o troféu. 2008 foi especial para o francês. Em casa, no último Masters 1000 do ano, ele foi campeão do Masters de Paris derrotando David Nalbandian na decisão.

O francês que tem um poderoso forehand atualmente é o 29º melhor jogador do mundo e um dos principais jogadores franceses. O melhor posto de Tsonga no ranking foi a 5ª posição, alcançada em 2012, mesmo ano que foi vice-campeão olímpico de duplas junto com Michael Llodra. Com mais de 650 jogos no circuito, Tsonga atingiu 464 vitórias e 221 derrotas no circuito, acumulando um total de $22,072,615 como premiação.

O francês natural de Le Mans possui 18 títulos em toda sua carreira. Em 2014, ele fez um feito histórico no Masters 1000 do Canadá. Tsonga derrotou quatro dos dez melhores jogadores na sua trajetória para ganhar seu segundo ATP 1000. Ele venceu Andy Murray, Djokovic e Roger Federer naquele torneio, fazendo dele o primeiro jogador a alcançar esse feito. Em 2019 Tsonga voltou ao circuito superando lesões e voltou com tudo. Tsonga venceu logo em seu retorno o ATP de Metz e o de Montpellier.