Fernando Meligeni
Nome CompletoFernando Ariel Meligeni
Também conhecido comoFernando Meligeni
Data Nascimento12/04/1971
49 anos, 3 meses
Local NascimentoBuenos Aires
Facebook Oficial Fernando Meligeni
Twitter Oficial Fernando Meligeni
Instagram Oficial Fernando Meligeni
Wikipedia Fernando Meligeni

Nascido na Argentina, Meligeni já conquistou o Pan-Americano entre outros títulos

Fernando Ariel Meligeni é um ex tenista brasileiro nascido dia 12 de abril de 1971 em Buenos Aires, na Argentina. Apelidado como “Fino” ou “Fininho”, ele atualmente é considerado analista esportivo e é comentarista sobre tênis, onde fez parte da ESPN. Nascido na Argentina, Meligeni se mudou para o Brasil ainda criança. Começou cedo no tênis, e em 1990, quando decidiu tornar-se profissional, teve que escolher qual país iria defender: Brasil ou Argentina. Optou pela nacionalidade brasileira. Disputou a Olimpíada de 1996 defendendo o Brasil.

Leia mais

+ Veja a biografia de grandes astros do tênis

Como um tenista juvenil, venceu o Orange Bowl em 1989, terminando em terceiro no ranking mundial juvenil naquele mesmo ano. Já como profissional, seu primeiro título internacional pela ATP foi o ATP de Bastad, em 1995. A primeira vitória de fino como profissional foi em 1991 no Guarujá, vencendo Cássio Motta.

Em 1999, Meligeni alcançou as semifinais de Roland Garros. Mesmo com derrota por Andriy Medvedev, ele conquistou seu melhor posto no ranking, que foi a 25ª posição. Meligeni ganhou fama e reconhecimento vencendo tenistas como Pete Sampras, David Nalbandián, Carlos Moyá, Andy Roddick, entre outros. Após encerrar a carreira, Fininho foi presença marcante em todos os eventos relacionados ao tênis brasileiro. Graças ao seu carisma, ele conquistou fãs dentro e fora das quadras.

O principal título da sua carreira foi em 2003. Neste ano, no último torneio de sua carreira, fininho se consagrou campeão dos jogos pan-americanos disputado em Santo Domingo na República Dominicana. Na final Meligeni ficou com o título derrotando Marcelo Rios na final.

Meligeni aposentou-se como sendo um dos cinco jogadores em atividade a fechar dez temporadas seguidas entre os tops 100. Na entrevista após seu último jogo, disse: "Eu não estava conseguindo mais treinar forte como antigamente e também não conseguia ter mais a mesma dedicação na parte mental. Não queria continuar jogando o circuito apenas para conhecer novas cidades ou só para encontrar amigos”

Fino encerrou sua carreira com três títulos de simples e sete de duplas. A maioria dos títulos de duplas veio ao lado do compatriota Gustavo Kuerten (Guga).