Beatriz Haddad Maia
Nome CompletoBeatriz Haddad Maia
Também conhecida comoBia Maia
Data Nascimento30/05/1996
24 anos, 1 mês
Local NascimentoSão Paulo
Facebook Oficial Beatriz Haddad Maia
Twitter Oficial Beatriz Haddad Maia
Instagram Oficial Beatriz Haddad Maia
Wikipedia Beatriz Haddad Maia

Dedicada, Bia Haddad já é a brasileira mais bem colocada no ranking e ajudar a escrever uma nova história no tênis do país.

Beatriz Haddad Maia carrega consigo uma vida dedica à prática do tênis. Aos 14 anos, quando ainda treinava no clube Pinheiros em São Paulo, Bia optou por sair de sua cidade natal, deixando sua família e amigos, para poder se dedicar o máximo possível em seu desenvolvimento como tenista.

Em um prodigioso início de carreira, Bia Maia alcançou a 15ª posição no ranking juvenil feminino. Desde cedo, ela mostrou que seria uma atleta de gabarito diferenciado. Em 2012, a paulistana chegou à final da chave juvenil de duplas do torneio de Roland Garros, juntando-se a Maria Esther Bueno e Cláudia Montenegro como únicas brasileiras a disputarem uma final de Grand Slam. 

Leia mais:
+ Confira a biografia dos principais tenistas do mundo

Bia Haddad Maia: Exemplo para as juvenis e nova líder do tênis feminino

Foi no ano de 2017 que Bia conseguiu se firmar no cenário profissional da WTA. Nele, ela conseguiu disputar as chaves de alguns dos principais torneios do mundo, incluindo Wimbledon, onde venceu sua primeira partida de Grand Slam. O triunfo encerrou a sequência de 28 anos sem vitórias de uma brasileira no Grand Slam britânico.

Depois de sofrer com lesões em 2018, Bia Maia voltou aos melhores momentos em 2019. Neste ano, ela tornou-se também a primeira a vencer uma partida do Australian Open desde 1965. Depois, no WTA de Acapulco, ela bateu Sloane Stephens, então 4ª colocada do ranking mundial, e se tornou a primeira tenista do país em 50 anos a vencer um tenista com tal colocação. uma posição que as brasileiras não venciam já há 50 anos.

No ano, Bia liderou também a campanha vitoriosa do país na Fed Cup, com a conquista do Zonal das Américas e o acesso aos playoffs do Grupo Mundial II. Em julho, durante a disputa do torneio de Wimbledon, ela derrotou saiu do quali para derrotar Garbine Muguruza, ex-número #1 do mundo e campeã do torneio em 2017.

Confira o match point e a comemoração de Bia Maia após vencer Muguruza: