Davis Cup

Viradas, jogos históricos e grandes vitórias; relembre cinco duelos marcantes do Brasil na Davis

Melhores campanhas do Brasil foram em 1992 e 2000, chegando à semifinal


Divulgação/CBT 

O Brasil começa nesta sexta-feira o duelo contra a Bélgica, pelo qualificatório da Copa Davis. O confronto acontece em Uberlândia e vale uma vaga na fase final da competição, em novembro, na cidade de Madri.

Leia mais:

Zverev em ação, Canadá apostando na nova geração; confira 5 destaques da Davis

Audiência do Australian Open na TV cresce 55% em relação a 2018, diz coluna

A partida contra os belgas marca mais um capítulo da história brasileira no torneio. Já foram algumas páginas bastante interessantes para o tênis nacional. Relembre cinco confrontos marcantes:

1 - Brasil x Espanha (1999)

Este enfrentamento marcou a primeira vitória brasileira fora de casa na competição, e revés inédito para os espanhóis. O time europeu era forte, com nomes de peso, como Carlos Moyá, Alex Corretja e Albert Costa.

Ainda assim, Gustavo Kuerten, Fernando Meligeni, Jaime Oncins e Marcio Carlsson brilharam pelo Brasil. No jogo 4, Guga bateu Moyá para definir a vitória em 3 a 1.

2 - Brasil x Eslováquia (2000)

O ano de 2000 marcou a melhor campanha do Brasil na história, alcançando a semifinal, juntamente com 1992. Nas quartas, disputadas no Rio de Janeiro, a equipe nacional suou para vencer a Eslováquia por 3 a 2. Mais uma vez, Guga e Meligeni foram os escolhidos em simples, enquanto Kuerten jogou duplas com Jaime Oncins.

O duelo chegou empatado ao jogo 5. No desempate, Meligeni conseguiu bater o ex-top 10 Karol Kucera, de virada, garantindo o lugar do país entre os quatro melhores países do mundo.

3 - Brasil x EUA (2013)

O Brasil não venceu o duelo, disputado em Jacksonville, mas teve duas vitórias de extremo peso. No piso rápido das quadras indoor norte-americanas, o time conseguiu chegar vivo ao quinto jogo, mas Thiago Alves perdeu para Sam Querrey.

De qualquer forma, o confronto teve momentos históricos. Primeiro, a dupla Marcelo Melo e Bruno Soares conseguiu triunfo em cinco sets contra os irmãos Bryan. E no jogo 4, Thomaz Bellucci virou sobre John Isner e seu potente saque. Apesar da eliminação, o duelo ficou marcado na história.

4 - Brasil x Espanha (2014)

Mais um confronto contra a Armada Espanhola. Em 2014, no Ginásio do Ibirapuera, em São Paulo, o time brasileiro conquistou vitória heróica diante do time europeu.

Ainda que estivesse sem Rafael Nadal e David Ferrer, a equipe da Espanha era forte, com Roberto Bautista Agut e Pablo Andujar, além da boa dupla formada por Marc Lopez e David Marrero.

Os espanhóis fizeram 1 a 0 e Andujar tinha 2 sets a 0 contra Bellucci. O brasileiro conseguiu virar, a dupla Melo/Soares venceu e, no jogo 4, Thomaz superou Agut, definindo a vitória no playoff, que levou o time nacional ao Grupo Mundial em 2015.

5 - Brasil x Argentina (2015)

Cristiano Andujar/CBT

O confronto válido pela primeira fase do Grupo Mundial aconteceu em Buenos Aires, e foi recheado de emoção. Logo no primeiro jogo, João Souza precisou de cinco sets para bater Carlos Berlocq.

Bellucci perdeu para Leonardo Mayer, mas Melo/Soares, mais uma vez, garantiram ponto aos brasileiros, que chegaram ao último dia em vantagem e precisando de uma vitória nos dois jogos de simples.

A partida 4 se tornou histórica. Feijão e Mayer fizeram o jogo mais longo da história da Davis: 6 horas e 43 minutos, com o argentino fechando em 15/13 no quinto set. Thomaz perdeu o jogo 5 para Federico Delbonis e o Brasil acabou fora.

 

Da redação

Publicado em 1 de Fevereiro de 2019 às 13:00


Notícias Brasil DavisCup Bellucci Guga Kuerten Meligeni Melo Soares