Legião

Teliana Pereira, Feijão e Rogerinho lideram Brasil no qualifying do US Open

Sem vaga na chave principal, pernambucana e os demais seis compatriotas tentarão se juntar a Thomaz Bellucci em Nova York


Nova York (Estados Unidos) - Sete brasileiros tentarão a sorte no qualifying do US Open a partir dessa terça-feira a fim de disputarem a chave principal do último Grand Slam do ano. Apenas o paulista Thomaz Bellucci tem vaga garantida em simples, mas poderá ter a companhia extra de João "Feijão" Souza, Rogério Dutra Silva, Guilherme Clezar, André Ghem, Fabiano de Paula e Thiago Alves. No feminino, Teliana Pereira será a única representante do Brasil.

Teliana ainda aguarda uma desistência para entrar diretamente na chave principal do US Open

Maior nome de destaque do País em 2013, Teliana foi designada cabeça de chave 4 da fase prévia em Flushing Meadows. A pernambucana, 105ª do mundo, joga na primeira rodada do quali contra a americana Victoria Duval, número 298 do mundo. Numa possível segunda rodada, Teliana teria como adversárias a francesa Irena Pavlovic ou a russa Valeria Solovyeva.

Numa rodada decisiva, a romena Cristina Dinu, a croata Tereza Mrdeza, a polonesa Magda Linette ou a turca Cagla Buyukakcay aparecem como as concorrentes à tão sonhada vaga que não vem a 20 anos para o tênis feminino nacional (Andrea "Dadá" Vieira foi a última a jogar um Grand Slam em 1993, exatamente no US Open).

Já entre os homens, Feijão, Rogerinho e Thiago Alves já disputaram a chave principal em Nova York e tentarão repetir o feito em 2013. Feijão, cabeça 9 e que jogou a chave principal em 2011, estreia diante do belga Maxime Althom. Se confirmar o favoritismo, enfrenta na sequência o vencedor do duelo de australianos Nick Kyrgios, número 1 do mundo no juvenil, e Greg Jones. Na rodada final do quali, o paulista pode ter o alemão Cedrik-Marcel Stebe, o tunisiano Malek Jaziri ou o belga Olivier Rochus.

Rogerinho, que avançou à segunda rodada em 2011 e 2012, inicia sua trajetória contra o tcheco Dusan Lojda. Se vencer, o paulistano de 29 anos encara o argentino Facundo Arguello ou o espanhol Daniel Muñoz. Na última rodada, Rogério poderá encontrar o colombiano Alejandro Gonzalez, campeão no Challenger do Paineiras há duas semanas.

Feijão é um de três brasileiros no quali que já jogaram a chave principal em Nova York

Pupilo de João Zwetsch, o gaúcho Guilherme Clezar estreia contra o cazaque Andrey Golubev, cabeça de chave 25. Se passar pelo duro teste na estreia, pode encontrar o argentino Agustin Velotti ou o suíço Heni Laaksonen na segunda rodada. Numa possível terceira rodada, Clezar poderá ter o croata Ivo Karlovic, cabeça 2, como último obstáculo rumo à chave principal. 

O experiente Thiago Alves, 32 anos e que não vem em boa fase em 2013, tentará mudar tal panorama nas quadras de Flushing Meadows, local onde jogou a chave principal em três oportunidades (2006, 2008 e 2009). Ele estreia no qualifying diante do também veterano Marc Gicquel, cabeça 8. Na sequência, Alves poderá ver o americano Donald Young pela frente, seguido do taiwanês Jimmy Wang, 24° favorito.

Outro que já passou da casa dos 30 é André Ghem. O experiente gaúcho, hoje com 31 anos, enfrenta na estreia do quali o belga Niels Desein. Em seguida, Ghem teria pela frente o sérvio Dusan Lajovic ou o francês Albano Olivetti. Numa possível terceira rodada, o brasileiro poderia duelar com o argentino Diego Schwartzman, algoz de Thomaz Bellucci no ATP de Buenos Aires, em fevereiro.

E, finalmente, Fabiano de Paula vai em busca de sua primeira chave principal de Grand Slam e estreia no quali contra o indiano Somdev Devvarman, cabeça 6. Se surpreender o ex-campeão da NCAA (liga universitária dos EUA), o carioca enfrenta o vencedor de Robby Ginepri e Giovanni Lapentti. O alemão Matthias Bachinger, cabeça 27, deve ser o possível adversário na última rodada do qualifying.

HOJE TEM BRASIL EM QUADRA!

Nessa terça-feira, quatro brasileiros entram em quadra: Teliana joga a segunda partida da quadra 13, que deverá começar por volta das 14h (horário de Brasília), o mesmo acontecendo com Fabiano de Paula diante de Devvarman na quadra 7. Clezar deverá entrar um pouco mais tarde contra Golubev na terceira partida da quadra 6, e Alves fechará a programação da quadra 8 por volta das 18h contra Gicquel.

Por Matheus Martins Fontes, da redação

Publicado em 20 de Agosto de 2013 às 09:11


Notícias Brasil qualifying US Open Teliana Pereira Thiago Alves Rogerinho Feijão