Quase Amargo

Teliana Pereira chega perto, mas terá que esperar por desistências para jogar o US Open

Pernambucana não entrou diretamente na chave principal por três posições no ranking da WTA. Caso não haja retiradas antes do início do torneio, terá que disputar o qualifying


Teliana Pereira ficou fora da chave do US Open por três posições. Agora, ela aguarda por desistências

Atravessando a melhor fase da carreira, a pernambucana Teliana Pereira enxerga bem perto a sua entrada no grupo das 100 melhores do ranking da WTA e tinha grandes expectativas de entrar direto na chave do US Open. Porém o tropeço na estreia do Torneio de Palermo na semana passada prejudicou qualquer ascensão na lista da entidade e a brasileira ficou fora do grupo das 104 primeiras que garantiram vaga no Grand Slam americano.

Atual número 105 do ranking da WTA, Teliana ficou a três lugares de conseguir a entrada direta em Nova York - a última a passar o corte foi a alemã Dinah Pfizenmaier, 102ª do mundo. E nem mesmo se furar o top 100 na semana que vem (graças à vitória na estreia do WTA de Bastad) vai mudar a situação da tenista radicada em Curitiba em Nova York.

Na lista das que se classificaram à chave principal, quatro jogadoras usaram o recurso do ranking protegido (para quem fica mais de seis meses longe das quadras por lesão) para jogar a chave - a russa Alisa Kleybanova, a canadense Aleksandra Wozniak, a romena Alexandra Dulgheru e a tcheca Petra Cetkovska.

Por outro lado, duas tenistas abriram mão do torneio - a suíça Romina Oprandi e a espanhola Garbiñe Muguruza. Dessa forma, a lista de classificadas ao US Open não rodou até o 104º lugar, mas até a posição 102.

Portanto, Teliana terá que aguardar três desistências para entrar no quadro ou será uma das principais pré-classificadas para o qualifying uma semana antes do início da chave principal em Nova York. Vale lembrar que a última vez que uma brasileira jogou uma chave principal de Major foi Andrea "Dadá" Vieira exatamente no US Open de 1993.

Serena Williams, número 1 do mundo, será a principal favorita ao pentacampeonato, seguida da russa Maria Sharapova e da bielorrussa Victoria Azarenka.

Por Matheus Martins Fontes, da redação

Publicado em 18 de Julho de 2013 às 17:07


Notícias Teliana Pereira US Open chave principal qualifying Andrea Vieira Serena Williams