Evolução

Apesar de derrota, técnico diz que Teliana Pereira está jogando no nível das top 50

Pernambucana esteve com 1 set a 0 e quebra nas oitavas de final, mas acabou sofrendo virada em Bastad. Ainda assim, ela pode entrar no grupo das 100 melhores


Por um set e meio, Teliana Pereira esteve a um passo de furar o top 100 do ranking da WTA. Nessa quarta-feira, a número 1 do Brasil, e atual 105ª colocada do mundo, venceu o primeiro set contra a espanhola Lourdes Dominguez Lino, n° 54 da WTA, por 6/3 e liderava o segundo e terceiro sets com quebra, porém nao conseguiu suportar o ritmo e acabou levando a virada por 3/6, 6/4 e 6/3 nas oitavas de final do WTA de Bastad, na Suécia. 

Na última terça, Teliana havia passado pela estreia do torneio de primeira linha da entidade e, se vencesse hoje, entraria pela primeira vez no grupo das 100 melhores, algo que o Brasil não vê no tênis feminino há mais de 20 anos.

Teliana e seu irmão em quadra

Mas mesmo com o revés, há a possibilidade dos pontos acumulados em Bastad serem suficientes para entrar na próxima lista, mas para isso terá que depender da queda de concorrentes à sua frente e ainda torcer para que adversárias atrás na lista não emplaquem bons resultados essa semana.

Renato Pereira, irmão e técnico de Teliana, lamentou o resultado negativo de hoje por a irmã estar muito próxima de uma vitória, mas cita que a evolução da pernambucana é constante, podendo hoje brigar de igual com jogadoras do top 50 do ranking. 

"Foi uma pena a derrota hoje, faltou pouco. Teliana vem de uma série de três meses de torneios. O importante é que ela está jogando no nível das meninas do top 50, só falta ajustar algumas coisinhas para começar a vencer tenistas desse nível. A tenista que ela enfrentou hoje é fortíssima e muito sólida tanto no jogo quanto nos resultados", avaliou.

Bastad foi o último torneio que Teliana disputou nessa gira europeia que começou em abril às vésperas de Roland Garros. A brasileira jogou o qualifying do Major francês e só parou na rodada decisiva. Em Wimbledon, ela também jogou e feoi eliminada na segunda rodada do classificatório.

Agora fica a expectativa para o US Open, torneio que define a listas de jogadoras na chave principal baseado no ranking dessa semana. As 104 primeiras garantem vaga, mas há grande chance de Teliana jogar por conta das desistência que ocorrem de última hora da chave.  

A brasileira ainda joga as duplas nesta quinta-feira às 7h (horário de Brasília) buscando a semifinal ao lado da colombiana Mariana Duque. Elas enfrentam a parceria cabeça 3, formada pela ucraniana Olga Savchuk e a russa Alla Kudryavtseva. 

Por Matheus Martins Fontes, da redação

Publicado em 17 de Julho de 2013 às 16:47


Notícias Teliana Pereira irmão top 50 WTA de Bastad US Open Roland Garros top 100