Instrução Golpe

Senhora resposta

Veja como intimidar sua rival desde o posicionamento de devolução até o impacto com a bola sem nunca perder terreno


Se devolver um saque de Venus Williams já não é tarefa fácil, o que dizer quando se saca contra ela em um 30/40? Se você apenas "colocar" o saque, leva uma patada no pé e já se coloca em posição defensiva desde o início. Se Venus ganhou respeito ao intimidar as adversárias com o saque chapado, na devolução ela não fica muito atrás.

Por ter um saque tão potente, diferentemente de outras tenistas, ela joga sem pressão na hora de devolver o serviço da adversária e sabe usar esse fator com muita inteligência. Ela não procura as linhas em todas as oportunidades, mas prioriza uma devolução funda e no centro, sem dar ângulo para a rival, tampouco deixá-la tomar a iniciativa do ponto. A intenção é pressionar desde a primeira bola e, muitas vezes, quem a enfrenta já se vê tendo que defender antes mesmo de se recuperar após efetuar o serviço.

  1. Quem está sacando já se apavora com a presença de Venus. Assim como Serena, ela se posiciona da linha de base para dentro da quadra, intimidando a sacadora.
  2. No momento em que a adversária faz o impacto, Venus já está no ar (depois do Split-step) em sintonia para que quando a bola passe a rede e venha em sua direção, ela já tenha base montada para a devolução.
  3. Assim que aterrissa, a primeira ação é soltar uma das mãos da raquete ao perceber que o saque vem no lado direito. Mais do que isso, faz um sutil ajuste na empunhadura, sabendo que a bola vem na direita.
  4. Note que ela dá uma passada larga em diagonal para se posicionar e interceptar o saque que vem aberto.
  5. O movimento é muito rápido, portanto, a raquete não vai lá para trás do corpo como um golpe normal, mas é encurtado. Ela traz o braço para cima e levemente para trás do ombro direito, faz o apoio final na perna direita mesmo e aponta o ombro esquerdo para a bola.
  6. Ela intercepta a bola em um movimento que é mais um bloqueio do que um drive verdadeiramente, aproveitando a força do golpe da rival. Apesar do movimento curto e "bloqueado", a terminação é convencional, o que ajuda a bola a cair dentro da quadra no outro lado.
  7. O fato de antecipar o golpe na diagonal faz com que Venus saia do centro da quadra, então essa devolução deve ser feita com profundidade para que dê tempo de recuperar terreno.
Matheus Martins Fontes

Publicado em 21 de Março de 2013 às 08:46


Técnica/Drills

Artigo publicado nesta revista

Tênis feminino

Revista TÊNIS 114 · Abril/2013 · Tênis feminino

Como a força predomina no tênis entre as mulheres