Técnica

Sem pingar

Swing volley é um golpe mais natural do que você imagina. Saiba como usar o "voleio batido"


Foto: Ron C. Angle/TPL

AO VER UM INICIANTE FORÇADO A BATER uma bola sem que ela quique, pode- se perceber que, mais natural do que realizar um voleio tecnicamente correto, é possível manter a empunhadura e repetir o mesmo gesto dos golpes de fundo. Essa técnica é chamada de "swing volley", ou voleio batido. Ele é um golpe mais simples do que parece, agressivo e com um ótimo índice de acertos.

Ele nada mais é do que uma batida "de voleio", ou seja, sem deixar a bola quicar, que você pode executar com a mesma preparação, empunhadura, movimento e terminação dos seus drives, ou seja, seus golpes de direita e esquerda de fundo de quadra. Quando bem treinado, esse golpe é uma ótima opção de ataque, que intimida o adversário, causando um efeito psicológico a seu favor.

Eficiente em todos os pisos e uma das melhores armas de ataque contra bolas que utuam no meio da quadra, o uso do swing volley vem crescendo dia após dia em todas as escolas de tênis do mundo. E tem especial utilidade para substituir voleios altos, que normalmente saem mais fracos, e smashes de backhand, principalmente para as mulheres, com um ótimo resultado.
Veja, a seguir, como ele deve ser executado.


1 Aproveite de forma mais agressiva as bolas altas que flutuam (lentas) no meio da quadra após uma boa bola de ataque. Então, ao ver o oponente em uma situação de defesa, antecipe-se com um passo para frente ao perceber a oportunidade de golpear a bola bem equilibrado e acima da altura dos ombros. O mesmo recurso pode ser uti lizado contra os famosos "balões". Ao perceber a tentati va de um balão, demonstre segurança para mostrar que você não entrará no "jogo aéreo". Espere que um dos balões do seu oponente fique mais curto. Ao perceber isso, antecipe-se e vá para o swing volley.

2 Procure realizar essa bati da com a bola na descendente, pois facilitará o uso do topspin, que proporcionará mais controle. Para realizar esse golpe abaixo dos ombros, deve-se ter um óti mo domínio do fundamento, assim como nas bolas mais planas. Lembre-se de que se a bola esti ver na descendente, porém em um ângulo verti cal, deve-se usar como regra deixá-la quicar antes do golpe. Nesse caso, não use o swing volley, deixe a bola quicar, entre embaixo dela e bata um smash.

3 Mantenha sua empunhadura de drive, tanto para a direita quanto para a esquerda. Os golpes serão realizados exatamente como no fundo da quadra, porém sem deixar que a bola quique no chão. Ajuste a distância para golpear a bola com uma boa base de pernas. O backswing (ou preparação) pode ser tão longo quanto o tempo de bola permiti r. O contato com a bola também é como nos drives e a terminação deve ser completa. Depois de executar um swing volley, se não for um winner, mova-se para a frente para aproveitar a próxima bola bem mais perto da rede e finalizar o ponto - aí sim com um voleio ou smash.

4 Com a práti ca, esse golpe se torna muito natural e eficiente, principalmente por reduzir drasti camente o tempo de recobertura da quadra do seu oponente. Ele pode e deve ser uti lizado como substi tuto de golpes como os smashes de backhand e os voleios altos tradicionais, principalmente para as mulheres e jogadores que batem esquerdas de duas mãos, pois, além da técnica complexa, essa bola alta requer bastante força muscular localizada. O swing volley, além de eficiente, demonstra uma postura agressiva e confiante que inti mida o adversário e ajuda a se impor emocionalmente.


VANTAGENS DO SWING VOLLEY

- Aproveite o domínio e controle de sua empunhadura original de direita e esquerda.
- Consiga óti mos golpes de ataque com ângulos e aceleração.
- Substitua golpes difíceis por um golpe bastante eficiente.
- Imponha-se no jogo com uma postura agressiva e confiante.

Carlos Omaki

Publicado em 16 de Novembro de 2011 às 13:50


Técnica/Drills

Artigo publicado nesta revista