ATP Tour

Ranking ATP: Berrettini estreia no top #10; Monteiro dispara

Italiano é o quarto de seu país a aparecer no top #10 de simples da ATP


Foto: Divulgação/ATP Tour

Matteo Berrettini foi a grande estrela da atualização do ranking da ATP desta segunda-feira. Jovem de 23 anos, ele estreou no top #10 após ser semifinalista no ATP de Viena e se tornou apenas o 4º tenista de seu país a atingir tal feito.

Leia mais:
+ Confira o ranking da ATP atualizado
Federer anuncia desistência do Masters de Paris

O primeiro italiano entre os dez primeiros foi Adriano Panatta, em 23 de Agosto de 1973. Em março de 1978 foi a vez de Corrado Barazzutti. Fabio Fognini quebrou o tabu de 41 anos em junho de 2019.

Outro tenista a se destacar e bater sua melhor marca foi o jovem Alex de Minaur. Tenista de 20 anos, ele foi vice-campeão no ATP da Basileia e ganhou dez lugares para chegar pela primeira vez entre os 20 melhores do mundo, na 18ª posição.

Os campeões nos torneios disputados em seus países não tiveram mudanças em seus índices. Mesmo com o troféu em Viena, o austríaco Dominic Thiem seguiu na 5ª colocação, enquanto o suíço Roger Federer permaneceu como 3º melhor do planeta mesmo com o troféu na Basileia.

Monteiro lidera avanço brasileiro

Quatro dos cinco melhores tenistas do país ganharam espaço no ranking com os pontos conquistados no Challenger de Lima, no Peru. O cearense Thiago Monteiro foi quem mais tirou proveito do torneio, sendo campeão e, com isso, saltando 8 colocações para virar o 89º do mundo.

O mineiro João Menezes (194º), o paranaense Thiago Wild (311º) e o gaúcho Orlando Luz (295º) foram outros a avançar. Os dois primeiros foram quadrifinalistas e saltaram 7 e 31 posições, respectivamente. Já Orlandinho avançou 11 números.

Da redação

Publicado em 28 de Outubro de 2019 às 11:48


Notícias Ranking ATP Ranking de Entradas ATP Ranking ATP Alex De Minaur Thiago Monteiro Thiago Wild Roger Federer Matteo Berrettini