Capacitação

O bom professor

10 atributos para ser um bom professor de tênis


O que um professor de tênis precisa saber para ser um professor de qualidade? Em função dos quase 30 anos de experiência dando aulas de tênis para crianças, adolescentes e adultos, tenho como coordenadora de uma equipe de professores, questionado o que, de fato, é importante que o professor saiba para ensinar um aluno a jogar tênis.

Muito se fala do nível de conhecimento técnico necessário. Isso é fundamental, é claro. O professor deve conhecer e estar atualizado com aquilo que está sendo usado no mundo do tênis em termos de metodologia do ensino. E, além disso, ter um planejamento das aulas para se sentir seguro ao ensinar e, de preferência, mas não obrigatoriamente, ter vivenciado o tênis como jogador. Mas, o que mais é tão importante quanto isso? Então, seguem alguns itens que considero atributos imprescindíveis no ensino do tênis.

EDUCAÇÃO

O professor é um exemplo, um modelo a ser seguido. A educação é a base de tudo. O professor deve saber falar e ouvir, saber passar informações e avaliar. Deve também saber se comportar como alguém que tem valores morais e éticos.

EMPATIA

O professor deve saber conquistar o aluno com o seu jeito de ser. A forma como ele recebe o tenista para cada aula deve ser simpática, cordial e amistosa.

COMUNICAÇÃO

A maneira se fala com o aluno é um diferencial. O professor deve ser claro e deve saber como falar com cada aluno, pois nem todos entendem da mesma forma. Existem fatores cognitivos (dificuldade de aprendizagem, como coordenação motora, por exemplo) e subjetivos (dificuldades emocionais) que podem interferir na comunicação.

RESPEITO

O professor deve ter respeito pelo aluno no sentido de saber que cada um tem um objetivo com relação ao tênis. A maioria dos alunos quer aprender a jogar tênis para fazer um esporte, divertir-se ou fazer amigos. A minoria pensa no tênis competitivo. O professor tem que ser capaz de motivar os alunos de acordo com as metas escolhidas.

Não basta ter conhecimento técnico do esporte, é preciso saber comunicar para verdadeiramente estimular os alunos em suas aulas

PARCERIA

Para ser bom ensinar e ser bom aprender, tanto o professor quanto o aluno tem que curtir o momento da aula. O desenvolvimento do aluno dependerá disso. Deve haver entendimento, cumplicidade e parceria. Os momentos de seriedade e de brincadeira farão parte dessa rotina.

CRIATIVIDADE

O professor deve ser criativo. Deve ter a capacidade de perceber como o aluno está naquele dia e ser capaz de mudar o seu plano de aula sem perder o foco. Podemos treinar fazendo mais jogos ou mais drills ou mais bate-bola ou mais brincadeiras. Ou seja, o professor deve ser capaz de motivar o aluno sempre.

PACIÊNCIA

O professor deve ter consciência daquilo que ensinou e ter paciência com relação ao resultado apresentado pelo aluno. Não se faz um jogador de tênis em um mês. Isso vai depender de uma série de fatores como, por exemplo, coordenação motora, motivação, interesse, tempo de prática ou frequência nas aulas, bate-bola e jogos com outras pessoas.

DETERMINAÇÃO E PERSISTÊNCIA

Todo aluno é capaz de aprender, uns com mais facilidade, outros com mais dificuldade. O professor deve persistir junto com o aluno na aprendizagem. Quem realmente tem vontade de ensinar, ensina, e quem tem realmente vontade de aprender, aprende.

CAPACIDADE DE PROMOVER A SOCIALIZAÇÃO

O tênis é um esporte individual, mas ao mesmo é um esporte que permite a socialização. O professor deve promover o encontro entre seus alunos e outros tenistas do clube ou da academia. Essa interação é altamente importante não só para o desenvolvimento do tênis como também de relações de amizade, profissionais etc.

CAPACIDADE DE INTERAGIR COM OUTROS PROFESSORES

A troca de experiências e conhecimentos entre os professores de tênis é fundamental. O bom professor não se sente ameaçado com isso. Pelo contrário, é ótimo fazer alianças e se fortalecer no meio, principalmente por que ainda existe um desamparo muito grande por parte da maioria das federações. Então, o professor que interage com outros, ou que faz parte de uma equipe, só tem a ganhar.

A opção de ser professor seja de tênis, ou outro esporte, ou do que quer que seja, deve ser muito valorizada, principalmente por quem a escolhe. Antes de esperarmos pela valorização dos outros, devemos nos valorizar e nos orgulhar pelo que fazemos: ensinar a jogar tênis e tudo mais que vem junto com isso.
Roberta Menezes

Publicado em 22 de Janeiro de 2013 às 14:02


Juvenil/Capacitação

Artigo publicado nesta revista

Brasil Open 2013

Revista TÊNIS 112 · Fevereiro/2013 · Brasil Open 2013

O ATP brasileiro recebe Nadal na edição de 2013