Quadras

Por onde a bolinha quica


<< "OVERDOSE" DE FEDERER X NADAL
Se ao longo de toda a temporada de 2010 os fãs de Roger Federer e Rafael Nadal lamentaram o fato de ter acompanhado apenas dois duelos entre os dois maiores tenistas da atualidade, no final do ano os dois gênios das quadras resolveram agraciar seus seguidores e se enfrentaram três vezes em apenas 10 dias. Primeiro, no dia 21 de dezembro, Federer recebeu (com direito a carona do aeroporto e tour pela cidade) o rival e amigo em Zurique, na Suíça, em duelo beneficente chamado de "Partida pela África". Como esperado, o ídolo local fez a alegria da torcida, vencendo de virada, em três sets. No dia seguinte, porém, foi a vez da torcida espanhola de Madri comemorar a vitória de seu ídolo, já que Nadal se vingou e venceu também em três sets - desta vez em partida para angariar fundos para sua fundação. Após dois duelos, engana-se quem pensa que os líderes do ranking mundial descansariam na passagem de ano. Ambos estrelaram o recheado torneio-exibição de Abu Dhabi, nos Emirados Árabes, ao lado do sueco Robin Soderling, do tcheco Tomas Berdych, do cipriota Marcos Baghdatis e do francês Jo-Wilfried Tsonga. No "tira-teima", marcado para o primeiro dia de 2011, Nadal levou a melhor, bateu Federer na final e começou com o pé direito mais uma promissora temporada.



NOSTALGIA E EMOÇÃO >>

Dez anos depois de se tornar número um do mundo, Gustavo Kuerten teve uma noite emocionante e nostálgica no enorme ginásio do Maracanãzinho, no Rio de Janeiro. Para comemorar a primeira década de um de seus mais importantes títulos, a Masters Cup de Lisboa, em 2000, Guga recebeu, no dia 11 de dezembro, o norte-americano Andre Agassi, justamente seu rival no memorável evento português, para uma partida de exibição.

Já aposentados, os agora veteranos tenistas - duas lendas do esporte mundial - entraram em quadra após um divertido show do cantor Frejat, que contou até com uma "canjinha" do irreverente Guga. Brincadeiras à parte, em jogo estava não só uma simples exibição, mas a vontade de provar que o velho tênis, mesmo não acompanhado da antiga forma, ainda estava presente no repertório de cada um. Em dois apertados sets, melhor para o anfitrião da noite. Emocionado, o tricampeão de Roland Garros assistiu em um telão a momentos históricos de sua brilhante carreira, sendo ovacionado pelos mais de 9 mil presentes no ginásio carioca. Mostrando-se ainda mais carismático do que nos tempos de profissional, Agassi brincou com a derrota. "Quando jogávamos, eu levava vantagem sobre Guga porque era mais velho e mais experiente. Hoje, sou apenas mais velho", brincou o norte-americano, que agradeceu e enalteceu a euforia do público brasileiro e lembrou da importância do país sul-americano em sua carreira (conquistou seu primeiro título como profissional em Itaparica, na Bahia).

#Q#

MAIS UM ANO PROMISSOR >>
Se no início de 2010 Tiago Fernandes conquistou o histórico título do Australian Open juvenil e encheu de esperanças o tênis brasileiro, o começo de 2011 não ficou atrás e também trouxe uma excelente notícia para a nova geração. Logo no primeiro fim de semana do ano, o catarinense Bruno Sant'Anna surpreendeu os principais favoritos e conquistou o importante ITF 18 anos de Casablanca, no México. O torneio mexicano oferece a mesma pontuação dos Grand Slams e de outros quatro torneios no ranking da categoria: Orange Bowl (disputado em Key Biscane, EUA), a Copa Gerdau (jogada em Porto Alegre, Rio Grande do Sul), o Italian Open (em Milão, Itália) e o Osaka Cup (em Osaka, no Japão). Então número 130 do ranking juvenil, Sant'Anna apareceu entre os 20 da lista com os 250 pontos conquistados. Na final, o brasileiro venceu o britânico Oliver Golding, cabeça-dechave número um.

FESTA DO GICA
O ex-profissional Givaldo Barbosa, carinhosamente conhecido como Gica, recebeu amigos para uma festa de inauguração de sua nova academia em São Paulo, que fica ao lado do paradisíaco parque Villa-Lobos. No dia 19 de dezembro, juntamente com Fernando Meligeni, Givaldo deu uma clínica para todos os que compareceram, e depois formou parceria com Fininho para enfrentar Mauro Menezes e Alexandre Hocevar em uma exibição.


ODESNIK VOLTA ANTES >>

A ITF anunciou que reduziu pela metade a pena por doping de Wayne Odesnik. O norteamericano havia sido punido por 24 meses por usar hormônio de crescimento (HGH). Segundo a entidade, a pena foi diminuída por conta da colaboração do tenista com o sistema antidoping. Ele foi pego carregando a substância na mochila, mas os resultados foram negativos para a droga. Odesnik está livre para jogar a temporada completa de 2011.

Gastão Elias


CHAVE-DE-OURO

Os últimos torneios Futures realizados em solo brasileiro no final de 2010 apenas seguiram a tendência que se estabeleceu ao longo de todo o ano, com atletas da casa marcando presença nas rodadas decisivas e conquistando títulos. Embora o argentino Facundo Bagnis e o português Gastão Elias tenham tentado estragar a festa, com títulos em Araçatuba e São Paulo, respectivamente, as vitórias de Fernando Romboli em Guarulhos e Sorocaba fecharam um excelente ano para os tenistas do país. Destaque também para as presenças de Eládio Ribeiro Neto, Leonardo Kirche, Thales Turini e André Ghem, que atingiram as finais nos torneios paulistas.

Da redação

Publicado em 14 de Janeiro de 2011 às 13:40


Quadras

Artigo publicado nesta revista