Quadras


fotos: Ron C. Angle/BEI mages Sports

Nole empreendedor

Novak Djokovic e sua família estão trabalhando duro para construir um complexo tenístico em Belgrado. Segundo os planos do sérvio, o centro poderá abrigar o ATP de Belgrado, que atualmente é disputado no Milan Gale Muskatirovic. O complexo terá capacidade para 5 mil pessoas. O design e a disposição da “Arena Djokovic”, como Nole quer que se chame, é semelhante à vista das quadras de Roland Garros, incluindo hotéis, restaurantes e até mesmo um shopping.

fotos: Ron C. Angle/BEI mages Sports

Philippoussis de volta

Aos 33 anos e castigado por problemas no joelho, Mark Philippoussis voltou a jogar no circuito profissional durante o Challenger de Dallas, sem conseguir, entretanto, passar da primeira rodada. Durante o tempo em que esteve fora das quadras (não jogava desde 2007), Philippoussis foi protagonista da série “Age of Love”, na qual mulheres entre 25 e 40 anos disputavam o coração de um dos tenistas mais boa pinta do circuito. Ele também trabalhou como modelo para conseguir se sustentar.

Divulgação

Mais um ano na espera

Se algumas das principais estrelas do tênis feminino desfilaram seu talento no Grupo Mundial, as brasileiras também entraram em ação na Fed Cup na primeira semana de fevereiro. Maria Fernanda Alves, Roxane Vaisemberg, Ana Clara Duarte e Monique Albuquerque, acompanhadas pelo capitão Carlos Alves, pelo técnico Marcelo Rebelo e pelo fisioterapeuta Lior Milgron, representaram o Brasil em mais uma tentativa de chegar à elite do tênis feminino. Porém, não conseguimos avançar no Zonal I Americano. Na primeira fase, o desempenho das meninas foi bom, venceram Cuba e Porto Rico; e levaram o confronto contra o Canadá para a partida de duplas, depois de Nanda Alves derrubar a top 40 Aleksandra Wozniak, mas acabaram derrotadas no jogo decisivo. Na fase final, as meninas perderam a disputa do terceiro lugar para as paraguaias. Assim, mais uma vez o sonho foi adiado. Que venha 2011.

fotos: Marcelo Ruschel

Meninos em ação!

Se entre os profissionais o calendário começou quente em 2010, entre os garotos não poderia ser diferente. Na América do Sul, cinco etapas da tradicional Gira Cosat agitaram o mês de janeiro e a primeira metade de fevereiro, passando por Venezuela, Colômbia, Equador, Peru e Bolívia. Entre os brasileiros, o grande destaque foi Tiago Monteiro, nos 16 anos, que venceu as quatro primeiras etapas. Além dele, nomes como Silas Cerqueira, com dois vices e um título nos 14 anos, Gustavo Castro, com uma final e uma semi nos 16, e Laura Trautmein, com uma semi nos 14, também levaram o tênis do País a lugares de destaque nas competições.

fotos: Marcelo Ruschel

RESULTADOS

Venezuela – 11/01/2010
Final 16 anos Masculino – Tiago Monteiro (BRA) v. Mateo Martines (ARG) 6/2 e 6/4

Colômbia – 18/01/2010
Final 14 anos Masculino – Bastian Aravena (CHI) v. Silas Cerqueira (BRA) 7/5 e 6/4
Final 16 anos Masculino – Tiago Monteiro (BRA) v. Daniel Santos (PER) 6/4, 4/6 e 6/3

Equador – 25/01/2010
Final 14 anos Masculino – Bastian Aravena (CHI) v. Silas Cerqueira (BRA) 6/3 e 6/1
Final 16 anos Masculino – Tiago Monteiro (BRA) v. Gustavo Castro (BRA) 6/4 e 6/2

Peru – 01/02/2010
Final 14 anos Masculino – Silas Cerqueira (BRA) v. Bastian Aravena (CHI) 6/7(4), 6/1, 5/5 e des.
Final 16 anos Masculino – Tiago Monteiro (BRA) v. Sebastian Pini (ARG) 7/5 e 6/3


#Q#

Cesar Cotrim

Tiago Fernandes no top 10

Após o histórico título no Australian Open, o alagoano Tiago Fernandes recebeu outra boa notícia. Com o troféu, o primeiro da história do tênis brasileiro em um Grand Slam juvenil, o garoto pulou da 25ª para a 3ª posição do ranking juvenil da ITF, ultrapassando o compatriota Guilherme Clezar, agora número 14, e tornando-se o melhor ranqueado do País.

Mais uma homenagem

Desde 1997, os nomes Gustavo Kuerten e Philippe Chatrier passaram a ser associados. Foi naquele ano que Guga venceu o primeiro de seus três títulos no saibro francês. Treze anos depois, o catarinense terá novamente seu nome ligado a Chatrier. Em junho, ele será o convidado de honra ITF, na França, e participará de um jantar de gala onde será premiado com o troféu Philippe Chatrier, por suas vitórias dentro e fora de quadra. O prêmio é maior honraria que um tenista pode receber.

Leonardo Azevedo/VIPCOMM
Circuito empresarial terá duplistas top

A parceria Bruno Soares e Marcelo Melo estará presente no Campinas Business Open de Tênis, primeiro evento do Circuito Empresarial Brasileiro em 2010. O evento reunirá dirigentes do tênis nacional, empresários, executivos e suas famílias, que praticam tênis e apóiam o desenvolvimento do esporte no País, entre os dias 05 e 07 de março, nas quadras da Sociedade Hípica de Campinas. Os convidados vão conviver com os principais duplistas brasileiros na atualidade durante o fim de semana e os vencedores jogarão ao lado dos tenistas na final. “Precisamos ter alinhados CBT, jogadores e empresários apaixonados pelo tênis. Por isso ,devemos cultivar os ídolos do momento e não apenas do passado”, aponta o presidente da CBT, Jorge Lacerda.

fotos: Ron C. Angle/TPL
Meninas se reencontram

Após um início de ano marcado pela disputa do Australian Open, as maiores estrelas do circuito feminino voltaram a se encontrar na primeira semana de fevereiro, desta vez para defender as cores de suas nações na primeira rodada da Fed Cup. Destaque para as italianas que, lideradas por Flavia Penneta (foto) e Francesca Schiavone, bateram com facilidade as ucranianas. Já as sérvias, com Jelena Jankovic e Ana Ivanovic em quadra, não conseguiram vencer, em casa, as rivais russas. Confira os resultados finais:

Kharkiv – Ucrânia
Ucrânia 1 x 4 Itália

Brno - República Tcheca
República Tcheca 3 x 2 Alemanha

Belgrado – Sérvia
Sérvia 2 x 3 Rússia

Lievin – França
França 1 x 4 EUA

Da redação

Publicado em 22 de Fevereiro de 2010 às 13:27


Quadras

Artigo publicado nesta revista