Por onde a bolinha quica



Nanda Alves

MENINAS COM TUDO >>
O Brasil deu baile nos torneios ITF de São José dos Campos e Montpellier. Na França, Paula Gonçalves, que jogou ao lado da ucraniana MarynaZanevska, levou seu quarto título em duplas do ano. As duas não perderam sets no torneio e ainda aplicaram três pneus durante a jornada. Já em São José, Nanda Alves fez dobradinha e conquistou tanto título simples quanto o de duplas, ao lado de Carla Forte.

RESULTADOS
ITF Montpellier (FRA) - 13 a 19/06
Paula Gonçalves (BRA) e Maryna Zanevska (UKR) v. Inês Ferrer (ESP) e
Madalina Gojnea (ROU) 6/4 e 7/5
ITF São José dos Campos (SP) – 27/06 a 03/07
Simples: Maria Fernanda Alves (BRA) v. Nathaly Kurata (BRA) 6/3 e 7/5
Duplas: Maria Fernanda Alves (BRA) e Carla Forte (BRA) v. Monique
Albuquerque (BRA) e Fernanda Faria (BRA) 6/4, 0/6 e 10/4

Foto: Divulgação WTA

<< 175
Serena Williams, que voltava de contusão após quase um ano parada, caiu nas oitavas-de- nal de Wimbledon 2011 e, pela primeira vez em 14 anos, cou fora do top 100. Ela defendia o título do torneio do ano passado e agora é a número 175 do mundo.


Foto: Ron C. Angle/TPL


BIS >>
O jogo mais longo da história do tênis quase teve repeteco em 2011. Quis o destino que John Isner e Nicolas Mahut – que na partida de estreia de Wimbledon do ano passado caram 11 horas e 5 minutos em quadra – jogassem novamente na primeira fase do Grand Slam da Inglaterra. “Eu não acreditei. Brinquei com ele semana passada e disse ‘nós vamos nos enfrentar’ e ele falou ‘não, é impossível’”, a rmou Isner. Por conta da incrível coincidência, muitos pediram para que o duelo fosse na quadra central, mas o pedido não foi atendido. E, desta vez, a partida durou bem menos, apenas 2 horas e 11 minutos com vitória de Isner novamente.


GANHANDO MAIS
Boa notícia para os tenistas da ATP. A entidade anunciou que, nos próximos três anos, o valor das premiações vai aumentar signi cativamente. Com exceção dos Grand Slams, todos os outros torneios terão alta anual nos valores, com destaque para os Masters 1000, que devem aumentar 9% em cada ano, e o ATP Finals, que vai chegar aos US$ 6,5 milhões em premiação. Em 2014, o montante de prêmios vai superar pela primeira vez os US$ 90 milhões.
Foto: Marcelo Ruschel / Poapress

QUATRO! >>
A fase anda boa para Thiago Monteiro. O cearense conquistou seu quarto título do ano ao vencer o chileno Matias Sborowitz no torneio de Offenbach, na Alemanha. Até o momento, ele tem a marca expressiva de 27 vitórias e 6 derrotas. Monteiro foi campeão do Astrid Bowl, Copa Gerdau e Assuncion Bowl e gura na quarta colocação do ranking mundial juvenil.

RESULTADOS
Off enbach (Alemanha) – 07 a 12/06
Simples: Thiago Monteiro (BRA) v. Mati as Sborowitz (CHI) 6/1 e 6/2
Duplas: Thiago Monteiro (BRA) e Bruno Sant’anna (BRA) v.
Julien Cagnina (BEL) e Kimmer Coppejans (BEL) 6/3 e 6/4

#Q#
Foto: Divulgação


EM CASA >>

Os brasileiros continuam mostrando que o apoio da torcida dá um ânimo a mais nos jogos. Nos Futures de Marília, Curitiba e Manaus houve nais verde-amarelas. No Paraná, a nal de duplas foi toda nacional. Diego Matos e André Miele venceram André Ghem e Rodrigo Guidolin. Em Marília, o Brasil levou a melhor tanto no simples, com Fabiano de Paula, quanto nas duplas, com Tiago Lopes e Miele. A etapa de Manaus também teve brasileiros nas duas nais com o bis de Fabiano de Paula e a vitória da dupla Christian Lindell e Tiago Lopes.


RESULTADOS
Future Marília (SP) – 30/05 a 05/06
Simples: Fabiano de Paula (BRA) v. Nicolas Santos (BRA) 7/5 e 6/4
Duplas: Tiago Lopes (BRA) e André Miele (BRA) v. Guido Andreozzi (ARG) e Martin Cuevas (URU) 2/6, 6/4 e 10/6
Future Curiti ba (PR) – 06 a 12/06
Diego Matos (BRA) e André Miele (BRA) v. André Ghem (BRA) e Rodrigo Guidolin (BRA) 6/2 e 7/6 (5)
Future Manaus (AM) – 27/06 a 03/07
Simples: Fabiano de Paula (BRA) v. Christi an Lindell (SWE) 6/1, 1/6 e 6/3
Duplas: Christi an Lindell (SWE) e Tiago Lopes (BRA) v. Diego Matos (BRA) e André Miele (BRA) 7/5 e 6/1

MAIS SEIS
Seguindo a política da CBT, o Brasil con rmou seis Challengers para o segundo semestre do ano. A série vai de 1º de agosto a 26 de setembro e será disputada em piso sintético. O primeiro torneio deve ser o de Campos do Jordão, seguido pelos de Brasília e Salvador, que já ocorreram no ano passado, e, para fechar agosto, teremos o retorno de Gramado ao calendário o cial. Para setembro estão previstos os Challengers de Belo Horizonte e Recife, a novidade do mês. Com mais essa série, o Brasil chegará a 10 torneios deste nível e ainda poderá acumular mais dois, ainda não con rmados, em novembro.


HALL DA FAMA
Número um do mundo por 101 semanas e campeão de oito Grand Slams, Andre Agassi eternizou seu nome entre os maiores dos esporte. No início de julho, pouco antes do início do ATP 250 de Newport, ele entrou para o Hall da Fama do tênis na categoria de “jogador recente” e terá seu nome estampado no International Tennis Hall of Fame, museu do tênis de Newport que tem um salão onde estão homenageados mais de 200 tenistas que zeram história no esporte.


Foto: Ron C. Angle/TPL



DUAS VEZES TELIANA

Finalizando sua a série de torneios pelo saibro europeu, Teliana Pereira foi o nome do ITF de Denain. Sem gurar entre as cabeças-de-chave, primeiro a pernambucana faturou o título de duplas ao lado da paraguaia Veronica Royg e, dois dias depois, levou também o troféu de simples ao derrotar a ucraniana Valentyna Ivakhnenko.

RESULTADOS
Denain (França) – 27/06 a 03/07
Simples: Teliana Pereira (BRA) v. Valentyna Ivakhnenko (UKR) 6/4 e 6/3
Duplas: Teliana Pereira (BRA) e Veronica Royg (PAR) v.
Celine Ghesquiere (FRA) e Elixane Lechemia (FRA) 6/1 e 6/1

Da redação

Publicado em 18 de Julho de 2011 às 08:02


Quadras

Artigo publicado nesta revista