RECORDE
Em abril, o Brasil abrigou mais um Challenger. Desta vez em Santos. Nas duplas, André Sá e Franco Ferreiro, a 36ª melhor dupla da temporada, derrotaram o jovem José Pereira Jr, que fazia parceria com o austríaco Gerald Melzer. Com a vitória, Sá alcançou seu 31º título (de nível Challenger), marca que iguala o recorde do sul-africano Rik de Voest. Em simples, Feijão sagrou-se campeão ao superar o argentino Diego Junqueira. Este foi a terceira conquista de Feijão em Challengers e a primeira no Brasil.
RESULTADOS |
Simples João Souza (BRA) v. Diego Junqueira (ARG) 6/4 e 6/2 |
Duplas André Sá (BRA) e Franco Ferreiro (BRA) v. José Pereira Jr. (BRA) e Jurgen Melzer (AUT) 6/3 e 6/3 |
FIM EM ROLAND GARROS
Dois dias depois de cair na estreia do ATP 250 de Estoril, Marcos Daniel anunciou que vai se aposentar. Aos 32 anos, o gaúcho alegou que a grave lesão no ombro direito o impede de ter bom desempenho. O tenista pretende se despedir das quadras durante o torneio de Roland Garros. Em 2009, Daniel chegou a 56ª colocação da ATP, o melhor resultado de sua carreira, mas, desde o início do ano, não conseguiu bons resultados por conta das dores no ombro. Atualmente ele é o número 144 do ranking e o quarto melhor tenista do Brasil.
FUTURES
O brasileiro Nicolas Santos conquistou seu primeiro troféu da série Future em Brasília, durante a 5ª edição do Vernet Open de Tênis, após vencer, de virada, Eládio Ribeiro Neto. Esta foi a terceira final disputada por Nicolas em sua carreira profissional. Já no Future de Aracaju, em Sergipe, cinco brasileiros chegaram às quartas. Destes, Eládio Ribeiro e Nicolas Santos tentaram repetir a nal de Brasília, mas acabaram perdendo na semi para Steven Diez e Roman Vogeli, respectivamente.
RESULTADOS |
Future Brasília (DF) - de 18 a 24/04 Nicolas Santos v. Eládio Ribeiro Neto 4/6 6/2 e 6/1 |
Future Aracaju (SE) - de 25/04 a 01/05 Steven Diez (CAN) v. Roman Vogeli (CZE) 6/1 e 6/2 |
#Q#
HEGEMONIA
Pela sétima vez, o Masters 1000 de Monte Carlo teve Rafael Nadal como vencedor. Desta vez, foi contra o compatriota David Ferrer. Este foi o primeiro título de Nadal na temporada e o 30º no saibro, o que faz dele o terceiro maior vencedor da história nessa superfície, igualandose ao sueco Bjorn Borg e ao também espanhol Manuel Orantes. Acima deles estão apenas Thomas Muster, com 40 títulos, e Guillermo Vilas, com 45. Vale lembrar que Nadal está invicto no saibro desde as quartas-de-final de Roland Garros em 2009, quando perdeu para Robin Soderling.
RESULTADOS |
Rafael Nadal (ESP) v. David Ferrer (ESP) 6/4 e 7/5 |
MUNDIAL CADEIRANTES
O Brasil encerrou a participação no Mundial de Tênis em Cadeira de Rodas de 2011, realizado na África do Sul, na 14ª e 15ª colocações com as equipes masculina e feminina, respectivamente. Ao todo, 32 nações disputaram o evento. Ainda em 2011, a equipe brasileira vai participar dos Jogos de Guadalajara, no México, e do Circuito Mundial de Tênis em Cadeira de Rodas.
SUL-AMERICANO
O título do Sul-americano de 14 anos, disputado em Medellín, na Colômbia, ficou com a equipe brasileira. Num confronto que foi decidido apenas nas duplas, os juvenis Orlando Luz, Gabriel Sidney e Lucas Kogachi venceram a Argentina por 2 a 1 e confirmaram a presença da equipe no Mundial de Prostejov, disputado no segundo semestre. Já a equipe feminina, campeã em 2010, ficou na quarta posição e não conseguiu vaga para o Mundial.
RESULTADOS |
Masculino Lucas Luni (ARG) v. Gabriel Sidney (BRA) 6/3 e 6/3 |
Orlando Luz (BRA) v. Pablo Ficovich (ARG) 7/6 (1) e 7/5 (5) |
Gabriel Sidney (BRA) e Orlando Luz (BRA) v. Lucas Luni (ARG) e Pablo Ficovich (ARG) 6/3, 6/7 (4) e 6/1 |
#Q#
DOBRADINHA BRASILEIRA
|
BRILHOU >>
Mesmo sem contar com o parceiro habitual Marcelo Melo (que sofreu uma torção no tornozelo e ficou impedido de jogar por algumas semanas), Bruno Soares chegou à final de duplas no Masters 1000 de Monte Carlo. Ao lado do argentino Juan Ignacio Chela, o mineiro disputou o troféu contra os irmãos Bob e Mike Bryan, que acabaram levando o título. Foi a primeira vez em oito anos que um tenista do Brasil chegou a uma final de Masters. A última foi com Gustavo Kuerten, no Masters de Indian Wells de 2003, jogando simples. Na ocasião, o brasileiro perdeu para o australiano Lleyton Hewitt por duplo 6/1.
Publicado em 17 de Maio de 2011 às 10:52