Por onde a bolinha quica


André Chaco/ Fotoarena

O primeiro Masters 1000 da temporada deu o tom de como provavelmente será a temporada de quadras rápidas em 2011. Novak Djokovic provou estar um nível acima de todos, passando por cima de Federer e Nadal, assumindo a segunda colocação do ranking. No mesmo torneio, todos viram a recuperação de Juan Martin del Potro, que alcançou a semifinal, dando sinais de que voltará a ser um dos fiéis da balança entre os top.

Entre as mulheres, Indian Wells serviu para Caroline Wozniacki, antes ameaçada por Kim Clijsters, distanciarse na ponta do ranking, faturando mais um título, sobre uma renascida Marion Bartoli. Outra que ameaçou um ressurgimento foi Maria Sharapova, que atingiu a semifinal.

RESULTADOS

Novak Djokovic (SRB) v. Rafael Nadal (ESP) 4/6, 6/3 e 6/2
Caroline Wozniacki (DEN) v. Marion Bartoli (FRA) 6/1, 2/6 e 6/3

BANANA BOWL >>

Marcelo Ruschel/ Poapress

Tabu nos 18 anos do Banana Bowl continuou em 2011. Faz 20 anos que um tenista do Brasil não vence a principal categoria do torneio juvenil mais importante do País. Mas o 41° Banana Bowl, realizado em Itajaí (SC), teve como campeão um tenista com um pouco de sangue brasileiro nas veias. Mathias Bourgue, francês, porém filho de mãe brasileira, venceu o torneio. "Sei que o Brasil não conquista o título dos 18 anos há um bom tempo, espero que os brasileiros considerem este título como um pouco deles também", disse o jovem após vencer o boliviano Hugo Dellien na decisão.

O melhor brasileiro na competição foi João Sorgi, que parou na semi. Nas outras categorias, contudo, o Brasil se deu bem. Ganhando com Orlando Luz e Júlia Gomide nos 14 e Carolina Alves nos 16, em que Gabriel Hocevar cou com o vice.

RESULTADOS

12 anos
Nicole Souza (BRA) v. Thaísa Pedretti (BRA) 6/4 e 6/0
Lucas Cruz (BRA) v. Felipe Tosello (BRA) 6/2 e 6/1

14 anos
Orlando Luz (BRA) v. Federico Herrera (ARG) 6/1 e 6/1
Júlia Gomide (BRA) v. Edith Monzón (ARG) 5/7, 7/5 e 6/2

16 anos
Carolina Meligeni Alves (BRA) v. Ana Victoria Monllau (ARG) 6/0 e 6/0
Pedro Cachin (ARG) v. Gabriel Hocevar (BRA) 6/3 e 6/1

18 anos
Yuliana Lizarazo (COL) v. Patrícia Ku Flores (PER) 6/2 e 6/1
Mathias Bourgue (FRA) v. Hugo Dellien (BOL) 6/7(3), 6/4 e 6/4

#Q#

MIAMI >>

O "Quinto Grand Slam", o Masters 1000 de Miami, sempre faz jus à sua fama. Com ótimos jogos, o torneio viu um replay do que havia acontecido em Indian Wells com os três primeiros do ranking alcançando as semfiinais. Desta vez, porém, Federer confrontou Nadal. E voltou a perder. Já Djokovic desbancou a esperança dos norte-americanos, Mardy Fish. Na final, em um duelo que certamente deve ser apontado como um dos melhores dos últimos anos, Djokovic novamente levou a melhor com uma vitória no tiebreak do terceiro set.

Entre as mulheres, Sharapova mostrou que está mesmo buscando reencontrar a melhor forma e atingiu a final. Com isso, voltou ao top 10 no ranking da WTA. Já Victoria Azarenka fez uma campanha irrepreensível e ficou com o bicampeonato (ela ganhou pela primeira vez em 2009).

RESULTADOS

Novak Djokovic (SRB) v. Rafael Nadal (ESP) 4/6, 6/3 e 7/6(4)
Victoria Azarenka (BLR) v. Maria Sharapova (RUS) 6/1 e 6/4

No dia 19 de março, a Suzana Silva Promoções fez um evento para inaugurar suas atividades na academia Reinaldo Junqueira de Tênis. Durante a manhã, jornalistas de tênis de diversos veículos disputaram um animado torneio de duplas. A Revista TÊNIS esteve presente e, mais do que isso, levou um troféu para a sala de redação.

O editor Arnaldo Grizzo e Guilherme Barros, do portal IG, caram com o título. Os vicecampeões foram Luiz Fernandes, do site Tênis Virtual, e José Nilton Dalcim, do site Tenisbrasil.

COPA GERDAU >>

A vitória de Thiago Monteiro nos 18 anos da Copa Gerdau comprovou o bom momento pelo qual passam os juvenis brasileiros neste começo de ano. Duas semanas antes da competição, Monteiro já havia conquistado o título no Cosat do Paraguai. Ele, juntamente com João Sorgi (que venceu os Cosats da Argentina e da Colômbia) e Bruno Sant'anna (campeão em Casablanca), estão no top 15 do ranking juvenil. Mas, além da conquista na categoria 18 anos em Porto Alegre (RS), o Brasil ainda levou o título nos 14, com Orlando Luz - fazendo uma dobradinha Banana-Gerdau. E Luisa Rosa ficou com o vice nos 16.

RESULTADOS

12 anos
Nicole Souza (BRA) v. Nathalia Gasparin (BRA) 6/3 e 7/5
(1) Rafael Tossett o (BRA) v. Nicolas Caetano (BRA) 6/4 e 6/2
(2) Lucas Krebs (BRA) v. Gustavo Barreto (BRA) 6/2 e 7/5

14 anos
Agusti na Santamaria (URU) v. Daniela Ruiz (BOL) 6/1 e 6/1
Orlando Luz (BRA) v. Gabriel Sidney (BRA) 6/4 e 6/3

16 anos
Ana Victoria Gobbi Monllau (ARG) v. Luísa Rosa (BRA) 5/7, 6/2 e 6/3
Gonzalo Villanueva (ARG) v. Pedro Cachin (ARG) 6/4 e 6/2

18 anos
Eugenie Bouchard (CAN) v. Viktoria Malova (SVK) 6/1 e 6/2
Thiago Monteiro (BRA) v. Hugo Dellien (BOL) 6/4, 3/6 e 6/4

#Q#

Roxane Vaisemberg estava com tudo no ITF de Jackson. Em sua primeira partida, ela deu pneu na compatriota Paula Gonçalves e depois de outros bons resultados chegou às semifinais, quando parou diante da croata Ajla Tomljanovic. Já Rogério Silva mostrou consistência e chegou à final do Challenger de Pereira, sendo derrotado pelo italiano Paolo Lorenzi. O bom desempenho de Rogerinho lhe rendeu a mais alta classificação da carreira, 137º.

RESULTADOS

Challenger de Pereira (COL) - 04 a 10/04
Paolo Lorenzi (ITA) v. Rogério Silva (BRA) 7/5 e 6/2


Da redação

Publicado em 5 de Maio de 2011 às 08:34


Quadras

Artigo publicado nesta revista