Por onde a bolinha quica


Marcelo Ruschel

TORNEIOS PELO BRASIL

O mês de outubro foi bastante agitado no calendário do tênis profissional brasileiro. Além do Challenger de Florianópolis - em que nenhum tenista local passou da segunda rodada - e da etapa paulista da Copa Petrobras, três torneios Futures atraíram a atenção dos amantes de tênis pelas quadras do País. Em Belo Horizonte (MG), mais uma vez o argentino Juan Pablo Amado estragou a festa dos brasileiros. Em São Leopoldo, porém, Alexandre Bonatto vingou os tenistas da casa e bateu Amado na final. Por fim, em Porto Alegre, o destaque também foi um brasileiro. A jovem revelação Guilherme Clezar, que chegou às quartas-de-final em Roland Garros juvenil, realizou grande campanha e só parou na decisão, diante do croata Franco Skugor. Já entre as meninas, o grande destaque do mês foi Roxane Vaisemberg (foto), que venceu os dois Futures realizados no País - em Belo Horizonte e Fortaleza. Na capital cearense, fez final brasileira contra Vivian Segnini.

Ron C Angle

EQUÍVOCO MATEMÁTICO!

Fabrice Santoro cogitou adiar sua aposentadoria e jogar o Aberto da Austrália em janeiro de 2010. A intenção do tenista de 36 anos é se tornar o primeiro da história a jogar torneios de Grand Slams em quatro décadas diferentes. O francês, contudo, só se esqueceu de um detalhe: a segunda década do século 21 começa em 2011, não em 2010. Assim, caso queira se tornar de fato o primeiro homem a atuar em Majors em quatro décadas diferentes, o "Mágico" deverá adiar em ainda mais um ano sua já anunciada aposentadoria.na temporada.

RESULTADOS

FUTURES MASCULINOS

Belo Horizonte (MG) - 12/10/2009

Juan Pablo Amado (ARG) v. Rodrigo Guidolin (BRA) 6/1 e 6/4

São Leopoldo (RS) - 19/10/2009

Alexandre Bonatto (BRA) v. Juan Amado (ARG) 6/0 e 6/3

Porto Alegre (RS) - 26/10/2009

Franco Skugor (CRO) vs. Guilherme Clezar (BRA) 6/1 e 7/6(5)

FUTURES FEMININOS

Belo Horizonte (MG) - 19/10/2009

Roxane Vaisemberg (BRA) v. Veronica Spiegel (ARG) 6/4, 4/6 e 6/4

Fortaleza (CE) - 26/10/2009

Roxane Vaisemberg (BRA) v. Vivian Segnini (BRA) 6/4 e 7/6(5)

fotos: Ron C Angle


DAVYDENKO RESSURGE


Após um ano sem muito destaque, o regular Nikolay Davydenko finalmente brilhou em 2009. No Masters 1000 de Xangai, na China, o russo fez excelente campanha. Deixou pelo caminho, entre outros, o chileno Fernando Gonzalez, o tcheco Radek Stepanek e o sérvio Novak Djkovic para chegar à decisão contra Rafael Nadal. E, diante do espanhol, mais uma vez seu bom momento prevaleceu e Davydenko conquistou o primeiro grande título na temporada.

#Q#

CONFIRMADO!

Um dos melhores tenistas de 2009, Andy Murray já traça seus planos para a próxima temporada. E, visando a preparação para o primeiro Grand Slam do ano, o britânico anunciou que vai participar da tradicional Copa Hopman, torneio misto por equipes, ao lado da novata Laura Robson. A competição, disputada na Austrália - embora não distribua pontos no ranking -, costuma atrair grandes jogadores defendendo seus países logo na primeira semana da temporada.

MUDANDO AS REGRAS

Segundo o jornal britânico "The Times", a ATP deve estabelecer a partir de 2010 mudanças nas normas de atendimento aos tenistas em quadra. Segundo o correspondente da publicação londrina, não será permitido aos atletas receber atendimento médico antes do final de cada game. A medida tem como principal objetivo diminuir o número de paralisações nas partidas, aumentando assim a fluência dos jogos.

TROCANDO AS QUADRAS PELO TRIBUNAL

Segundo o diário francês L'Equipe, Richard Gasquet não participa do Masters 1000 de Paris - o último da temporada - para preparar a defesa no caso de doping em que foi envolvido nesta temporada. Em março, o francês foi pego no exame e suspenso preventivamente por dois meses e meio pelo uso de cocaína. No início de novembro, o tenista teve de voltar à audiência para tentar proteger seu futuro e suas posições no ranking, que caíram bastante desde o ocorrido.

fotos: Ron C Angle

POLÊMICA!

Finalista do US Open, Caroline Wozniacki se envolveu em uma grande polêmica no mês de outubro. Cabeça- de-chave número um do torneio de Luxemburgo, a dinamarquesa abandonou sua partida de estreia quando vencia a tenista local Anne Kremer por 7/5 e 5/0, a um game de vencer a partida, após sentir uma lesão na coxa. Desconfiada, a WTA suspeita que isto não passou de uma armação e crê que possa ter havido envolvimento de casas de aposta na decisão da dinamarquesa. Os microfones de quadra captaram a conversa entre a garota e seu pai durante a partida, que lhe pedia para abandonar o jogo, o que aumentou o volume de apostas na derrota favorita. O caso está sob investigação e Wozniacki se defende alegando que abandonou o jogo porque não teria condições de atuar na segunda rodada, privilegiando a adversária.

Da redação

Publicado em 12 de Novembro de 2009 às 08:29


Quadras

Artigo publicado nesta revista