Por onde a bolinha quica


Ron C. Angle/BEImages Sports

Zebra se aposenta
Após doze anos como profissional, o holandês Martin Verkerk decidiu abandonar a carreira. Com seguidos problemas de lesão, o tenista de 30 anos ficou conhecido após surpreender o mundo e atingir a final de Roland Garros em 2003, quando perdeu para Juan Carlos Ferrero. Verkerk chegou a ocupar a 14ª posição no ranking.

Josh Merwin © RCA Productions BEImages Sports

Número um em devolução
Se ter um bom saque é uma grande vantagem no circuito, a boa devolução também é e Rafael Nadal prova que este quesito faz mesmo diferença. As estatísticas finais da ATP em 2008 mostram que o melhor do mundo também foi o rei das devoluções. De quatro categorias analisadas em resposta de serviço, o espanhol é o melhor em três. Ninguém venceu tantos pontos recebendo primeiro e segundo saques e nenhum outro quebrou tantas vezes os adversários. Nadal só é superado no aproveitamento de break-points, em que aparece em terceiro, atrás de Novak Djokovic e David Nalbandian.


Ron C. Angle/BEImages Sports


Sempre top 10
Federer não terminou 2008 como número um do mundo, mas nem por isso deixou de colocar seu nome ao lado de um grupo seleto de jogadores. Com o segundo lugar no final desta temporada, o vencedor de 13 Grand Slams completou sete anos consecutivos como top 10. Outro tenista que conseguiu o mesmo feito foi Andy Roddick. Desde 2002, o homem do saque mais rápido do planeta termina entre os dez melhores do mundo.

Ella Ling_RCA Productions

O rei dos aces
Pelo segundo ano seguido, Ivo Karlovic é o líder de aces do circuito profissional. Com 2,08m, o croata totalizou 961 saques vencedores no ano, em 54 partidas. Número bem abaixo do alcançado em 2007 (1318, em 64 jogos). O gigante ainda conseguiu a impressionante marca de 42 aces em uma única partida, na segunda rodada do US Open, contra Florent Serra. Número expressivo, mas ainda longe de seu próprio recorde de 51 saques indefensáveis na estréia de Wimbledon em 2005.

fotos: Ella Ling_RCA Productions

Belucci entre os que mais subiram
Na lista de tenistas que avançaram mais de 100 posições para alcançar o top 100 em 2008, o Brasil está representado por Thomaz Bellucci, que começou a temporada perto do número 200 do ranking. Outros oito tenistas top 100 ganharam mais de 100 lugares neste ano: Kei Nishikori, Sergyi Stakhovsky, Diego Junqueira, Christophe Rochus, Philip Petzschner, Eduardo Schwank, Jeremy Chardy e Rainer Schuettler.

Henin volta?
Justine Henin dará o prazer vê-la de atuar aos torcedores da Dinamarca. Mas apenas para uma partida exibição contra a tenista local Caroline Wozniacki. O jogo ainda não tem data definida, mas a presença da tetracampeã de Roland Garros já está confirmada para o duelo, que acontece em Copenhague.


#Q#
divulgação

Pedro Guimarães, vice do Eddie Her
O jovem Pedro Dumont Guimarães, de 14 anos, ficou com o vice- campeonato no torneio Eddie Herr, um dos mais tradicionais do circuito infanto-juvenil mundial, nos Estados Unidos. Na final, Pedro foi derrotado pelo tenista local Alexios Halebian, por duplo 6/1.

Arnaldo Grizzo


Brasileiros e Futures
Está difícil ver algum estrangeiro ganhar os Futures disputados no Brasil neste segundo semestre. Desde o Future de Uberaba, em Minas Gerais, no começo de outubro, foram disputados sete campeonatos no País e só deu Brasil. Nos torneios realizados no final de novembro, o argentino Gastón Giussiani bem que tentou, mas não conseguiu interromper a seqüência. No Future de Bauru, ele perdeu na final para João Olavo Souza. Na semana seguinte, foi a vez Leonardo Kirche (foto) derrotar o argentino e levar a taça, em São Paulo.

Já as nossas meninas se deram bem nos Futures jogados na América do Sul no início de dezembro. Recuperada da lesão que a tirou das quadras por três meses em 2008, Teliana Pereira atropelou a argentina Emilia Yorio e ficou com o título do ITF de Buenos Aires. No Future de Fortaleza, a final foi decidida por duas xarás brasileiras. Natália Guitler venceu Nathália Rossi e ficou com o título. Nas duplas, Guitler também foi campeã jogando ao lado de Carla Tiene.

FUTURE FEMININO
Fortaleza - 01/12 Natália Guitler (BRA) v. Nathália Rossi (BRA) 3/6, 6/3 e 6/2

FUTURES MASCULINOS
Bauru - 24/11 João Souza (BRA) v. Gastón Giussiani (ARG) 7/6(7) e 7/6(3)
São Paulo - 01/12 Leonardo Kirche (BRA) v. Gastón Giussiani (ARG) 3/6, 6/0 e 6/3

Debutantes de 2008
Citados por muitos entre as maiores revelações da temporada, Juan Martin del Potro e Jo-Wilfried Tsonga (foto) encabeçam a lista de 11 tenistas que venceram seu primeiro título de ATP em 2008. O debute do argentino ocorreu em Stuttgart, onde iniciou uma série de quatro conquistas seguidas. Já Tsonga, finalista do Australian Open, venceu em Bancoc e no Masters Series de Paris. Completam a lista: o japonês Kei Nishikori (venceu Delray Beach), o ucraniano Sergyi Stakhovsky (Zagreb), o norte-americano Sam Querrey (Las Vegas), os espanhóis Marcel Granollers (Houston) e Albert Montañes (Amersfoort), o romeno Victor Hanescu (Gstaad), o croata Marin Cilic (New Haven), o alemão Phillip Petzschner (Viena) e o russo Igor Kusnitsyn (Moscou).

fotos: Ella Ling_RCA Productions

Para fãs, Federer será o número um em 2009
Segundo a votação no site da ATP, Roger Federer deve terminar a próxima temporada como número um do mundo. Mais de 53 mil internautas participaram da eleição e Federer recebeu 42% dos votos. Atrás dele está o atual líder do ranking, Rafael Nadal, que somou 35%. Novak Djokovic teve 12% dos votos e o quarto favorito para assumir a ponta do ranking ao final de 2009 foi o britânico Andy Murray, com 8% da preferência.



Da redação

Publicado em 29 de Dezembro de 2008 às 13:39


Quadras

Artigo publicado nesta revista