Por onde a bolinha quica

Por onde a bolinha quica

NÚMERO UM DE NOVO

O ranking feminino sempre foi questionado, especialmente por Serena Williams, por ser, de certa forma, um pouco injusto. Porém, em meados de fevereiro, a norte-americana retornou ao posto de número 1 do mundo pela sexta vez na carreira e, além disso, aos 31 anos de idade, tornando-se a mais velha na história a liderar a WTA.

 

fotos: Ron C. Angle/TPL

REPETECO

O Australian Open 2013 pareceu uma repetição do torneio do ano passado. Novak Djokovic dominou novamente do começo ao fim, com poucos sustos e sagrou-se campeão pela terceira vez seguida, com uma vitória diante de Andy Murray na final, vingando-se da derrota no US Open do ano passado. Entre as mulheres, Victoria Azarenka também repetiu o feito alcançado no ano anterior e levou o bi em uma decisão bem acirrada contra Na Li.

 

RECORDISTA DIZ ADEUS

Uma das maiores tenistas de todos os tempos decidiu se aposentar em 12 de fevereiro. Esther Vergeer, aos 31 anos, deixou o tênis depois de 10 anos invicta. A cadeirante holandesa possui todos os recordes em sua modalidade, com 470 vitórias seguidas e, ao todo, 148 títulos de simples, sendo 21 de Grand Slam. Vergeer é número um do mundo desde 1999 e venceu as quatro Olimpíadas que disputou em simples, e prata apenas uma vez nas duplas, em Pequim. Um currículo de dar inveja até em Roger Federer.

Reg Caldecot

 

A FASE É BOA!

Aproveitando o excelente momento que atravessa o País quando o assunto é dupla, os brasileiros também foram soberanos na modalidade nos torneios menores ao redor do mundo, com destaque para quatro de cinco títulos que somamos em um período de um mês, contando WTA 125, Challengers e Futures.

No saibro de Bucaramanga, o gaúcho Marcelo Demoliner conquistou o título do Challenger colombiano fazendo parceria com o croata Frank Skugor e atualmente é um dos cinco representantes do Brasil no top 100 da ATP, ao lado de Marcelo Melo, Bruno Soares, André Sá e João “Feijão” Souza.

No Future de Weston, na Flórida, os paulistas Caio Zampieri e Daniel Dutra Silva ficaram com o caneco, mas as mulheres também não deixaram a desejar. Teliana Pereira e a argentina Florencia Moreno conseguiram o vice-campeonato no WTA 125 de Cali após perderem para as colombianas Catalina Castaño e Mariana Duque- Marino no match tiebreak.

Por sua vez, Maria Fernanda Alves bateu na trave com a britânica Samantha Murray no ITF de Midland, em Michigan (Estados Unidos), mas não deixou escapar o troféu em Lima, no Peru, com a argentina Vanesa Furlanetto, e também no individual.

RESULTADOS
MASCULINO
Challenger de Bucaramanga (Colômbia) – 21 a 27 janeiro
Final de duplas: Marcelo Demoliner e Franco Skugor (CRO)
v. Sergio Galdos (PER) e Marco Trungelliti (ARG)
7/6(8) e 6/2
Future de Weston (Estados Unidos) – 21 a 27 janeiro
Final de duplas: Daniel Dutra Silva (BRA) e Caio Zampieri (BRA)
v. Sekou Bangoura (USA) e Patrick Daciek (USA)
7/6(4) e 6/2
FEMININO
WTA de Cali (Colômbia) – 11 a 17 fevereiro
Final de duplas: Catalina Castaño (COL) e Mariana Duque Marino (COL)
v. Florencia Molinero (ARG) e Teliana Pereira (BRA)
3/6, 6/1 e 10/5
ITF de Midland (Estados Unidos) – 04 a 10 fevereiro
Final de duplas: Melinda Czink (HUN) e Mirjana Lucic-Barone (CRO)
v. Maria Fernanda Alves (BRA) e Samantha Murray (GBR)
5/7, 6/4 e 10/7
ITF de Lima (Peru) – 21 a 27 janeiro
Final de simples: Maria Fernanda Alves (BRA)
v. Hilda Melander (SWE) 6/2 e 6/2
Final de duplas: Nanda Alves (BRA) e Vanesa Furlanetto (ARG)
v. Patricia Ku Flores (PER) e Katherine Gabriela Miranda Chang (PER)
6/1 e 6/4

Quadras

Artigo publicado nesta revista