Técnicas

Pegue a bola na subida

Quer aumentar o seu nível de jogo? Então, aprenda a pegar a bola na subida


Josh Merwin / RCA Productions

Nos últimos anos, a velocidade das trocas de bola em um jogo de tênis profissional aumentou muito. Vários aspectos influenciaram para que isso acontecesse: a força física dos jogadores, a melhora da técnica através de golpes com uma biomecânica efetiva e a evolução do equipamento (raquetes e cordas). Além destes fatores, um aspecto que torna o jogo mais veloz e, que muitas vezes passa despercebido, é que os jogadores estão batendo mais cedo na bola.

Um jogador que sempre chamou a atenção por bater a bola na subida é Andre Agassi. Dotado de um grande talento, ele era um expert em pegar a bola na ascendente e pressionar o adversário. Hoje, mais do que nunca, o tênis exige que você jogue batendo na bola cedo. Um típico exemplo disso é o número um do mundo Roger Federer. Aparentemente parece que o suíço não bate tão forte, porém seus golpes produzem um estrago muito grande. Qual a razão? Ele joga pegando a bola na subida, entrando na quadra.

A BOLA QUE SOBE

Para que você comece a jogar pegando a bola na subida, atente para alguns aspectos importantes:
Após o quique, existem três estágios em que você pode golpear a bola: quando ela ainda está subindo, quando ela está praticamente parada e quando ela está descendo.
Quanto mais cedo fizer o contato com a bola, mais rápido ela voltará para o lado do adversário e menos tempo ele terá para recuperar seu equilíbrio e posicionamento na quadra.
Quanto mais cedo você fizer o contato, maior é o risco de erros.

MAIS DICAS DE CESAR KIST

+ Buscando o Equilíbrio

+ Consistência, o segredo para a vitória

+ Momentum - Como ele influencia no resultado?

Treino Tático - Saiba o que fazer em cada situação de jogo

 

ATENÇÃO

Assim, atente para alguns aspectos que são importantes em seus treinamentos para pegar a bola na subida:
Olhe bem para a bola para que você possa antecipar a jogada.
Intensifique seu trabalho de pernas, utilizando passos curtos na hora de fazer o golpe.
Faça a preparação da raquete mais cedo e/ou mais rápida e, em alguns casos, mais curta.
Escolha a bola correta para pegar na subida. Portanto, evite pegar na subida as bolas que vêm muito no fundo da quadra, altas ou com muito efeito.
Entenda que na quadra de saibro é muito difícil jogar batendo na subida o tempo inteiro. Isso se deve ao fato de que a bola quica mais alta, alguns quiques são irregulares, além de que, por ser uma quadra mais lenta, a eficácia da bola na subida não é tão grande, ou seja, não vale a pena tomar tantos riscos para não ter um resultado tão bom. Portanto, tenha paciência para escolher o momento certo de pegar a bola na subida.

TREINOS

Exercício 1: fique dentro das linhas
Exercício 2: um na rede outro no fundo
Exercício 3: devolva dentro da quadra

Como sugestão para evoluir neste quesito, sugerimos alguns treinos específicos:
1- Faça um bate bola se posicionando dentro da linha de base, não recuando nas bolas mais fundas. Isso exigirá uma maior concentração, reação melhor, trabalho de pernas mais rápido e uma preparação antecipada, ou seja, todos os requisitos para você pegar a bola na subida.
2- Peça ao seu companheiro de treinos ou seu professor para que fique na rede e voleie sem muito peso e com um pouco de altura. A ideia é que você também não bata tão forte, mas atente para, sempre que possível, para pegar a bola na subida. Este exercício exigirá uma boa intensidade e é muito importante para quem quer evoluir o quesito de pegar na subida.
3- Treine a devolução de segundo saque se posicionando mais dentro da quadra e tente atacar pegando a bola na subida.
4- Posicione-se na linha de base e peça ao seu professor para que fique na altura da linha do saque no mesmo lado da sua quadra. Com um cesto de bolas, o professor lançará com a mão uma sequência de bolas de meia altura para que você possa treinar o "entrar na bola".

5- Como uma variação do exercício anterior, desta vez o professor se posicionará mais perto de você e lançará com a mão uma sequência de bolas bem rápido. Isso aumentará muito sua velocidade de preparação para o golpe, tanto de pernas quanto de tronco e braço.
6- Jogue alguns pontos e desenvolva uma tática mais agressiva, buscando fazer o contato com a bola o mais cedo possível. Em um primeiro momento, é possível que o número de erros não forçados aumente. Assim, não se preocupe tanto com a contagem, mas, sim, em colocar em prática este tipo de jogada.

TIMING

Para jogar pegando a bola na subida, é fundamental acertar o tempo da bola, ou seja, ter um bom "timing". Portanto, tenha inteligência para definir quais bolas e em que momentos do jogo você tomará um pouco mais de risco e pegará a bola na subida. Lembre-se de que nem todas as bolas lhe darão uma boa condição de pegar na subida. Assim, seja inteligente ao escolher a hora certa de fazer esta jogada.

 

 

 

 

Cesar Kist - Depto. De Capacitação Da Cbt

Publicado em 21 de Outubro de 2009 às 09:06


Técnica/Drills

Artigo publicado nesta revista

Rio 2016

Revista TÊNIS 73 · Novembro/2009 · Rio 2016