Fisioterapia

Os pés são a resposta

Como a baropodometria (teste de pisada) e podoposturologia (palmilhas esportivas) podem ajudar a prevenir lesões


 


OS PÉS SÃO AS PRIMEIRAS estruturas que entram em contato com o solo e agem intensamente no controle postural, no equilíbrio, no apoio, na impulsão, na absorção de impactos e na distribuição do peso corpóreo, por isso, devemos levar em consideração a maneira que pisamos.

Antes de iniciar uma atividade física, é de fundamental importância uma avaliação médica cardiorrespiratória, e não menos importante a avaliação biomecânica (baropodometria) - especialmente para esportistas de qualquer modalidade que estão sempre vulneráveis às sobrecargas de impacto de forma repetitiva.

A baropodometria computadorizada, popularmente conhecida como "teste de pisada", é um equipamento composto por mais de 2.700 sensores capacitivos dispostos em uma plataforma. Os dados coletados são enviados a um software especí co que ajudará na interpretação dos valores coletados durante a análise, em imagens de 2D, 3D e gráficos.

Com ele, conseguimos mensurar as pressões exercidas pelo corpo analisando a superfície plantar. A avaliação é objetiva e realizada através de sensores pressóricos de alta sensibilidade. A análise pode ser estática e também analisar o comportamento dinâmico das pressões e eixo durante a marcha e corrida, fornecendo dados qualitativos através da interpretação da imagem da morfologia do passo nos segmentos do pé.

Depois de um teste de baropodometria é possível saber que tipo de palmilhas podem ser usadas

É um recurso de alta tecnologia que contribui também para avaliação postural, e a sua aplicação clínica é indicada tanto a indivíduos sadios quanto portadores de alguma patologia de diferentes causas: ortopédica, traumatológica e/ou neurológica, mas, sem dúvida, são o esportistas/atletas que melhor se beneficiam desse recurso.

O objetivo no diagnóstico desse exame é avaliar os seguintes parâmetros: - a postura em posição estática;
- disfunções funcionais do equilíbrio e estabilidade;
- divisão das cargas corporais em condições ortostáticas;
- análise dinâmica da marcha e sua distribuição de carga durante o passo;
- pico de pressão e tempo de contato com o solo;
- detecção das áreas de risco do pé;
- detecção de alterações biomecânicas do pé, pelves e coluna;
- tipo de pisada (neutra, supinação ou pronação), orientando com precisão o tipo de calçado, reduzindo assim, os fatores de risco das lesões causadas por pisadas anormais e sobrecargas típicas do esporte;
- redução de fatores de risco das lesões provenientes da biomecânica da marcha;
- comparação de resultados de tratamentos efetuados (conservadores ou cirúrgicos);
- auxílio na prescrição e confecção de palmilhas personalizadas.
A baropodometria é um equipamento fundamental para análise biomecânica e indicado a todos com sintomatologia ou não. Trata-se de uma ferramenta importante para o trabalho preventivo, diagnosticando as alterações e auxiliando na abordagem do corpo clínico.

 

#Q#


PODOPOSTUROLOGIA

Essa especialidade da fisioterapia oriunda da França auxilia na abordagem preventiva e terapêutica, e integra os conhecimentos do pé e a postura. Está intimamente relacionada com a baropodometria, pois, após identificarmos as sobrecargas e fatores mecânicos que podem levar a alguma lesão, esse método utiliza palmilhas para estimulação e proteção, sendo um forte aliado sioterapêutico para efetuar as correções e, ou minimizar os fatores de risco.

As palmilhas esportivas buscam distribuir a força de reação do solo por toda região plantar, joelho, quadril e coluna. Por estarem posicionadas entre o pé e o calçado, promovem um aumento na e ciência do controle postural durante as atividades esportivas, pois o contato com os elementos inseridos potencializam o estímulo dos neuroreceptores existentes na planta dos pés, beneficiando o sistema nervoso, que recebe mais informações e promove uma melhor estabilidade.

Aspectos que se destacam nessa palmilha são os componentes de estabilidade, absorção de impacto e propulsão. Elas são compostas de EVA de alta qualidade e termo moldáveis, ou seja, são aquecidas e posteriormente moldadas em cada lado, como o elemento corretivo aderido a ela. Dessa forma, respeita a anatomia do pé de cada indivíduo, favorecendo um contato fisiológico entre a região plantar e o solo.

Não só os atletas com sintomas têm o benefício de seu uso. Elas são indicadas também para quem não têm dor, pois existe um tipo de palmilha para cada modalidade esportiva. Na maioria das vezes, ela substitui a palmilha original, promovendo o perfeito encaixe entre o calçado e o pé.

Suas indicações não se resumem apenas a sintomas nos pés. Ela é indicada para qualquer alteração nos membros inferiores e coluna lombar, torácica e cervical. Dentre elas posemos citar:
- pés planos (chato) e cavos, calcâneo varo e valgo;
- esporão de calcâneo e fascite plantar;
- tendinites, metatarsalgias, neuroma de morton, hálux valgo (joanete);
- alterações posturais, dores na coluna vertebral (lombar, torácica e cervical);
- alterações degenerativas (artroses) nos membros inferiores (tornozelo, joelho, quadril), e coluna vertebral;
- periostite/fraturas de estresse (canelite), diferença de comprimento de membros (perna curta).

Ricardo Takahashi E Vitor Tosi

Publicado em 15 de Julho de 2011 às 11:35


Preparação Física/Fisioterapia

Artigo publicado nesta revista