Preparação

Afaste o frio dos músculos

Músculos frios podem causar lesões. Saiba como aquecê-los antes do jogo e, mais do que evitar lesões, melhorar seu desempenho


NA ESTAÇÃO FRIA, é preciso dar atenção especial ao aquecimento antes de iniciar seu jogo. Isso evita lesões decorrentes de músculos e articulações frios, além de proporcionar diversas vantagens relativas à performance em quadra.

O frio faz com que a unidade músculo-tendínea fique mais rígida e mais curta. Se você a submete a uma carga externa forte, a chance de lesioná-la aumenta. Imagine um elástico meio ressecado: se ele for puxado de forma rápida e brusca, quebra imediatamente. Os músculos e tendões frios são mais ou menos como esse elástico. O aquecimento alonga a unidade músculo-tendinosa, o que permite a ela alcançar maior comprimento e menor tensão quando submetida ao esforço do exercício físico intenso. Estudos realizados com animais demonstraram que é preciso mais força e um maior comprimento muscular para lesionar um músculo aquecido do que um frio.

O desempenho também é afetado em decorrência do aquecimento. Se você começa seu jogo bem aquecido, seus músculos serão mais velozes na contração e no relaxamento. Isso é muito importante no tênis, esporte de reações rápidas e piques constantes. A transmissão neural, outro fator importante, é facilitada pelo aumento de temperatura e de circulação sanguínea, assegurando a ativação rápida do corpo nos gestos e movimentação, com muito melhor coordenação. Há também o benefício psicológico de aquecer-se previamente ao jogo: você se coloca paulatinamente no estado mental propício ao esporte, a atenção desliga-se progressivamente de tudo alheio a seu jogo e volta-se para esse único foco de concentração.

QUE TIPO DE AQUECIMENTO FAZER?
Como você pode ver, o aquecimento tem muitas vantagens. Agora, como realizá-lo? Há duas fases para o aquecimento no tênis: uma geral e outra específica.

1. Geral - Você deve aquecer o corpo de forma global: uma caminhada rápida, eventualmente um trote lento, dependendo de seu condicionamento físico. Em seguida, movimente todas as articulações, suavemente, de cima para baixo: circunduções com o pescoço, ombros e punhos; torções de tronco e cintura, circunduções da articulação da coxa com o quadril, joelhos e tornozelos. Mobilize cada região várias vezes, nos dois sentidos.

2. Fase específica - Pegue sua raquete e faça os movimentos de direita várias vezes; em seguida, de esquerda, saque, voleio, mobilizando também as pernas, como se estivesse jogando. Comece num ritmo lento, depois aumente a velocidade e varie os golpes.

Quando você sentir o corpo quente, os movimentos fáceis e fluidos, estará pronto e a quadra será sua.

Mais informações em:
www.marialuisa.com.br

Maria Luisa Afonso De André

Publicado em 15 de Julho de 2011 às 14:29


Preparação Física/Fisioterapia

Artigo publicado nesta revista