O segredo das pernas II

Mais três técnicas avançadas de movimentaçãoque podem fazer diferença em seu jogo.


NA EDIÇÃO ANTERIOR , trouxemos três movimentos (os "pivots" ou eixos) muito usados no tênis moderno por tenistas profissionais. Desta vez, apresentamos mais três tipos de movimentações bastante utilizadas e que, se aprimoradas, podem auxiliar no seu jogo.

Mas, lembre-se são opções que devem ser desenvolvidas por tenistas que querem passar do nível intermediário para o avançado. neste artigo apresentaremos o "Hops", um movimento de ajuste que permite ao jogador manter um bom posicionamento para bater bolas à frente do corpo, principalmente as baixas e os "approaches" (bolas de aproximação à rede).

Em seguida, damos ainda dois exemplos de movimentações especiais e avançadas, que têm como objetivo principal gerar potência aos golpes em situações de dificuldade: o Spins" e o "transfers".

Aprenda e treine esses novos movimentos e torne-se um jogador mais preciso e agressivo em momentos específicos muito importantes do jogo de tênis.

HOPS

É um movimento ótimo para as bolas baixas ou à frente do corpo, principalmente de meio de quadra, como os "approaches". A base da mecânica deste golpe é um sobrepasso com a perna de apoio (ou da frente), tanto para os golpes de direita (forehand), como de esquerda (backhand).

Este sobrepasso tem o objetivo manter a movimentação para frente ou a caminho da rede, mantendo a lateralidade (ou bom ângulo) com a bola e a quadra. Atenção, é um sobrepasso e não um salto como pode parecer. Projete o corpo para frente e não para cima. Uma movimentação do tipo "pé ante pé"dificulta mais o controle. Com o "Hops", você bate em movimento, sem "atropelar" a bola.

EXECUÇÃO DO HOPS

1- Como na maioria das bolas de meio, o apoio mais indicado é o neutro ou perna direita à frente para o backhand (dos destros), ou perna esquerda para o forehand.

2- Realize um sobrepasso com a perna de apoio (da frente), mantendo o movimento de chegada na bola, mas conservando o posicionamento (lateralidade).

3- Procure manter os joelhos flexionados, facilitando a entrada da raquete por baixo da bola, para "vencer" a rede.

4- Acelere o movimento e feche rapidamente a terminação para conseguir uma trajetória em arco com a bola e, conseqüentemente, forçar mais o golpe.

5- na seqüência do movimento (após o sobrepasso), a perna de trás apoiará o corpo (como no "frontfoot Pivot" explicado na edição anterior), deixando-o em ótimo ângulo tanto para avançar à rede quanto para cobrir a quadra.

#Q#

Spins

O movimento será utilizado principalmente diante de bolas altas e profundas, apesar de ser eficiente também em bolas de meio, fortes e anguladas, por gerar potência e efeito. O principio básico do "Spins" é a transferência do peso do corpo de trás para frente, mesmo quando o jogador se movimenta em alta velocidade para trás. Inicia-se com um apoio semi- aberto e consiste em realizar um giro de aproximadamente 180o (parecido com o "Backfoot Pivot"), com um impulso das pernas bem maior. Este movimento é extremamente gerador de potência, fazendo com que golpes considerados apenas de defesa ou difíceis de atacar, tornem-se bolas firmes e cheias de efeito (dos dois lados), ótimas para retomar o controle dos pontos.

Execução do Spins

1- Inicia com um bom apoio semi-aberto, de preferência.

2- O giro é realizado com os dois pés fora do chão.

3- O tronco gira bem mais do que no "Backfoot Pivot".

4- O pé de dentro (ou de trás) termina invertido, completando o giro.

5- O tenista termina com o corpo em ótimo ângulo e movimento para a cobertura da quadra

#Q#

Transfers

Este é um daqueles movimentos que parecem ser um exagero, por ser utilizado em bolas difíceis e profundas com o objetivo novamente de gerar potência. Isso transforma bolas de defesa em golpes de contra-ataque. Muito parecido com o "Power Step" (ensinado na edição 56), o princípio é o mesmo: direcionar a força do corpo positivamente para o golpe. Neste caso, o apoio preferencial continua o semi-aberto, com o aberto como opção em caso de bolas muito difíceis.

Execução do Transfers

1- Mesmo se tratando de bolas difíceis, busque conseguir um bom apoio semiaberto. Apoio aberto em último caso.

2- Troque o passo girando o tronco com um impulso em direção à bola.

3- Gire o tronco acompanhando a aceleração do movimento (braço).

4- Termine com o pé trocado à frente, como no "Frontfoot Pivot", em bom posicionamento para a cobertura da quadra.

5- Movimento gerador de potência, usado para golpes firmes. Nunca para defesas.

Lembre-se que estes movimentos são similares, porém, cada um tem sua especificidade, com detalhes e, principalmente, resultados diferentes. Pratique-os e você sentirá a eficiência.

Carlos Omaki Coordenador geral da Carlos Omaki Tennis. carlos@omakitennis.com.br

Carlos Omaki

Publicado em 5 de Dezembro de 2008 às 12:01


Técnica/Drills

Artigo publicado nesta revista