O que rola fora das quadras

Pontapé inicial / Homenagens / Osso duro de roer / Alô, Cristo! / Ronaldo e Falcão no tênis / Interagindo com Bruno / Brasil Open do Bem / Haas no Morumbi / Grande família / Jogo no mar / Esquiando no deserto / Encapetada! / Por que ela? / Novo posto


Pontapé inicial

Fã de futebol, Rafael Nadal mudou de esporte, pelo menos, por uma tarde e conheceu o estádio mais famoso do mundo, o Maracanã. O Touro até teve a honra de pisar no gramado para dar o pontapé inicial no jogo entre Flamengo e Vasco pelo Campeonato Carioca. Será que a experiência vai ser suficiente para forçá-lo a voltar para ver a final da Copa do Mundo em julho?

Homenagens

Maiores nomes da história do tênis brasileiro, Gustavo Kuerten e Maria Esther Bueno não saíram em branco durante estadia no Rio. Guga recebeu uma placa de homenagem diretamente das mãos de Nadal. Além disso, foi ovacionado pela torcida carioca com um vídeo em que mostrou os anos áureos de sua carreira e, no fim, sujou sua roupa de saibro ao deitar em um coração desenhado por dois boleiros na quadra central. Já Estherzinha, a eterna bailarina do tênis, também se emocionou com sua placa e um vídeo exibido no telão, em que viu os grandes feitos de sua carreira, tudo ao som de “Maria, Maria” de Milton Nascimento.

Osso duro de roer

Estrelas do cinema estiveram presentes no Jockey Club Brasileiro para o Rio Open. Famoso por encarnar o Batman nas telas, o ator Michael Keaton visitou o torneio acompanhado do diretor brasileiro José Padilha, conhecido pelo filme Tropa de Elite. Eles estavam promovendo a nova versão de Robocop, o longa de estreia de Padilha em Hollywood e do qual Keaton faz parte.

 

Alô, Cristo!

Ir a Paris e não visitar a Torre Eiffel é uma ofensa. Se for a Londres e não passar pelo Big Ben, é lamentável. E no Rio de Janeiro? Em sua primeira experiência na Cidade Maravilhosa, Nadal reservou um tempinho para conhecer algumas das maravilhas, como a vista do Cristo Redentor. Rafa ficou encantado com a experiência e foi acompanhado de seu staff. Quem também não perdeu a viagem foi a italiana Francesca Schiavone, campeã de Roland Garros em 2010.

Ronaldo e Falcão no tênis

O Rio Open abriu as portas para grandes nomes do esporte mundial também baterem aquela bolinha em pleno domingão de sol. Ronaldo Fenômeno, assíduo fã da modalidade, e o craque do futsal, Falcão, juntaram-se a Bruno Soares e ao ator Luigi Baricelli e levantaram a torcida antes da final entre Nadal e Alexandr Dolgopolov. Enquanto Falcão fazia embaixadinhas e jogadas de efeito com as bolinhas, Ronaldo e Bruno se enfrentavam em quadra. O Fenômeno até mostrou habilidade, mas o duplista mineiro não perdoou e levou a melhor para aplausos da torcida carioca.

 

Interagindo com Bruno

Mesmo eliminado na estreia do Brasil Open, Bruno Soares deixou o mau humor de lado e tratou de fazer a alegria dos fãs em vários eventos no Ibirapuera. Primeiro, ele ministrou uma clínica de tênis para convidados, em que interagiu com os seus alunos dando dicas e os motivando à beira da quadra. Para quem não pode entrar em quadra com o mineiro, ainda tinha a oportunidade de tirar uma foto com o ídolo em uma sessão de autógrafos no estande da Wilson/Pró Spin, na entrada do Ginásio.

Brasil Open do Bem

A organização do Brasil Open não se importou apenas com os grandes nomes do tênis mundial e viu no torneio a oportunidade para realizar uma ação inclusiva. Durante a semana no Ibirapuera, a Koch Tavares realizou uma iniciativa chamada Brasil Open do Bem, que, por meio da ONG Agente Cidadão, auxiliou duas instituições de São Paulo que ajudam pessoas com deficiência. Em quase duas horas, crianças e adultos participaram de uma clínica de tênis com a presença de Tommy Haas e Nicolas Almagro, grandes destaques do evento.

Haas no Morumbi

Em São Paulo para a disputa do Brasil Open, o alemão Tommy Haas investiu em uma folguinha para ver uma das especialidades dos brasileiros – o futebol. O experiente jogador de 35 anos foi até o Morumbi e acompanhou o clássico entre São Paulo e Santos, de camarote. A experiência seria bem melhor caso um dos dois times ousasse sair do 0x0. Quem também estava na ocasião e aproveitou para ficar do lado do germânico foi o ex-tenista Thomaz Koch.

 

Grande família

Assim como fez em 2013, Guga aproveitou o WTA de Florianópolis e levou sua família para ver um pouco de tênis. O ex-número 1 do mundo e tricampeão de Roland Garros acompanhou as semifinais do torneio junto com o filho caçula Luis Felipe, o irmão Rafael Kuerten e os sobrinhos Leonardo e Gabriel.

 

Jogo no mar

Que Grigor Dimitrov tem uma baita “sorte” com as loiras, isso ninguém duvida. Brincadeiras à parte, o búlgaro, que namora a russa Maria Sharapova, teve a também bela companhia da canadense Eugenie Bouchard em uma partida amistosa no meio do mar, mais precisamente na Baía de Santa Lúcia, no México. A atração serviu para promover o ATP 500 de Acapulco, e o WTA da série International. No fim, eles aproveitaram para se jogar nas águas mexicanas.

 

Esquiando no deserto

Antes mesmo de estrear no Premier de Dubai, a dinamarquesa Caroline Wozniacki foi convidada pela organização do torneio a visitar o Ski Dubai, um dos maiores resorts de esqui indoor do mundo. A loira não perdeu a oportunidade e foi ficar perto dos pinguins no local e até realizou uma descida numa espécie de tirolesa, a 16 metros do chão.

 

Encapetada!

A baixinha Dominika Cibulkova realmente não perdeu o embalo após o vice-campeonato do Australian Open e tratou de comemorar numa super festa em sua casa, na cidade de Bratislava. Com um vestido para lá de ousado (e curto), a loira chamou seus convidados, inclusive seu namorado, foi vista com bastante bebida na mão e, no fim, cortou o bolo de parabéns pela campanha em Melbourne, onde bateu Maria Sharapova e Agnieszka Radwanska pelo caminho.

 

Por que ela?

Convidada para comentar as Olimpíadas de Inverno de Sochi para uma tevê norte-americana, Maria Sharapova ainda ganhou outro privilégio no evento. A musa viveu a experiência de carregar a tocha olímpica na cerimônia de abertura e a passou para outro expoente do esporte russo – Yelena Isinbayeva, recordista mundial do salto com vara. A participação de Sharapova, todavia, não agradou outro nome importante do tênis local. Natural de Sochi, Yevgeny Kafelnikov não gostou nem um pouco de ter ficado de fora da festa e disparou contra os organizadores. O ex-número 1 do mundo foi o único atleta da cidade a conquistar uma medalha de ouro em Jogos Olímpicos, em Sydney 2000.

 

Novo posto

O sueco Robin Soderling permanece longe das quadras desde 2011 por mononucleose, mas nega qualquer chance de aposentadoria. E enquanto a hora certa do seu retorno não chega, ele foi anunciado como novo diretor dos ATPs de Bastad e Estocolmo, ambos realizados em seu país. Bastad ocorre em julho no saibro, enquanto que Estocolmo é realizado em outubro no piso rápido indoor. Em Estocolmo, Soderling entra na vaga de dois outros importantes nomes do tênis sueco recente – Thomas Johansson e Jonas Bjorkman.

 

Dia Internacional do Tênis

No dia 3 de março, foi comemorado o Dia Internacional do Tênis, data instaurada pela ITF no ano passado a fim de promover o esporte para todos os cantos do globo. E o dia reservou jogos por várias cidades, reunindo lendas do esporte. Em Nova York, Novak Djokovic e Andy Murray roubaram a cena. Aproveitando a repercussão do “selfie coletivo” da apresentadora Ellen DeGeneres na festa do Oscar, os dois aprontaram e pararam um ponto no Madison Square Garden para produzir um “selfie” cada um com o seu celular. As imagens foram publicadas na hora nas redes sociais e levou o público ao delírio.

 

Parceria fenomenal

Poucos dias depois de se encontrar com Ronaldo no Rio, Rafael Nadal voltou a estreitar os laços com o Fenômeno. A 9ine, empresa de marketing do ex-atacante, acertou contrato com a Goramendi Siglo XXI, responsável pela carreira do número 1 do mundo, e passará a representá-lo no País. O acordo prevê que a 9ine faça no Brasil a gestão de novos contratos publicitários do Touro. A empresa também agencia outras celebridades, como Anderson Silva, ex-campeão dos médios do UFC, o piloto Rubens Barrichello, e a dupla Neymar e Lucas, grandes nomes do futebol brasileiro.

 

Oscar do Esporte

A temporada 2013 já terminou, mas ainda há o que tirar de positivo. Principalmente Rafael Nadal e Serena Williams, que concorrem nas categorias de Melhores Atletas do Prêmio Laureus, o “Oscar do Esporte”. Nadal tem a concorrência do português Cristiano Ronaldo, Lebron James, grande astro de basquete da NBA, do velocista jamaicano Usain Bolt, do fundista britânico Mo Farah, e do piloto alemão Sebastian Vettel. No feminino, Serena concorre com a goleira alemã Nadine Angerer (que levou a Bola de Ouro de 2013), a nadadora americana Missy Franklin, a corredora jamaicana Shelly-Ann Fraser-Pryce, a russa Yelena Isinbayeva, do salto com vara, e a eslovena Tina Maze, campeã olímpica no esqui. Lembrando que Nadal ainda tenta vencer na categoria “Retorno do Ano”, e os irmãos Bob e Mike Bryan concorrem no quesito “Melhor Time”.

Da redação

Publicado em 17 de Março de 2014 às 00:00


Gente Rafael Nadal Maracanã Gustavo Kuerten Maria Esther Buen Jockey Club Brasileiro Rafael Nadal Cristo Redentor Ronaldo Bruno Soares

Artigo publicado nesta revista