Instrução Fisioterapia

O quadril

Entenda como ele funciona


NESTA EDIÇÃO DAREMOS INÍCIO a uma série de três artigos em que serão esclarecidas grande parte das dúvidas sobre a articulação do quadril. Nesta primeira, desenvolveremos temas como anatomia, biomecânica e a importância do quadril para o jogo de tênis. Na segunda, apresentaremos os tipos de lesões mais frequentes da articulação e como elas são causadas nesse esporte. Finalizando, traremos exercícios que podem ser usados tanto para diminuir o risco de lesão quanto para o tratamento do quadril.

ANATOMIA E BIOMECÂNICA

O quadril é considerado uma articulação de grande estabilidade, com movimentos multidirecionais e que suporta uma forte carga de peso.

Também conhecida como articulação coxo-femoral, a articulação do quadril apresenta boa estabilidade devido à sua composição. Formada pelos ossos do fêmur (sua cabeça), que se encaixa na junção de mais três ossos: Ilíaco, Ísquio e Pubis (cavidade acetabular) (imagem 1 e 2), e associada com outras estruturas como ligamentos, cartilagem e "labrum" acetabular, fornece grande firmeza e segurança para o quadril.

  1. Junção dos três ossos, formando a cavidade acetabular (na seta)
  2. Cabeça do fêmur, encaixa na cavidade acetabular

Em uma caminhada leve, quando o peso está todo em uma única perna, o quadril do lado apoiado chega a suportar até 230% do peso corporal. Agora, imagine a quantidade de carga que esse quadril suporta em um saque?

Os músculos são outras estruturas que auxiliam na estabilização dinâmica dessa articulação: glúteos (máximo, médio e mínimo), adutores de coxa, abdutores de coxa, flexores, extensores e rotadores de quadril (imagens 3 e 4). O formato anatômico, que permite um bom encaixe, associado a uma boa condição muscular são os responsáveis pelos movimentos do quadril em todas as direções: para frente, para trás, para os lados e em movimentos circulares e rotacionais.

Outro fator a ser destacado é a carga que o quadril está suscetível a sofrer durante um jogo de tênis. De acordo com o livro "Biomecânica Básica", de Susan Hall (5a edição), as duas articulações do quadril são responsáveis por suportar 30% do peso corporal quando apoiadas igualmente no solo, ou seja, um indivíduo com 90 kg, parado em pé, tem uma carga sobre os seus quadris de aproximadamente 30 kg. Em uma caminhada leve, quando o peso está todo em uma única perna, o quadril do lado apoiado chega a suportar até 230% do peso corporal. Isso acontece devido às forças de reação do solo no momento em que é descarregado o peso sobre a perna. Agora, imagine a quantidade de carga que esse quadril suporta em uma aterrissagem do saque ou até mesmo em uma explosão para buscar a bola no outro canto da quadra? E não se esqueçam que esses movimentos são feitos diversas vezes em um único jogo.

Além de uma possível predisposição anatômica que leva à lesão, o quadril pode sofrer desgastes quando o tenista não tem uma técnica adequada. Dessa forma, o corpo deve estar bem preparado para suportar toda a sobrecarga que um jogo de tênis impõe: boa flexibilidade, aumento da força e da resistência muscular, maior aperfeiçoamento da técnica, cuidados com sobrecarga de treinos e jogos são pontos importantes.

Mas, como as lesões acontecem? E como podem ser evitadas? Bom, nas duas próximas edições essas dúvidas serão esclarecidas.

Colaboradores: Claudia Tamachiro, Fábio Cardoso, Marcelo Godoi Cavalheiro e André Wever

Felipe Summa E Ricardo Takahashi

Publicado em 22 de Junho de 2012 às 08:14


Preparação Física/Fisioterapia

Artigo publicado nesta revista

A redenção de Maria

Revista TÊNIS 105 · Julho/2012 · A redenção de Maria

Confira os bastidores dos títulos de Nadal e Sharapova em Roland Garros