Quando, como e por que utilizar este golpe que mescla voleio com batida de fundo?
Assim como outros esportes, o tênis tem evoluído e um dos golpes mais "modernos" é o swing volley. Ele nada mais é do que um golpe de forehand ou backhand batido no ar (sem que a bola quique no chão) e dentro da quadra. O objetivo é gerar potência e velocidade. Ele é muito usado no tênis atual, principalmente no jogo feminino. A grande chave para sua utilização é saber quando, como e por que usá-lo? Uma vez que o jogador tenha estas respostas bem claras em sua mente, não terá problemas com a execução.
QUANDO?
- Quando a bola do jogador adversário vier lenta e alta ou média altura;
- Quando o tenista que executará o swing volley estiver em uma posição equilibrada, de ataque e dentro da quadra.
COMO?
- Na parte técnica, é aconselhável que se utilize o movimento o mais semelhante possível com o gesto efetuado nos golpes de fundo (backhand e forehand);
- Aconselho a utilizar a empunhadura Eastern ou semi-Western no forehand;
- Utilização do efeito topspin para não tomar o golpe um risco muito grande;
- Ponto de contato preferencialmente entre a linha da cintura e dos ombros.
POR QUÊ?
- Para acelerar a jogada, diminuindo o tempo de recuperação do adversário.
O principal desafio na execução do swing volley é referente ao posicionamento adequado para bater na bola. Por ser um golpe forçado, é imprescindível que o jogador esteja bem posicionado e equilibrado. Outro fator importante, e que deve ser treinado, é o ponto de contato. Ele está diretamente relacionado com o trabalho de pernas e posicionamento. Muitos jogadores, por falhas de movimentação ou leitura da bola, fazem o ponto de contato muito acima dos ombros ou muito embaixo, o que certamente acarretará em erro.
Erros comuns na execução do swing volley:
- Preparação da raquete (preparação tardia atrasa o de ponto de contato);
- Deixar a bola cair muito;
- Bater a bola muito alta;
- Bater muito chapado;
- Bater com excesso de topspin.
O tênis atual tem se tornado um jogo cada vez mais rápido e ofensivo. Uma das principais estratégias de um tenista avançado é a definição do ponto na rede. Um dos erros táticos que também acontecem é achar que o swing volley sempre deve ser um winner. Com isso, o jogador acaba forçando demais e comete o erro. Contrariamente ao que muitos pensam, o objetivo principal deste golpe não é ser um winner (ele até pode ser um winner), mas, sim, um golpe de aceleração e aproximação.
Com essa mentalidade, o swing volley passará a ser mais usado. A utilização deve se tornar um hábito nos treinamentos, criando uma mentalidade ofensiva no jogador, de forma a executá-lo regularmente nos jogos.
Publicado em 29 de Janeiro de 2009 às 14:34