O Forehand de Oudin

Entenda o principal golpe de uma das maiores esperanças do tênis norte-americano


Ron C. Angle

 

1)CONTATO
O ponto de contato da bola com a raquete é perfeito. Quando estiver buscando um ponto de contato ideal, pense em conforto. Você não quer ter que alcançar a bola. Em vez disso, seu braço deve estar relaxado e ligeiramente dobrado no cotovelo, como você percebe na foto. Você não quer que a bola venha para cima de seu comporto também. Então, Oudin faz contato um pouco à frente e escova a bola na hora de bater. Ela acerta bem no meio das cordas.

 

2)CENTRO
O braço esquerdo não deve balançar durante o forehand. O braço esquerdo de Oudin está nivelado com o direito e flexionado no cotovelo. Isso ajuda a manter o equilíbrio. Imagine andar sobre uma trave de equilíbrio. Se estender um braço e deixar o outro cair, você inclinará para um lado. No tênis, é assim que os erros são cometidos. Se quiser ter um forehand bem feito, ajuda se você tiver abdômen, tronco e quadril bem musculosos como o de Oudin. Tênis é um esporte de torção, então, músculos fortes nestas partes são essenciais. Por Oudin ser tão atlética, ela consegue girar rapidamente e com potência enquanto mantém o equilíbrio. Seu corpo está em sincronia de cima a baixo.

 

3)PÉS
Oudin bate em apoio aberto (open stance), mas ele difi cilmente está sobre seus calcanhares. Para executar um forehand matador, é necessário jogar seu peso no golpe, como ela faz aqui. Em outras palavras, as velhas regras do tênis também se aplicam neste caso. É tentador para os tenistas amadores pensar no open stance como uma maneira para se ajustar rapidamente e que transforma em hábitos ruins, como, por exemplo, inclinar-se para trás na hora da bati da, irrelevantes. Não é assim tão simples. Equilíbrio e transferência de peso são essenciais.

 

4)BRAÇO ESQUERDO
O braço esquerdo não deve balançar durante o forehand. O braço esquerdo de Oudin está nivelado com o direito e flexionado no cotovelo. Isso ajuda a manter o equilíbrio. Imagine andar sobre uma trave de equilíbrio. Se estender um braço e deixar o outro cair, você inclinará para um lado. No tênis, é assim que os erros são cometidos.

 

5)OMBROS
Nos bons forehands, os ombros indicam o caminho. Oudin começa com o ombro esquerdo apontado para a rede. No contato, seus ombros estão paralelos à linha de base e seu corpo aponta para a frente. Você pode ver pela flexão do bíceps direito e do deltóide que ela está entrando no golpe com muita velocidade.

From Tennis Magazine. Copyright 2010 by Miller
Sports Group LLC. Distributed by Tribune Services

Tracy Austin

Publicado em 18 de Novembro de 2010 às 08:32


Técnica/Drills

Artigo publicado nesta revista