Parabéns!

No US Open, Bruno Soares e Marcelo Melo fazem 1ª semifinal "brasileira" na história dos Grand Slams

Com a vitória de hoje, Melo e o croata Ivan Dodig encaram Soares e o parceiro Alexander Peya em Nova York, garantindo assim um duplista do Brasil na grande decisão


Nova York (Estados Unidos) - Em 1999, Gustavo Kuerten, até então campeão uma vez de Roland Garros, enfrentava o ucraniano Andrei Medvedev nas quartas de final em Paris em busca de nova vaga na semifinal e onde faria uma histórica partida contra o compatriota Fernando Meligeni, que já havia passado pelo espanhol Alex Corretja mais cedo.

Melo conseguiu lugar na semifinal do US Open pela primeira vez na carreira

No entanto, Guga foi surpreendido por Medvedev, que estragou a festa brasileira novamente na semifinal contra Fininho. Ele seria derrotado na decisão pelo norte-americano André Agassi. Aquele foi o ano em que dois brasileiros ficaram próximos de protagonizarem uma semifinal de Grand Slam em qualquer modalidade (simples, duplas e duplas mistas).

Catorze anos depois, as simples deram lugar às duplas. Guga e Fininho já se aposentaram, mas Bruno Soares e Marcelo Melo estão longe de querer parar pela excelente fase que atravessam. Bruno é 4° do ranking da modalidade e Marcelo recentemente chegou à decisão de Wimbledon, o primeiro brasileiro finalista em Grand Slams na história das duplas masculinas.

E, nessa quarta-feira, os dois conseguiram o que Guga e Fininho não alcançaram - teremos Brasil x Brasil na semifinal do US Open em 2013 e, melhor: um deles estará na grande decisão do último Major do ano.

No começo da tarde, Melo e o parceiro Ivan Dodig derrotaram a parceria formada pelo filipino Treat Huey e o britânico Dominic Inglot por 2 sets a 0, com parciais de 7/5 e 6/3 e se classificaram para o confronto diante de Bruno e o parceiro Alexander Peya, já classificados para a fase desde ontem.

Assim que fechou a partida em pouco mais de 1h de duração, Melo demonstrou toda sua confiança e alegria pelo momento mágico dentro do torneio. “Estamos jogando muito bem. Em 2013, fizemos excelentes jogos, especialmente em torneios grandes. Espero conseguir fazer mais um bom jogo para seguir em frente”, disse o brasileiro, 14° no ranking de duplas.

É a melhor campanha de Melo em Flushing Meadows. Em 2007, junto com André Sá, o gigante de 2,03m havia chegado às quartas de final da chave. Melo e Dodig também garantem grande salto no ranking da temporada e, com os pontos até aqui acumulados, já estacionariam no quinto lugar da lista, ou seja, bem próximos do objetivo de ir ao ATP Finals em novembro.

Por sua vez, Bruno já está com situação mais cômoda ao lado de Peya. A dupla é a segunda melhor da temporada, atrás somente dos irmãos Bryan, e, juntos, conquistaram cinco títulos. Assim que Melo selou a classificação para a semifinal, Bruno não escondeu a felicidade pelo amigo. "", publicou o mineiro no Twitter.

Alexander Peya e Bruno Soares venceram os dois confrontos diante de Melo e Dodig em 2013

Será a terceira vez em 2013 que Bruno e Marcelo, parceiros na Copa Davis, cruzam pelo circuito profissional. Na primeira, nas oitavas de final de Roland Garros, Soares e Peya venceram. As parcerias voltaram a se encontrar nas quartas de final do Masters 1000 de Montreal, novamente com vitória de Bruno.

Quem for para a final deverá ter pela frente Bob e Mike Bryan, detentores dos três títulos de Grand Slam em 2013 (Australian Open, Roland Garros e Wimbledon). Os gêmeos americanos encaram na outra semifinal a parceria formada pelo indiano Leander Paes e o tcheco Radek Stepanek. 

Por Matheus Martins Fontes, da redação

Publicado em 4 de Setembro de 2013 às 14:13


Notícias Marcelo Melo Bruno Soares Brasil duplas US Open Grand Slam Guga Fininho