Roland Garros

Nadal supera Federer e forte vento em Paris e vai à final em Roland Garros pela 12ª vez

Espanhol venceu rival pela 24ª vez na carreira em jogo tenso e equilibrado. Agora, desafia Djokovic ou Thiem em busca de mais um título no saibro francês


Foto: Divulgação/Roland Garros

Rafael Nadal fez valer o 'fator saibro' e derrotou o suíço Roger Federer na semifinal de Roland Garros. Vice-líder do ranking mundial, ele prevaleceu no 39º duelo da rivalidade 'Fedal' ao derrotar seu velho conhecido com parciais de 6/3, 6/4 e 6/2 em 2h25. Agora, Rafa soma 24 vitórias e 15 derrotas na disputa contra seu antigo rival.

Leia mais:
Federer, sobre duelo com Nadal em Roland Garros "Se voltei a jogar no saibro, também é para enfrentar Rafa"
Federer tenta primeira vitória sobre Nadal em Roland Garros; relembre duelos

Com o triunfo, Rafa encerra a sequência de cinco derrotas seguidas que tinha contra Federer. Ele também anota assim seu primeiro triunfo contra o natural da Basileia desde 2014, quando bateu o oponente na decisão do Australian Open.

Foto: Divulgação/Roland Garros

 

Além disso, o resultado ajuda o espanhol a continuar invicto contra o recordista de títulos de Grand Slam em terras francesas. São agora seis duelos e seis vitórias, incluindo quatro delas em finais (2006, 2007, 2008 e 2011) e uma pela semifinal, em 2005.

Garantido na final, Rafa irá enfrentar o vencedor da partida entre o sérvio Novak Djokovic, melhor tenista do planeta em 2019, e o austríaco Dominic Thiem. Em caso de título, ele ficará com seu 12ª troféu no Aberto da França, um recorde absoluto no torneio. Vale lembrar que o tenista de 33 anos nunca perdeu uma final em Paris,

1º set: Nadal prevalece diante de forte vento e sai na frente

O primeiro game já deu sinais do equilíbrio do duelo. Depois de oito minutos de disputa e de precisar salvar um break point alcançado pelo rival, Nadal conseguiu enfim sair na frente e confirmar seu serviço. O suíço, logo na sequência, deve grandes dificuldades e sucumbiu aos fortes avanços de Rafa, que soube explorar uma variedade de golpes no backhand de Roger e alcançou a quebra depois de aproveitar sua terceira chance.

Nadal seguiu bem e não perder nenhum ponto no game em que ampliou a vantagem para 3 a 0. Federer descontou, confirmou o saque e diminuiu a diferença no placar. Na sequência, o Maestro salvou a bola que poderia dar a Rafa o placar de 4/1 e conseguiu quebrar o saque do maiorquino.

Mais adaptado as condições do jogo, ele elevou o nível e fez frente à Nadal no disputado oitavo game. Nele, os fãs de tênis puderam ver tudo o que almejavam, com uma disputa intensa recheada dos melhores golpes de ambos os jogadores. Em sua sexta chance, Nadal enfim conseguiu superar o saque de Federer, para delírio do público presente na quadra Philippe Chatrier.

Um dos protagonistas do primeiro set, o forte vento presente em Paris ficou cada vez mais rápido neste momento. Apesar disso, Nadal soube controlar bem as jogadas para rapidamente aumentar para 5 a 2. Federer não titubeou e também confirmou o serviço.  Em seu segundo set point, Rafa fechou o placar e saiu na frente da disputa.

Federer arrisca na rede, Rafa sólido no fundo

Reprodução: Twitter/Roland Garros

A volta à quadra trouxe novamente fortes emoções para ambos os tenistas. Federer começou melhor, abrindo 2 a 0 rapidamente. Quando sacava para poder aumentar a vantagem, entretanto, ele viu um valente Nadal se mostrar ativo e descontar na sequência.

O jogo então teve confirmações dos saques nos cinco games seguidos. Buscando encurtar os pontos para tentar superar Nadal, Roger passou a buscar mais ataques na rede, onde teve 47% de aproveitamento no set. Rafa, que esteve sólido no fundo de quadra, aproveitou isso e venceu uma grande série de jogadas com passadas indefensáveis.

Com 12 winners disparados na parcial e uma quebra providencial alcançada no nono game, ele não demorou a fechar o placar em 6/4. Vale citar que outro ponto chave para o triunfo do espanhol foi a inconsistência do suíço com o segundo serviço, onde venceu apenas 6 de 16 bolas, com um aproveitamento de 37%. O Rei do Saibro venceu 3 de suas 5 bolas conquistadas nas mesmas condições, atingindo, assim, 60%.

3º set: Rafa domina o jogo e fecha o placar

Reprodução: Twiiter/Roland Garros

Com grande vantagem no placar, Nadal jogou mais solto no terceiro set. Já no terceiro game, quebrou o serviço do rival e na sequência abriu 3 a 1.

Arrasador, ele não teve seu saque ameaçado em toda a parcial e foi superior também no serviço de Federer, agora apático e menos preciso. Sem maiores dificuldades, ele quebrou novamente no quinto game e encaminhou a vitória e a vaga na final.

Leia também:
Confira as principais notícias de Roland Garros

Confira as principais notícias sobre Rafael Nadal

Confira as principais notícias sobre Roger Federer

Da redação

Publicado em 7 de Junho de 2019 às 10:31


Notícias Roger Federer Rafael Nadal Roland Garros