Partida marcou também o primeiro título do espanhol no Slam londrino
Duelo de 2008 é considerado o maior da história (Foto: Divulgação/Wimbledon)
Wimbledon sediará na próxima sexta-feira (10) a maior rivalidade da história do tênis. De um lado o suíço Roger Federer. Do outro, o espanhol Rafael Nadal. Os dois duelam em jogo ainda sem horário definido pelas semifinais do torneio.
Este será o quarto duelo entre os dois na grama sagrada. Na última partida, realizada no dia 6 de julho de 2008, o tênis viveu um de seus momentos mais gloriosos. Em jogo considerado até hoje como o maior da história, NadalbateuFedererna final do Major britânico, garantindo seu primeiro troféu do torneio, além de seu primeiro Slam sem ser Roland Garros, onde domina desde 2005.
Leia mais:
+ Nadal passa com tranquilidade por Querrey e marca encontro com Federer em Wimbledon
+Roger Federer aplica pancada de backhand sobre Kei Nishikori em Wimbledon; assista o lance
Na ocasião, o favorito era o suíço. Roger ainda era número 1 do mundo e vinha de cinco títulos consecutivos na grama sagrada. Para completar, as duas últimas finais haviam sido vencidas justamente contra Nadal.
Os dois chegaram à decisão embalados por campanhas tranquilas. Federer não perdeu sets até a final, enquanto Rafa deixou apenas uma parcial pelo caminho, na terceira rodada, contra o letão Ernests Gulbis.
It's Federer vs Nadal. At #Wimbledon
— Wimbledon (@Wimbledon) July 10, 2019
Again. pic.twitter.com/lYHkirmoQO
O jogo começou favorável para Nadal, que conseguiu vencer os dois primeiros sets por 6/4, ficando perto da conquista inédita no Slam londrino. Porém, Federer não se mostrou disposto a entregar sua coroa facilmente.
A partida passou a ganhar contornos épicos a partir do terceiro set. Quando o placar era de 5/4 para o suíço, a chuva paralisou a partida. Depois de longa parada, o jogo voltou e Roger ganhou no tiebreak, diminuindo a desvantagem. E a quarta parcial transformou de vez o jogo em algo histórico.
Confira os melhores momentos da emocionante partida:
Após empate em 6/6, novo tiebreak foi necessário. E o desempate é considerado, até hoje, um dos maiores de todos os tempos. Nadal abriu 5/2, Federer reagiu, mas mesmo assim teve match points contra, salvando de forma espetacular. No fim, 10/8 para o Maestro, forçando o quinto set.
E a parcial decisiva se manteve absolutamente equilibrada. Sem refletores e com a luz natural acabando, o jogo se decidiu em clima tenso, pela pressão e pela incerteza de que o duelo se encerraria ainda naquele dia. No fim, quase no escuro, Nadal fez 9/7 e finalizou o épico confronto em Londres.
Redação
Publicado em 10/07/2019, às 18h24 - Atualizado às 18h29
+lidas