ATP Tour

Nadal, Federer e Tsitsipas concorrem por prêmios no ATP Awards

Mais de 15 atletas concorrem em diversas categorias


Roger Federer e Rafael Nadal

Foto: Arquivo

A ATP Tour divulgou na última terça-feira (27) os atletas que concorrem para o ATP Awards de 2019. Nomes como o espanhol Rafael Nadal e o suíço Roger Federer, número #1 e #3 do ranking mundial, respectivamente, são alguns dos nomes citados entre os concorrentes.

Leia mais

+ Ranking ATP: França é o país com mais representantes no top #100

+ Wild e Meligeni estreiam com vitórias na MEB Cup

Federer e Nadal disputam o Stefan Edberg Sportsmanship Award com Dominic Thiem e Diego Schwartzman. O troféu é dado para o tenista com mais alto de nível de profissionalismo e integridade, que competiu com seus colegas com o máximo espírito de justiça e que promoveu o jogo por meio de suas atividades fora da quadra.

Para o prêmio de Comeback Player of the Year (Retorno do Ano), destinado para os jogadores que superaram lesões e deram a volta por cima estão tenistas como o britânico Andy Murray, o francês Jo-Wilfried Tsonga, o russo Andrey Rublev e o suíço Stan Wawrinka.

Os jovens Stefanos Tsitsipas, Matteo Berrettini, Felix Auger-Aliassime e Daniil Medvedev disputam na categoria Most Improved Player of the Year, destinado aos jogadores que mais evoluíram durante a temporada e que apresentaram um bom nível de tênis.

Medvedev e Tsitsipas são dois dos principais favoritos ao prêmio. O grego manteve uma boa consistência no ano e sacramentou sua escalada com o título no ATP Finals. Medvedev, por sua vez, conquistou dois Masters 1000, em Cincinatti e Xangai, e foi finalista no US Open, onde acabou derrotado na Final por Rafael Nadal.

Oito jogadores do Next Gen concorrem ao prêmio de quem mais causou impacto no decorrer da temporada. Entre eles estão o canadense Felix Auger-Aliassime, o espanhol Alejandro Davidovich Fokina, o sérvio Miomir Kecmanovic, o francês Corentin Moutet, o australiano Alexei Popyrin, o norueguês Casper Ruud, o italiano Jannik Sinner e o sueco Mikael Ymer.

Aliassime e Sinner tiveram grande destaque ao longo do ano. O canadense de 19 anos acabou a temporada na 21ª posição no ranking e foi finalista do Rio Open.

Já Sinner teve uma boa evolução. Ele ocupava a 550ª posição em janeiro de 2019 e terminou a temporada como 78ª posição. Com o apoio da torcida em Milão, ele fora também campeão do Next Gen ATP Finals.

Evolução Jannik Sinner

Foto: Twitter/ Next Gen ATP Finals

O ATP Awards tem outras categorias onde não foram definidos os candidatos. O Técnico do Ano será definido após votação entre os treinadores e o Torneio do Ano (dentro das categorias ATP 250, ATP 500 e Masters 1000) é votado pelos tenistas.

Os fãs puderam votar até 18 de novembro nas categorias Tenista do Favorito e Dupla Favorita, enquanto a própria ATP entrega o Arthur Ashe Humanitarian Award (para a pessoa que fez grandes esforços humanitário) e o Ron Bookman Media Excellence Award (para o jornalista que tenha feito mairo contribuição para o esporte). Todos os vencedores serão conhecidos em dezembro.

Da redação

Publicado em 27 de Novembro de 2019 às 17:04


Notícias ATP awards premiação Rafael Nadal Roger Federer Stefanos Tsitsipas