Premiação

Na consistência, Djokovic bate Nadal e é eleito o Atleta do Ano pela ITF

Sérvio foi eleito o Campeão do Mundo da entidade pelo terceiro ano seguido, enquanto que Serena Williams faturou no feminino


São Paulo (Brasil) - Nem mesmo o retorno fulminante de Rafael Nadal ao circuito em 2013, os seus 10 títulos e a retomada do posto de número 1 foram suficientes para a Federação Internacional de Tênis (ITF) escolher o espanhol como melhor tenista do ano. Nessa quarta-feira, e entidade anunciou o sérvio Novak Djokovic, número 2 do mundo, como Campeão do Mundo da ITF em 2013. No feminino, sem surpresas: Serena Williams foi a eleita.

Tenista do ano pela ITF, Djokovic não perde há 24 jogos

Mesmo que Nadal tenha faturado dois Grand Slams no ano - US Open e Roland Garros -, Djokovic foi premiado pela consistência na reta final de temporada. A sua última derrota aconteceu na final em Nova York; de lá para cá, já são 24 jogos de invencibilidade e os títulos do ATP 500 de Pequim, Masters 1000 de Xangai e Paris, além do ATP Finals na conta.

"É uma honra ser nomeado o Campeão do Mundo da ITF pelo terceiro ano consecutivo. Tive uma excelente temporada em 2013, e consegui terminar o ano em alta. Isso, com certeza, servirá como uma boa plataforma para 2014", disse Djokovic, que, assim como disse, havia sido nomeado o melhor da ITF também em 2011 e 2012.

O presidente da ITF, Francesco Ricci Bitti explicou a decisão por Djokovic: "Rafael Nadal fez uma volta fenomenal com dois títulos de Grand Slam, mas é a consistência de Novak Djokovic nos resultados em todos os Grand Slams, na Copa Davis, e no ATP Finals que o fizeram ser coroado o Campeão do Mundo da ITF".

Já Serena Williams foi nomeada a Campeã do Mundo da entidade pelo segundo ano seguido. A atleta de 32 anos teve uma temporada dos sonhos, com 78 vitórias em 82 jogos, 11 títulos (entre eles Roland Garros, US Open e WTA Championships). 

Os americanos Bob e Mike Bryan foram eleitos os Duplistas Campeões do Mundo da ITF pela décima vez em 11 anos, enquanto que as italianas Sara Errani e Roberta Vinci foram as Duplistas Campeãs do Mundo pela segunda temporada seguida. 

A suíça Belinda Bencic e o alemão Alexander Zverev foram nomeados os Juvenis Campeões do Mundo, e os Cadeirantes Campeões do Mundo foram a holandesa Aniek van Koot e o japonês Shingo Kunieda.

A seleção da ITF para os seus Campeões do Mundo é baseada em um sistema objetivo que considera todos os resultados ao longo do ano, mas guarda um peso especial aos torneios Grand Slams, e a Copa Davis e Fed Cup. Os campeões da entidade vão receber seus troféus no jantar que acontecerá em Roland Garros na próxima temporada, mais precisamente no dia 3 de junho.

Da redação

Publicado em 18 de Dezembro de 2013 às 11:42


Notícias Novak Djokovic Campeão ITF votação ano consistência Rafael Nadal Serena Williams