US Open

Monfils elimina Shapovalov em batalha de 5 sets no US Open

Francês contou com a experiência para vencer o jovem canadense em jogaço; veja melhores momentos


Foto: Divulgação

Gael Monfils venceu Denis Shapovalov em duelo válido pela terceira rodada do US Open, nesse sábado (31). O francês precisou lidar com voltas por cima do canadense por toda a partida. Mas, a experiência acabou vencendo a juventude. Com parciais de 6/7(5), 7/6(4), 6/4, 6/7(6) e 6-3, Monfils de 33 anos superou Shapovalov de 20.

Na próxima rodada Monfils tem pela frente o espanhol Pablo Andujar, vencedor de um duelo contra o cazaque Alexander Bublik também nesse sábado. Andujar chegou pela primeira vez à uma quarta rodada de Grand Slam nessa edição do US Open, aos 33 anos de idade.

Assista aos melhores momentos do confronto:

 

Leia mais:

Rublev elimina Kyrgios em sets diretos e avança às oitavas no US Open

Osaka atropela Gauff com direito a pneu e mantém sonho do bi no US Open

Confira as principais notícias do US Open

A partida

Os dois tenistas chegaram embalados ao Arthur Ashe Stadium após não perderem sets nas duas primeiras rodadas. Com mais winners do que erros, o primeiro set foi para o tie-break com duas quebras para cada lado. Shapovalov, que ficou atrás duas vezes no placar da parcial, impôs o ritmo do tie-break com sua agressividade em todos os setores e saiu na frente.

No segundo set quem se superou foi Monfils. O francês parecia ter perdido o set quando sofreu uma quebra após abrir 40/0, que deixou o jogo em 4/5. Porém, Shapovalov não foi capaz de parar o extraordinários golpes de Monfils no game em que sacava para fazer 2/0. Decisivo, o francês não empatou o jogo e, no tie-break vencido, a partida.

O momento continuou a favor de Monfils no set seguinte. Após uma quebra no sexto game, ele fez 4/2 e administrou bem a vantagem para virar o jogo.

O caminho da vitória parecia aberto para Monfils. O francês abriu 4/1 no quarto set e estava próximo ao avanço. Entretanto, os gritos de Mikhail Youzhny para Shapovalov fizeram efeito. O canadense deu ouvidos ao treinador e melhorou sua estratégia na linha de fundo. Em mais uma reviravolta na partida, Monfils falhou ao sacar para a partida em 5/4 e viu Shapovalov crescer no tie-break.

Incansável e com apoio da torcida, o canadense mostrou muita garra no desempate. Quando perdia o desempate por 6-5, Shapovalov salvou um match point e levou a partida para o set decisivo.

A experiência de Monfils, enfim, prevaleceu sobre a juventude de Shapovalov no quinto set. Com uma quebra após abrir 0/40 o francês fez 3/1 no placar. Guerreiro em toda a partida, o canadense ainda salvou mais um matchpoint com um espetacular backhand. Mas os esforços acabaram sendo em vão, com o avanço de Monfils às oitavas de final após 3 horas e 38 minutos de partida.

Da redação

Publicado em 1 de Setembro de 2019 às 01:22


Notícias Gael Monfils Denis Shapovalov US Open