Jogos Pan-Americanos Lima

Menezes bate argentino e disputa ouro no Pan-Americano de Lima

O tenista brasileiro mostrou muita garra em quadra, e garantiu vaga nas Olimpiadas de Tóquio 2020 com o avanço


Foto: Divulgação

João Menezes levou o Brasil a final do Pan-Americano de Lima. O mineiro de 22 anos bateu o argentino Facundo Bagnis de virada, com parciais de 4/6,6/2 e 6/4 nesse sábado e se classificou para a disputa do ouro.

Menezes não segurou vantagem após primeira quebra da partida. O mineiro abriu 3/1 na primeira parcial, mas viu Bagnis crescer na partida. Logo no game seguinte o argentino devolveu a quebra e entrou em uma sequência de 4 games vencidos para virar o set em 5/3. Menezes até esboçou reação, mas Bagnis concluiu o set confirmando seu serviço em 5/4.

Leia mais:

+Carol Meligeni é derrotada por americana na semifinal do Pan-Americano de Lima

+Rogerinho vai à final do Challenger de Liberec e garante salto no ranking

O brasileiro conseguiu melhorar seu ritmo na segunda parcial. Com 93% de pontos vencidos com o primeiro serviço, Menezes se soltou na partida. Sem ter o saque ameaçado, o brasileiro administrou bem a vantagem adquirida no terceiro game em 2/1 e ainda quebrou mais uma vez o saque do argentino para forçar o terceiro set.

Menezes manteve a consistência e saiu na frente na parcial final. Ele quebrou o saque de Bagnis após abrir 0/40 e obteve 4/2 no placar. A vantagem era bem administrada, e a vitória parecia certa quando Menezes sacou para a partida com 5/3. Contudo, o argentino lutou muito em quadra, assustou os brasileiros, e evitou que a partida acabasse.

Confiante, Bagnis abriu 40/0 com o jogo em 5/4, e parecia ter o jogo mãos. Menezes não deixou o argentino ter o controle mental da partida. Com muita garra, o brasileiro foi buscar o game e aproveitou seu terceiro match point. A emoção foi enorme ao final da partida. Com o erro de Bagnis, Menezes se jogou em quadra e levou as mãos a cabeça. Em 

O Brasil retornou a final masculina do Pan, após derrota de Rogério Dutra Silva para o colombiano Robert Farah em Guadalajara 2011. Com o avanço, Menezes também garante vaga nas Olimpíadas de Tóquio caso se mantenha no TOP 300 da ATP.

Outro argentino pode ser o oponente de João Menezes pela medalha de ouro. Guido Andreozzi #2 enfrenta o chileno Tomás Barrios por uma vaga na final. O perdedor dessa semifinal joga contra Bagnis pela medalha de bronze.

Da redação

Publicado em 3 de Agosto de 2019 às 16:51


Notícias João Menezes Jogos Pan-Americanos de Lima Facundo Bagnis