ATP Tour

Medvedev vence 'freguês' Tsitsipas e vai à final do Masters de Xangai

Atual vice-campeão do US Open venceu sua 5ª partida seguida contra grego. Agora, busca 4º título na temporada


Foto: Divulgação/ATP Tour

Daniil Medvedev segue embalado no circuito da ATP. Na manhã deste sábado, o jovem russo selou sua classificação rumo à decisão do Masters de Xangai, na China. Para isso, ele derrotou o grego Stefanos Tsitsipas na semifinal com parciais de 7/6 (7-5) e 7/5 em 1h36.

Leia mais:

Monteiro vence tranquilo e se garante na semi em Santo Domingo; Clezar cai

+ Marcelo Melo e Bruno Soares avançam e fazem final brasileira nas duplas do Masters de Xangai

Medvedev é o quarto melhor tenista do ranking da ATP, muito por conta da grande fase encontrada no segundo semestre de 2019. Desde julho, ele jogou 31 partidas e saiu vencedor de 28 delas. Neste período, ele venceu o Masters de Cincinnati e o ATP 250 de São Peterburgo, além de ter ficado com o vice-campeonato no Masters de Montreal, no ATP 500 de Washington e no US Open.

Tenista de 23 anos, ele lidera boa parte das estatísticas absolutas no ano, sendo o jogador com mais vitórias no circuito (58), triunfos em quadras rápidas (45), vitórias em partidas disputadas em torneios da série Masters 1000 (21) e finais de campeonatos alcançadas (9).

A vitória mantém a freguesia no confronto entre Daniil e Stefanos. O moscovita não foi derrotado pelo rival nascido em Atenas, tendo saído vencedor nos cinco jogos já realizados entre eles.

O jogo

O encontro de dois dos principais nomes da nova geração do tênis mundial teve os dois tenistas fazendo valer o poder do saque no início do saque.

Somente no nono game o jogo passou perto de uma quebra de saque, com Tsitsipas desperdiçando três chances vencer o serviço do oponente e sacar com 5/4 no marcador. Consistente, Medvedev salvou não mais foi ameaçado durante a etapa e levou a disputa para o tie-break. Lá, o russo aproveitou um único mini-break concedido pelo adversário para sair na frente da disputa.

Veja o grande ponto de Medvedev na partida:

O top #4 seguiu conseguindo contar com seu eficiente nível de jogo no segundo set. Com menos erros cometidos do que o adversário, ele confirmou seus serviços e viu uma única brecha dada por Tsitsipas no terceiro game para tomar a liderança do placar. 

Stefanos não se abalou. Contando com o apoio da torcida, ele confirmou seus saques e empurrou a responsabilidade para Daniil, que chegou a sacar com 5/3. O tenista de Moscou titubeou, permitiu ao oponente abrir 0/40 e levou a quebra. Na sequência, Medvedev viu erros seguidos do adversário devolverem sua vantagem e, em seu game de saque, sacramentou a classificação para sua sexta final seguida.

Da redação

Publicado em 12 de Outubro de 2019 às 07:20


Notícias Daniil Medvedev Masters de Xangai Stefanos Tsitsipas