Subestimado

McEnroe não acredita que Federer vencerá mais Grand Slams

Concorrência com os mais jovens Djokovic, Nadal e Murray é complicada para o suíço e ele terá que analisar se pode manter-se na disputa, afirma Mac


Nova York (Estados Unidos) - Ex-número 1 do mundo e oito vezes campeão de Grand Slams em simples, o norte-americano John McEnroe acredita que Roger Federer dificilmente vencerá mais algum Major na carreira. Até aqui, o suíço de 32 anos levantou a taça em 17 Slams, mas "Johnnie Mac" não vê tão fácil essa realidade se repetir nesse estágio da carreira do atual número 7 do mundo. 

John McEnroe não acredita tanto no 18° título de Roger Federer em Grand Slams

"Para mim, é óbvio que será muito mais difícil nesse estágio da carreira dele [vencer mais Grand Slams]", declarou o comentarista do canal ESPN nos EUA.

"Não vejo nesse momento atual que ele seja capaz de superar todas as sete rodadas e bater, ao mínimo, dois desses três grandes jogadores. Talvez ele devesse usar isso como uma espécie de incentivo. Quando você tem 17 anos, você claramente pensa que pode vencer mais um. Para mim, chega um ponto, que até o grande Roger, que fica bem mais complicado", emendou McEnroe.

Derrotado pelo ucraniano Sergyi Stakhovsky na segunda rodada de Wimbledon (a pior campanha em um Grand Slam em mais de 10 anos), Federer também foi derrotado pelo argentino Federico Delbonis na semifinal do ATP 500 de Hamburgo. Ambos os jogadores estavam fora do top 100 na época. 

Em 2013, o suíço conquistou apenas um título, no ATP 250 de Halle, e ainda assim não mostrou seu melhor nível. Por isso, McEnroe crê que, embora a experiência e habilidade de Federer ainda o mantenham entre o pelotão de elite, o Grand Slam de número 18 é um passo muito distante de sua realidade. 

"Há certos cenários em que ele poderia facilmente ir longe numa chave e até a uma final", disse o americano. "André Agassi chegou à final do US Open com 35 anos, então não há razão para acreditar que ele não pode também. Em Wimbledon, eu o vi ir longe, a uma final. Eu pude vê-lo nas quadras rápidas. Mas pessoalmente acredito que, nesse ponto da sua carreira, será muito difícil para que ele vença mais um".

Os três maiores adversários de Federer na atualidade, Novak Djokovic, Rafael Nadal e Andy Murray, são outras razões para que o suíço pense até que ponto é válido continuar no circuito, mas atrás desses jogadores.

"Esses caras estão com muita fome. Ele [Federer] está com 32 anos. Ele, em algum estágio, terá que decidir o quanto ele quer isso se continuar com um ranking baixo [Federer está em 7° na lista da ATP, o posto mais baixo em mais de uma década). Duvido que ele vá desfrutar em ocupar esse lugar. Todos esses fatores vão começar a vir à tona. Agora, o que ele pode fazer é calar a boca de todos se conseguir vencer o US Open e se manter na disputa", encerrou "Mac".

Por Matheus Martins Fontes, da redação

Publicado em 22 de Agosto de 2013 às 11:38


Notícias John McEnroe Roger Federer descrença vitória Grand Slams concorrência idade