Crise sem fim

Lesão no ombro pode encerrar temporada de Bellucci antes da hora

Paulista jogou com dores insuportáveis contra a Alemanha na Copa Davis e continua sem vencer após nove jogos. Para piorar, jogador cogita parar nessa reta final de ano para se tratar


Neu-Ulm (Alemanha) - Antes de entrar em quadra no domingo para jogar o quarto ponto para o Brasil na repesacagem da Copa Davis contra a Alemanha, o paulista Thomaz Bellucci abriu o jogo, por meio de sua assessoria e a da Confederação Brasileira de Tênis (CBT), e revelou que estava com uma tendinite no ombro direito, revelada em um exame de ressonância magnética. Ainda assim, o canhoto foi ao jogo e foi derrotado por Daniel Brands por 3 sets a 0, selando a derrota do grupo brasileiro e o rebaixamento ao Zonal Americano em 2014.

Bellucci piorou a crise com derrotas na Alemanha pela Copa Davis e vem enfrentando dores no ombro

E, para piorar, o esforço pode ter sido o último de Bellucci na temporada 2013. Foi o que o próprio jogador cogitou após a partida em Neu-Ulm em entrevista ao repórter local da ITF (Federação Internacional de Tênis), entidade que gerencia os interesses da competição entre seleções.

"Ainda não sei se vou jogar novamente este ano, talvez tenha sido minha última partida em 2013. Eu sabia que esse seria um confronto duro para mim, que desde o primeiro jogo que eu não estava 100%, mas eu tinha que fazer esse sacrifício. O mais importante foi ter lutado até o final. Saio de cabeça erguida porque dei o meu máximo, e todos da equipe deram o seu máximo. Eles foram melhores do que a gente", comentou.

Com as duas derrotas para Florian Mayer (sexta-feira) e Brands, Bellucci amargou sua nona derrota consecutiva, a pior sequência de um número 1 do Brasil desde a aposentadoria de Gustavo Kuerten. O jogador, treinado por Daniel Orsanic, só somou oito vitórias em 26 jogos disputado ao longo do ano e, além do problema no ombro, sofreu com uma lesão abdominal em meados de abril, que o tirou de Roland Garros e WImbledon.

Em simples, o País não tem um top 100 desde que Bellucci saiu do grupo há um mês. Ele iniciou o ano como 32º do ranking e atualmente ocupa apenas a 116ª colocação. Rogério Dutra Silva, o Rogerinho, é o segundo melhor em simples no número 127 da ATP. A diferença dos brasileiros para os alemães nas partidas individuais foi evidente - nos quatro pontos disputados em simples, a Alemanha venceu 11 sets, no total, e não sofreu perdas.

Bellucci desabafou também sobre o tamanho da pressão que cai sobre ele, já que é o grande nome do Brasil em simples. "Meu ombro não está 100%. Eu joguei a primeira partida com muita dor, e hoje [ontem] foi ainda pior. É complicado, porque temos dois jogadores de simples e dois de duplas, não temos opções de substituição como a Alemanha. Mas essas coisas acontecem. Quando você está defendendo seu país, precisa conviver com situações como essas".

O atleta volta ao Brasil nos próximos dias para se tratar do ombro e deverá ficar cerca de um mês afastado. Por isso, há grandes chances de Bellucci não jogar mais em 2013. Para depois da Copa Davis, ele já havia programado participar de alguns Challengers no saibro europeu.

Por Matheus Martins Fontes, da redação

Publicado em 16 de Setembro de 2013 às 09:16


Notícias Thomaz Bellucci lesão ombro tendinite Copa Davis Alemanha temporada fim