Laver Cup

Laver Cup: confira o valor de premiação para os vencedores e entenda o formato

Evento reúne grande nomes do tênis mundial e tem início na próxima sexta-feira (20)


Foto: Divulgação/Twitter

Roger Federer e Rafael Nadal são os dois principais tenistas a disputar a Laver Cup 2019, que começa na próxima sexta-feira (20). No entanto, o torneio não pode proporcionar um clássico "Fedal". Isto porque os participantes do evento são divididos em duas equipes: o Time Europa, com tenistas nascidos no velho continente, e o Time Mundo, com integrantes de todo o resto do globo.

Leia mais:

Laver Cup: confira 5 motivos para acompanhar o torneio que terá Federer e Nadal

Laver Cup: saiba como assistir o torneio ao vivo na TV e na internet

Federer e Nadal se juntam a Dominic Thiem, Alexander Zverev, Stefanos Tsitsipas e Fabio Fognini no Time Europa, capitaneado pelo sueco Bjorn Borg. Seus adversários são: John Isner, Milos Raonic, Nick Kyrgios, Denis Shapovalov, Jack Sock e Taylor Fritz, sob comando do americano John McEnroe.

Para aquecer os fãs de tênis antes da disputa da competição, a Revista Tênis preparou um Guia com as principais informações sobre a Laver Cup:

Formato do Torneio

Doze partidas são jogadas em formato melhor de 3 set, sendo o último um super tie-break se necessário. Vitórias nas partidas de sexta-feira valem 1 ponto, nas partidas de sábado 2 e no domingo cada vitória rende 3 pontos às equipes. O time campeão precisa alcançar 13 tentos. Dos 12 duelos programados, 9 são em simples e 3 nas duplas. Caso o empate persista, haverá uma decisão em duplas para definir a equipe campeã.

Cada jogar vai jogar, pelo menos, uma partida de simples nos dois primeiros dias. Porém, nenhum deles pode jogar mais de duas partidas em simples durante os três dias. Ao menos quatro dos seis integrantes de cada elenco precisam jogar nas duplas, sendo que nenhuma combinação de dupla possa ser repetida, exceto em um eventual desempate no domingo. 

Definição dos times

Para montar a equipe, cada capitão teve que escolher três tenistas baseado em suas colocações no ranking da ATP divulgado em 10 junho, na segunda-feira após a disputa de Roland Garros.

Os melhores colocados foram convidados e os que aceitaram estão na disputa. Como a presença não é obrigatória, visto que se trata de uma competição amistosa, alguns jogadores decidiram não participar da disputa, caso do japonês Kei Nishikori. Participante do torneio em 2018 e número #1 do mundo, Novak Djokovic foi outro a declinar o convite.Os outros três lugares nos times foram definidos através da escolha dos capitães.

Foto: Divulgação/Twitter

Programação

Os jogos de cada rodada serão definidos no dia anterior pelos capitães. As partidas de sexta-feira serão anunciadas na quinta-feira a tarde. Os jogos de sábado devem ser conhecidos na sexta à noite e os de domingo na noite de sábado.

Premiação

Por não ser um torneio organizado pelo circuito da ATP, a Laver Cup não vale pontos para o ranking. Porém, isto não é motivo para os jogadores não entrarem dando o seu máximo em quadra. Além dos duelos entrarem para as estatísticas oficiais do circuito, os atletas da equipe vencedora levam o prêmio de 250 mil dólares pela vitória cada. Antes disso, todos eles receberam valores não divulgados baseados em suas posições no ranking para participar da disputa.

+ Confira as principais notícias sobre a Laver Cup

Local e quadra

A cada ano, uma cidade diferente é escolhida para sediar o evento. A primeira foi Praga, na República Tcheca, seguida por Chicago, nos Estados Unidos, em 2018. Neste ano, a cidade de Genebra, na Suíça, sediará a disputa. Em todas as edições, o torneio foi disputado em quadras rápidas cobertas. Uma grande diferença da Laver Cup para outras competições é a elegante cor do piso das quadras, em cor preta, uma raridade no mundo do tênis.

Da redação

Publicado em 17 de Setembro de 2019 às 19:00


Notícias Roger Federer Rafael Nadal Laver Cup Premiação Laver Cup Formato Laver Cup