Final Feliz!

Larri se emociona com Bia Maia na final de Roland Garros e recorda tempos de Guga

Jovem de 16 anos busca igualar Kuerten e vencer duplas juvenis no saibro parisiense; técnico não segura as lágrimas e credita sucesso ao trabalho


Ron C Angle (TPL)
Bia Maia disputa a decisão de Roland Garros nas duplas juvenis neste sábado
Estamos no penúltimo dia de competições em Roland Garros e para quem pensa que o Brasil deu adeus ao torneio há muito tempo, está enganado. Neste sábado, o País pode voltar a ter uma mulher campeã de um Grand Slam com a jovem Beatriz Haddad Maia na decisão da chave de duplas juvenil em Paris. Neste sábado, a brasileira e a paraguaia Montserrat Gonzalez enfrentam na decisão a parceria russa formada por Daria Gavrilova e Irina Khromacheva.

Antes de Bia, apenas duas mulheres haviam representado o Brasil na última fase de um evento deste porte, seja ele no júnior ou profissional - a lendária Maria Esther Bueno, que conquistou 19 canecos de Grand Slam na carreira e Claudia Monteiro, que chegou à decisão aqui mesmo em Paris nas mistas com Cássio Mota em 1982.

No total, foram 15 representantes do País nas decisões em qualquer um dos quatro Majors da temporada. No juvenil, apenas Gustavo Kuerten e Tiago Fernandes levantaram o caneco de campeão - Guga ao lado do equatoriano Nicolas Lapentti em Roland Garros de 1994; e Tiago no Aberto da Austrália de dois anos atrás.

Matheus Martins Fontes
Larri Passos sempre esteve observando pupila em Paris
O técnico de Bia, o consagrado Larri Passos, esteve na torcida ao longo da semana, e também para o outro pupilo - o cearense Thiago Monteiro - que caiu na semifinal de duplas da chave masculina, e revelou a sensação de estar de volta ao torneio que consagrou o maior de seus comandados - Guga, tricampeão de Roland Garros no profissional (1997, 2000 e 2001).

"É uma emoção muito grande estar aqui de volta. Sinceramente é muito duro começar tudo de novo. Lembrar que, em 1997, vim aqui e vi o Guga ser campeão. Eu estava em casa e, há três meses, não sabia se viria para cá. Mas a dedicação e o comprometimento, não só da Bia, mas de todos os meninos, é impressionante. Antes daqui, eu não tinha tido a oportunidade de ver a Bia jogar. Eu a treino na academia (em Balneário Camboriú), mas não estava viajando com ela. E estou muito emocionado, porque o tênis juvenil feminino não tinha obtido bons resultados aqui. Lembro que eu vim com a Andrea Vieira em 1987 e ela fez semifinal em simples. É muito gratificante voltar a sentir isso", comentou o treinador, segurando as lágrimas.

Com Larri e toda sua equipe na arquibancada, Bia lutará pelo caneco francês por volta das 12h30m (horário de Brasília) na segunda partida da quadra 2. Em simples, a tenista natural de São Paulo parou na terceira rodada diante da alemã Annika Beck.

Confira mais notícias sobre Roland Garros...

Djokovic não permite deslizes em decisão e cita consistência como arma para vencerNadal

Próxima do topo, Sharapova quer elevar nível para alcançar 1ª final em Roland Garros

Irritado, Federer perde compostura e manda um "cala a boca" para torcida em Paris

Djokovic se diz animado para conhecer o Brasil e sonha com duelo contra Guga

"Foi a pior derrota da minha carreira", lamenta Tsonga

+Tsonga promete "lutar como um leão" diante de Djokovic por sonho francês em Roland Garros

Del Potro minimiza lesão e quer aproveitar "pequenas" chances para bater Federer emRoland Garros

Parceiro croata aprova química em quadra com Marcelo Melo e time joga junto emWimbledon

Lisonjeado, Federer fica feliz em saber que é ídolo de seu próximo rival em Roland Garros

Djokovic fica aliviado por ter acabado com jogo antes do escurecer em Roland Garros

"Ainda não acredito que venci", declara Murray após sofrer com dores na vitória em Roland Garros

ESPECIAL:Roland Garros- Paris é uma cidade cheia de atrações, mas, em maio, começo da primavera, todas as atenções se voltam para um local próximo ao Bois de Boulogne; e não é para ver a exuberância dos parques parisienses(Confira!)

Matheus Martins Fontes, Enviado Especial A Paris

Publicado em 9 de Junho de 2012 às 02:38


Notícias