ATP Tour

Guia Rio Open 10 Anos: Chaves, curiosidades e como assistir ao vivo

Maior torneio da América do Sul acontece de 17 a 25 de fevereiro


Crédito: Site Oficial/Rio Open

Do lado oposto ergue-se o majestoso Corcovado com seu deslumbrante Cristo Redentor, enquanto à frente se estende a belíssima Lagoa Rodrigo de Freitas. Poucos torneios, tanto da ATP quanto da WTA, podem se dar ao luxo das belezas do Rio Open, sediado no Jockey Club Brasileiro, na Gávea. Em 2024, o Rio Open completa uma década de sucesso. Neste artigo, você vai conhecer tudo que você precisa saber para aproveitar o torneio de tênis mais importante da América do Sul.

Os fãs de tênis têm a oportunidade de vivenciar momentos emocionantes e até mesmo fazer suas previsões através de sites de apostas esportivas. Com um line up repleto de estrelas como Alcaraz, Wawrinka, Norrie e partidas eletrizantes, os entusiastas podem acompanhar de perto as disputas e até mesmo apostar em seus favoritos, tornando a experiência ainda mais emocionante.

Sobre o torneio

O Rio Open será disputado de 17 a 25 de fevereiro e contará com as chaves masculinas tanto nas simples quanto nas duplas. O torneio faz parte de um pequeno circuito de saibro pela América do Sul, que inclui os ATP 250 de Córdoba e Buenos Aires, na Argentina, e de Santiago, no Chile, todos em fevereiro, culminando no torneio principal, o ATP 500 do Rio de Janeiro.

A chave de simples do Rio Open 2024 contará com 32 vagas, sendo 23 classificações diretas através do ranking da ATP. Além de três convites da organização e mais um, reservado para solicitação de tenistas da lista A+ da ATP.

Confira a Chave de Simples

Além dos classificados diretos, será disputada a fase do qualifying (nos dias 17 e 18 de fevereiro) que dará mais quatro vagas para a chave principal no saibro carioca.

Confira a lista do quali

Daniel Elahi Galan (COL) - 79º
Cristian Garin (CHI) - 89º
Facundo Diaz Acosta (ARG) - 94º
Pedro Martinez (ESP) - 99º
Tomas Barrios Vera (CHI) - 107º
Thiago Agustin Tirante (ARG) - 109º
Hugo Dellien (BOL) - 111º
Marino Navone (ARG) - 117º
Francisco Comesana (ARG) - 120º
Alex Molcan (SVK) - 122º
Luciano Darderi (ITA) - 135º
Corentin Moutet (FRA) - 145º
Felipe Meligeni (BRA) - 151°
João Lucas Reis (BRA) - 310° (WC)
Matheus Pucinelli (BRA) - 314° (WC)
Mateus Alves (BRA) - 389° (WC)

Duplas

O Rio Open 2024 também trará grandes nomes das duplas para desfilarem no saibro do Jockey Club Brasileiro. Com destaque para a estreia de Rajeev Ram e Joe Salibury no torneio. O norte-americano e o britânico foram eleitos pela ITF, Federação Internacional de Tênis, como a melhor dupla das temporadas de 2022 e 2023 após terminarem ambos os anos na primeira colocação do ranking por times. Atualmente ocupam a 5ª e 6ª posições do ranking da ATP de duplas.

Donos de 4 títulos de Grand Slam, a dupla fez história na última edição do US Open, sendo a primeira dupla da história do tênis a conquistar três títulos seguidos no Grand Slam norte-americano. Já estão classificadas 13 duplas e se juntarão a elas mais três, uma vinda do qualifying e duas vagas reservadas para convites da organização.

Crédito foto: Site Oficial/Rio Open

Veja quais duplas disputam o qualifying:

1. Theo Arribage/Luca Sanchez (FRA/FRA)

2. Victor Cornea/Philipp Oswald (ROM/AUT)

3. João Fonseca/Marcelo Zormann (BRA/BRA)

4. Yannick Hanfmann/Juan Pablo Varillas (ALE/PER)

Confira a Chave de Duplas

 

Curiosidades do Torneio


Nunca houve um bicampeão

Desde sua criação em 2014, na chave masculina de simples, nunca tivemos um tenista conquistando o título mais de uma vez, será que esse ano esse tabu será quebrado? Você pode apostar em quem será o campeão do Rio Open 2024. Já no torneio de duplas, apenas uma dupla se sagrou campeã mais de uma vez no saibro carioca na história da competição: os colombianos Juan Sebastian Cabal e Robert Farah (2014 e 2016).

Lista de campeões de simples

2014 - Rafael Nadal (ESP)
2015 - David Ferrer (ESP)
2016 - Pablo Cuevas (URU)
2017 - Dominic Thiem (AUT)
2018 - Diego Schwartzman (ARG)
2019 - Laslo Djere (SRB)
2020 - Cristian Garín (CHI)
2021 - Não foi realizado
2022 - Carlos Alcaraz (ESP)
2023 - Cameron Norrie (GRB)

Crédito: Site Oficial/Rio Open

 

Lista de campeões de duplas

2014 – Juan Sebastian Cabal (COL) / Robert Farah (COL)
2015 – Martin Klizan (SVK) / Philipp Oswald (AUT)
2016 – Juan Sebastian Cabal (COL) / Robert Farah (COL)
2017 – Pablo Cuevas (URU) / Pablo Carreño Busta (ESP)
2018 – Fernando Verdasco (ESP) / David Marrero (ESP)
2019 – Nicolas Jarry (CHI) / Maximo Gonzalez (ARG)
2020 – Marcel Granollers (ESP) / Horacio Zeballos (ARG)
2021 – Não foi realizado
2022 – Fabio Fognini (ITA) / Simone Bolelli (ITA)
2023 – Andres Molteni (ARG) / Horacio Zeballos (ARG)


Crédito: Site Oficial/Rio Open


Alcaraz venceu sua primeira partida e títulos profissionais no Rio Open

Recentemente, o destaque principal do Rio Open foi conquistado por uma das maiores revelações do tênis mundial dos últimos anos. Carlos Alcaraz, da Espanha, surpreendeu ao vencer o torneio em 2022, com apenas 18 anos, tornando-se o mais jovem da história a conquistar um título ATP 500. No mesmo ano, alcançou o topo do ranking da ATP pela primeira vez em sua carreira e conquistou seu primeiro Grand Slam, o US Open.

Antes de se tornar um dos maiores fenômenos do esporte, Alcaraz participou do Rio Open pela primeira vez em 2020, aos 16 anos, quando ocupava a 406° posição no ranking da ATP. Recebendo um convite especial da organização, o jovem espanhol disputou o torneio carioca e registrou sua primeira vitória no circuito da ATP. Acredita que Carlitos será bicampeão? Veja quais são as melhores opções e faça sua aposta.


Crédito: Site Oficial/Rio Open

Rio Open já teve chave feminina

Durante as primeiras três edições do Rio Open, o principal torneio da América do Sul abriu espaço para a disputa também da WTA. Assim como na chave masculina, nunca tivemos uma bicampeã no torneio de simples. Já nas duplas,nunca houve uma dupla bicampeã, mas a argentina Maria Irigoyen, venceu o torneio em duas edições com duas parceiras diferentes.

Simples Feminino

2014 – Kurumi Nara (JAP)
2015 – Sara Errani (ITA)
2016 – Francesca Schiavone (ITA)

Duplas Feminino

2014 – Begu (ROM) / Irigoyen (ARG)
2015 – Bonaventure (BEL) / Peterson (SUE)
2016 – Royg (PAR) / Irigoyen (ARG)


Crédito: Site Oficial/Rio Open


Rio Open surge a partir de uma vaga no calendário da ATP e faz parte de um seleto grupo de torneios

O Rio Open só foi criado porque os organizadores do então ATP 500 de Memphis, nos Estados Unidos, desistiram de realizar o torneio. Com isso, o Rio de Janeiro entrou no seleto grupo de 13 torneios ATP 500, sendo um dos 22 mais importantes do calendário tenístico atual. Além disso, o torneio carioca é um dos únicos ATP 500 de saibro no mundo, junto com Barcelona, na Espanha, e Hamburgo, na Alemanha.


Edição de 10 anos do Rio Open terá um torneio internacional inédito de tênis em cadeira de rodas

Na edição de 10 anos do Rio Open, será realizado pela primeira vez na história do torneio uma competição envolvendo atletas cadeirantes. O Wheelchair Tennis Elite reunirá atletas do Brasil, Japão e Reino Unido. Estarão presentes na competição o brasileiro Daniel Rodrigues, o japonês Shingo Kunieda, e os britânicos Alfie Hewett e Gordon Reid, que acabaram de conquistar o título de duplas do Australian Open.

Shingo Kunieda, o maior tenista em cadeira de rodas da história e recordista de títulos de Grand Slam, retorna da aposentadoria no Wheelchair Tennis Elite. Com 50 títulos de Grand Slam, 4 medalhas de ouro paralímpicas e 117 títulos em seu currículo, Kunieda dominou o circuito de cadeira de rodas com seu estilo dinâmico de jogo.


Crédito: Site Oficial/Rio Open

Aos 26 anos, Alfie Hewett é o número 2 do mundo em simples e o número 1 em duplas no tênis em cadeira de rodas, liderando o cenário atual. Ele atravessa uma excelente fase, encerrando 2023 como o número 1 pela primeira vez em sua carreira e sendo reconhecido pela ITF por esse feito. Com mais de 100 títulos profissionais, Hewett possui 27 conquistas de Grand Slam entre simples e duplas, além de três medalhas em Jogos Paralímpicos e seis títulos de Masters.

Gordon Reid, parceiro de Hewett e atual número 1 do mundo em duplas, tem um currículo impressionante. Com mais de 100 títulos, incluindo 25 de Grand Slam, ele já foi número 1 do mundo em simples. Reid é especialista em duplas, conquistando 23 de seus 25 títulos de Grand Slam nesta categoria. Junto a Hewett, eles têm 44 títulos de duplas, incluindo 19 Grand Slams, e completaram o "calendar Slam" em 2021. Reid conquistou o ouro paraolímpico em simples nos Jogos Paralímpicos de 2016, tendo familiaridade com o Rio de Janeiro.

 

Transmissão

O ATP 500 do Rio de Janeiro pode ser assistido ao vivo na TV e na internet no Brasil pelos canais SporTV, donos dos direitos de transmissão em nosso país. Também é possível acompanhar na internet pelo TennisTV, serviço de streaming oficial da ATP Tour.

Por Tomás Ferreira e Vinicius Araujo

Publicado em 17 de Fevereiro de 2024 às 12:00


Notícias Rio Open Rio Open 2024 Rio Open 10 anos ATP Tour ATP 500 Transmissão Rio Open Como assistir Rio Open