ATP Tour

Guerreiro, Nadal vence dores no joelho, passa por Khachanov e confirma 39º duelo contra Federer

Espanhol chegou a sofrer por conta de problemas no joelho direito, mas conseguiu se manter firme e alcançar a vitória


Foto: Divulgação/ATP Tour

O 39º capítulo da rivalidade entre espanhol Rafael Nadal e o suíço Roger Federer acontecerá no próximo sábado (16). Dois dos maiores rivais da história do esporte mundial, eles medem forças em duelo válido pela semifinal do Masters 1000 de Indian Wells.

Leia mais:

Federer despacha jovem polonês e vai à semi em Indian Wells 
Federer contra Nadal: Saiba como ver na TV o 39º duelo da rivalidade 'Fedal'

Para confirmar o ‘Fedal’, Nadal precisou derrotar o russo Karen Khachanov em sets diretos, com parciais de 7/6 (7-2) e 7/6 (7-2) depois de 2h17. Duro, o jogo foi marcado pela grande garra do espanhol, que conseguiu a vitória apesar dos problemas físicos que enfrentou em boa parte da partida.

O começo do jogo apresentou todo o ímpeto de Khachanov. Firme no serviço abriu rápido 0/40 no primeiro game e aproveitou sua terceira chance para confirmar a quebra. Em seguida, o promissor número #13 soube contar com seu segundo saque para abrir 2 a 0.

Confira um grande ponto de Nadal na partida:

Percebendo a desvantagem, Rafa melhorou o nível de seu 1º saque e passou a devolver melhor, o necessário para passar a pressionar o russo e conseguir empatar o placar em 3 a 3. A igualdade continuou no placar até o décimo game. Disputado ao longo de mais de sete minutos, ele contou com quatro sets points salvos por Khachanov graças a seu potente saque. No tie-break, entretanto, Nadal prevaleceu e saiu na frente do placar.

Na primeira virada de lado do segundo set, Nadal pediu atendimento por conta de dores no joelho direito. Mesmo ainda com incômodos na região, o maiorquino voltou à quadra e conseguiu uma importante quebra para anotar 3 a 2. Khachanov não ficou para trás e quebrou de volta na sequência. Mesmo com a condição física do adversário, Karen não soube aproveitar as oportunidades, cometeu diversos erros e permitiu a Rafa sair vitorioso no tie-break.

'Fedal' pela frente

Nadal e Federer se enfrentaram 38 vezes no circuito profissional. O natural da ilha de Maiorca soma 23 vitórias e 15 derrotas. Nos cinco últimos jogos, entretanto, o vencedor foi o suíço, com destaque para o título no Australian Open em 2017.

+ Confira mais notícias sobre Roger Federer.

Em Indian Wells, são três confrontos, com vantagem de Roger em 2 a 1. O suíço venceu o último confronto, em 2017, pelas oitavas de final, com o placar de 6/2 e 6/3.

Federer venceu 11 dois 20 duelos realizados em quadras rápidas. Nadal, por sua vez, ganhou 13 dos 15 jogados no saibro. Os dois tenistas se enfrentaram por três vezes em finais de Wimbledon, os únicos jogos até então no piso de grama, com duas vitórias do natural da Basileia. O canhoto de 32 anos venceu 9 dos 12 jogos válidos por torneios da série Grand Slam e 12 dos 19 em Masters 1000.

Da redação

Publicado em 15 de Março de 2019 às 19:57


Notícias Rafael Nadal Karen Khachanov Roger Federer Masters 1000 de Indian Wells