Superação

Gigante Ivo Karlovic volta às quadras após meningite e revela que chegou a esquecer próprio nome

Croata foi internado há quase três meses e contou o drama que vivenciou em idas e vindas do hospital. Médicos chegaram a duvidar do seu retorno ao tênis


Cerca de três meses após se afastar das quadras com um problema de meningite viral, em que foi preciso ser internado, o croata Ivo Karlovic retornou ao circuito no ATP 250 de Newport, nos EUA, nessa semana. Em entrevista ao site da ATP, o gigante de 2,08m se disse sortudo por ser capaz de competir novamente. 

Karlovic recuperado

Em meados de abril, Karlovic estava em sua casa na cidade de Miami, prestes a viajar para uma série de torneios Challenger, que começaria em Sarasota, porém os sintomas da doença chegaram para valer. 

"Acordei e simplesmente meu braço estava dormente. Minha esposa me perguntou alguma coisa que eu não lembro. Eu não estava conseguindo falar, então ela chamou os paramédicos", começou o tenista mais alto do circuito. 

Após receber um atendimento inicial, ele chegou a se sentir melhor, porém por pouco tempo. Karlovic começou a vomitar, viu sua situação piorar e retornou ao hospital. 

"Eles me liberaram após uma hora, mas depois eu fiquei com o braço dormente e dolorido. Eu fui perdendo a consciência, voltei para o hospital. Não sei o que aconteceu depois", complementou.

O tenista não sabia até três dias depois de quando foi internado sobre as suas condições reais de saúde e os médicos chegaram a pôr em dúvida sobre o futuro do croata no esporte. 

"Os médicos não sabiam se eu conseguiria me recuperar. Fiquei inconsciente por muito tempo. Nem lembrava o meu nome ou ano em que estávamos. Não sentia meu braço direito e um lado do meu rosto. As dores de cabeça duraram por mais uns 10 dias. Voltei a lembrar do meu nome depois de quatro dias e a fraqueza começou a desaparecer após uns cinco", revelou Karlovic.

Quando saiu do hospital, o croata focou suas atenções na preparação física para retornar bem nos torneios profissionais, mas contou que também chegou a duvidar da sua reabilitação.

"A parte mais difícil foi o condicionamento e o fato de que não sabia se aconteceria [ter uma recaída] novamente, porque ainda existia vírus na minha cabeça. Então, realmente tive dúvidas se conseguiria voltar, mas agora o que sinto é uma boa sensação, não sinto mais estresse. É como um bônus. Todas as vezes que me encontro numa quadra de tênis, a atmosfera é como um bônus. Realmente dou mais valor a esses momentos agora. Não tenho mais medo. O objetivo é ficar saudável e em quadra. Então será divertido".

Dono de quatro títulos na carreira, Karlovic está caminhando bem no seu primeiro compromisso - em Newport, o croata joga nessa sexta-feira a partida de quartas de final contra o local John Isner num duelo de gigantes.

Por Matheus Martins Fontes, da redação

Publicado em 12 de Julho de 2013 às 10:51


Notícias Ivo Karlovic meningite viral drama hospital preparação física recuperação