Duelo

Freguês, Gasquet revê Nadal e quer se inspirar em vitória no juvenil

Quando tinham 13 anos, jogadores se enfrentaram na final de torneio importante e francês levou a melhor. Hoje, com 10 derrotas diante do carrasco no circuito, ele quer voltar a triunfar


Nova York (Estados Unidos) - Com a aproximação da semifinal entre Richard Gasquet e Rafael Nadal no US Open, muitos jornalistas e fãs de ambos os jogadores já procuram prever se há algum jeito de o francês frear a espetacular fase de Rafa no piso rápido em 2013. Até aqui, o número 2 do mundo não perdeu um jogo sequer nas quadras de cimento e venceu três grandes torneios na superfície, os Masters 1000 de Indian Wells, Montreal e Cincinnati.

Gasquet vem fazendo excelente campanha em Nova York e já está na semifinal do US Open

Enquanto isso, Gasquet surpreendeu em Nova York. Mesmo designado como cabeça de chave 8, o francês estava deixando a desejar nos quatro maiores eventos do calendário há algum tempo, tanto que chegar à penúltima fase foi um feito que o tenista não alcançava desde 2007, quando foi semifinalista de Wimbledon.

Nadal e Gasquet têm 27 anos de idade e, na época de juvenil, ambos disputaram uma grande final, no torneio Les Petits As, um dos principais eventos das idades entre 12 e 14 anos.

A seguir, você pode conferir os momentos decisivos daquele duelo em que o jovem Gasquet derrotou Rafa, de virada, com parciais de 6/7, 6/3 e 6/4. Ambos tinham 13 anos naquela época. 

"As pessoas estão falando desse vídeo, quando joguei contra ele [Nadal]. No Youtube, posso ver que estou ganhando dele, e não acredito algumas vezes", brincou Gasquet. "Não o conhecia quando joguei contra ele quando tinha 13 anos. Ele já lutava bastante nos pontos, já corria muito, e lembro que venci por 6/4 no terceiro set. Depois disse ao meu pai: 'Ele é um grande lutador'. Não menti, sabia que era verdade. No futuro, ele vai ser um dos melhores jogadores da história. Venci naquela época, com 13 anos, mas desde então não consegui mais", emendou o francês, que amarga um retrospecto de 0/10 contra Nadal pelo circuito. 

Porém, Gasquet acredita que o momento de derrotar o espanhol, assim como aconteceu há 14 anos, pode ser agora no US Open. "É bom vencer aos 13, mas é melhor vencer como profissional. Isso eu não consegui. A vida é longa, não é? Só temos 27 anos. Então, por que não agora? Vamos ver", concluiu. 

Por Matheus Martins Fontes, da redação

Publicado em 5 de Setembro de 2013 às 12:50


Notícias Richard Gasquet Rafael Nadal US Open semifinal duelo carrasco freguês vídeo torneio juvenil