Firmeza no punho é o segredo do slice

Para que seu slice se torne uma arma, é preciso estabilidade no punho


Ron AngleAPESAR DE O TÊNIS MODERNO estar muito caracterizado pela potência e velocidade dos golpes, o slice de backhand continua sendo um excelente recurso para os jogadores. Atualmente, o suíço Roger Federer é o maior porta-estandarte desta técnica, usada como uma arma contra seus adversários.

#R#

O slice pode ser usado para diversas finalidades durante a partida. Ele pode servir como variação de jogo. Pode ser uma ferramenta de defesa. É usado para pelos mais experientes para mudar o ritmo do ponto. Serve para abaixar a bola e dificultar o adversário. Com ele se faz um approach ou um bloqueio de devolução de saque e ainda um drop-shot. Mais rotineiramente é usado para bolas baixas e bolas longas. A biomecânica do golpe de slice de backhand é muito similar ao voleio de backhand, portanto, os dois golpes podem evoluir simultaneamente. A empunhadura que deve ser utilizada é a Continental. Recomenda-se que o professor comece a trabalhar essas técnicas com as crianças de aproximadamente 12 anos ou menos.

Muitos tenistas encontram dificuldade em desenvolver o slice, principalmente, os que golpeiam o backhand (topspin) com duas mãos. Um dos problemas mais comuns é a falta de firmeza (estabilidade) no punho no momento do contato.

A seguir, sugerimos técnicas de correção para os jogadores adquirirem firmeza no punho, mais rapidamente, durante a execução do golpe. É importante frisar que o fator determinante é a repetição do golpe, inúmeras vezes. Isso é o que fará a diferença para fortalecer a musculatura que não é utilizada no backhand com topspin com uma ou duas mãos.

fotos: divulgação 1- Demonstra o problema de estabilidade do punho no momento do contato, o que causa falta de controle, perda de direção e potência.
fotos: divulgação 2- Um exercício de aperfeiçoamento: o jogador pode executar o golpe praticando mini-tênis (dentro da área de saque), deixando a bola quicar.
fotos: divulgaçãofotos: divulgação 3 e 4- A medida que o tenista vai adquirindo potência no golpe, ele vai afastando até a linha de base.
fotos: divulgação 5- Demonstra outra forma de correção, que é executar voleios com a mão atrás, com o professor controlando com o aluno.
fotos: divulgação 6- Uma das formas mais eficazes de aprimorar o golpe é através do paredão. Também pode-se executar o slice com a mão atrás e depois apoiando-a na raquete.
Cesar Kist E Eduardo Eche

Publicado em 28 de Maio de 2007 às 12:03


Técnica/Drills

Artigo publicado nesta revista