Instrução Regras

Fique ligado

Algumas regras de duplas que você precisa saber e que podem fazer a diferença


A sequência de sacadores não precisa ser mantida de um set para o outro, assim como também pode-se mudar o posicionamento da dupla

TODO MUNDO ESTÁ ACOSTUMADO a jogar aquela duplinha descontraída no clube no fim de semana, mas, nem sempre estamos atentos a algumas regras importantes que diferem o jogo de duplas do de simples. Sendo assim, vamos explicar aqui algumas delas que podem fazer muita diferença no seu jogo.

1. No começo de cada set, a dupla que vai sacar escolhe qual dos dois tenistas vai iniciar no serviço. Isso mesmo, não é obrigatório seguir a ordem do set anterior, por exemplo. Basta assistir a alguns jogos de duplas na televisão para ver que, no começo de cada set, os jogadores raramente mantém a sequência de sacadores do set anterior, preferindo sempre iniciar por aquele que tem melhor aproveitamento no serviço.

2. Da mesma forma que não é necessário manter a sequência de sacadores de um set para o outro, também não é obrigatório manter o lado dos recebedores. Portanto, ao final do set, se você quiser trocar de lado na recepção com seu parceiro, tudo bem. Mas isso só vale para o novo set e não se pode trocar após o primeiro game de devolução da sua dupla no set.

3. Há quem não saiba, mas há também quem se faz de desentendido, porém, não custa lembrar que o voleador nunca deve bater na bola antes de ela passar para o seu lado da rede. Se seu oponente costuma fazer isso, avise-o que não é permitido e tome o ponto para si. No entanto, devemos dizer que, se a bola estiver imediatamente sobre a rede, não há problema em voleá-la. Assim como também não há problema em voleá-la do seu lado e, com o movimento, a raquete passar para o outro lado da quadra (sem tocar a rede ou a quadra adversária obviamente).

4. O sacador não pode ser incomodado no momento do saque. Então, se os adversários perturbarem o serviço de alguma forma, o ponto deve ser jogado novamente. Portanto, os oponentes, especialmente o que está na rede, não podem ficar andando de um lado para o outro, pulando ou fazendo qualquer tido de movimento que distraia o sacador. Eles podem, sim, se mexer, desde que não atrapalhem o sacador.

Não se pode volear a bola antes de ela passar para o seu lado da quadra

5. O parceiro do recebedor pode ficar em absolutamente qualquer posição dentro ou fora de seu lado da quadra para aguardar o saque. Ele pode até mesmo ficar do mesmo lado da quadra (na direita, por exemplo) de seu parceiro se assim desejar, desde que não crie um obstáculo para o sacador e desde que apenas o tenista designado para receber aquele saque encoste na bola. Se quem tocar nela for o outro, ponto para os adversários.

6. Diferentemente das simples, nas duplas o sacador pode sacar posicionado atrás do corredor de duplas, se assim desejar. Ele não pode, contudo, ir além do corredor. Assim como o parceiro do recebedor, o parceiro do sacador também pode tomar posição em qualquer lugar da quadra.

7. Talvez isso nunca tenha ocorrido com você, mas, como é um tipo de jogada em que há mais possibilidade de ocorrer nas duplas, é bom ficar atento. Ao defender bolas anguladas, você não necessariamente precisa fazer com que ela passe por cima da rede. Isso mesmo, a bola pode passar ao lado do poste, quicar na quadra adversária e ponto ainda estará valendo.

8. Outra situação que costuma ser mais “comum” nas duplas é a bola que quica e volta para a quadra adversária sem que você ou seu parceiro tenham tempo de alcançá-la antes de ela cruzar a rede, as famosas ziguiziras. Mas, saiba que, neste (aliás, é o único) caso, você pode golpear a bola mesmo que ela já tenha passado para o outro lado da quadra. Lembrando que você pode fazer isso sem tocar a quadra adversária e tampouco a rede.

9. Só para deixar bem claro para quem ainda não entendeu: não vale tocar a rede. Se você tocar a rede, perde o ponto.

10. O recebedor designado deve sempre ser o primeiro a tocar na bola do serviço oponente. Se seu parceiro encostar nela, tenha ela já tocado no chão ou não, eles perdem o ponto. Vale lembrar que se seu saque tocar o adversário em sua trajetória, o ponto é seu. Mas não vá ficar mirando no oponente, pois isso é uma tremenda falta de fair-play.

Seu parceiro pode ficar em qualquer lugar da quadra

11. Talvez você ainda não esteja acostumado, mas há algum tempo os torneios de dupla da ATP usam o sistema “no-ad”, ou seja, sem vantagem. Isso significa que, se o game empatar em 40 iguais, os recebedores definem qual lado vai receber o saque. Quem vencer o ponto, leva o game.

12. Nas duplas mistas, a definição do “no-ad” é mais simples. Se quem estiver sacando for o homem, será o homem adversário que fará a devolução. Se for a mulher, será a mulher oponente.

13. Da mesma forma que instituiu o “no-ad”, a ATP também criou o match-tiebreak no lugar do set final nas duplas, caso haja empate em sets. Dessa forma, os tenistas jogam um tiebreak até 10 pontos, com as mesmas regras do tiebreak convencional (até 7 pontos) e, quem vencer, ganha a partida.

Por Arnaldo Grizzo

Publicado em 29 de Agosto de 2014 às 00:00


Regras regras duplas sequência de sacadores set Regras do Tênis

Artigo publicado nesta revista

Tsonga

Revista TÊNIS 131 · Agosto/2014 · Tsonga

Aprenda seu acrobático smash de costas e sua espetacular devolução