Façanha

Finalista do US Open, Soares confirma e põe Brasil novamente no ATP Finals após 12 anos

Mineiro e Alexander Peya não podem mais ficar de fora do top 8 do ranking do ano com campanha em NY. Último brasileiro a jogar o Finals foi Guga em Sydney/2001


Nova York (Estados Unidos) - A vitória frente a Marcelo Melo na semifinal de duplas do US Open rendeu a Bruno Soares a vaga inédita na decisão do US Open, a primeira na carreira do mineiro na modalidade e a terceira em Grand Slams (disputara anteriormente duas finais de duplas mistas). No entanto, a alegria do tenista também é bem maior com outro feito que realizou assim que fechou o jogo em Nova York nessa quinta-feira - Bruno torna-se o primeiro tenista do País a disputar o ATP Finals de Londres (a antiga Masters Cup) desde Gustavo Kuerten.

Alexander Peya e Bruno Soares garantiram vaga antecipada ao ATP Finals com final do US Open

Mesmo que a confirmação de Bruno em Londres não venha através da ATP, os pontos até aqui acumulados pela campanha em Nova York levam Bruno e o parceiro, o austríaco Alexander Peya, a um estágio que se torna impossível ficarem de fora do top 8 do ranking até o restante da temporada regular, segundo dados disponibilizados pela assessoria da Confederação Brasileira de Tênis (CBT).

No momento, Bruno e Peya são a segunda melhor dupla do ano e ficarão, após o US Open, cerca de 3.000 pontos à frente em relação aos terceiros colocados de 2013, os espanhóis Marcel Granollers e Marc Lopez, que saíram logo na segunda rodada em Nova York. 

Em 2013, Bruno foi campeão de cinco torneios (ATP de Auckland, Brasil Open, ATP 500 de Barcelona, ATP 250 de Eastbourne e Masters 1000 do Canadá), sendo quatro com Peya, inclusive vencendo seu primeiro Masters 1000, em Montreal. Ali, ele igualou também a Guga, que havia sido o último canarinho a vencer um torneio de tal porte, em 2001 (Cincinnati).

Também há 12 anos, Guga foi o último brasileiro no atual ATP Finals. Naquela ocasião, já incomodado com a lesão no quadril, o catarinense não conseguiu vencer um jogo na fase de grupos em Sydney e foi eliminado precocemente. Em 2000, Kuerten levara o caneco em Lisboa batendo Pete Sampras e André Agassi, na sequência.

Em duplas, Jaime Oncins foi o último tenista nacional a disputar o torneio - em 2000, ele e o argentino Daniel Orsanic (atual técnico de Thomaz Bellucci) jogaram o Finals em Bangalore, na Índia, e foram batidos também na fase de grupos. Antes, em 1984, Cássio Motta e Carlos Kirmayr disputaram a competição final em Nova York, mas também perderam no 1° jogo em época que o torneio era disputado com fases eliminatórias.

No US Open, Bruno buscará o primeiro título de Grand Slam nas duplas

Na grande final a ser disputada no próximo domingo, em horário a ser definido pela organização do US Open, Bruno e Peya enfrentarão o indiano Leander Paes e o tcheco Radek Stepanek, que surpreenderam na outra semifinal os irmãos Bob e Mike Bryan, esses últimos que buscavam o quarto título de Grand Slam do ano (após os títulos na Austrália, Roland Garros e Wimbledon).

Bruno foi, exatamente, o último tenista verde-amarelo a levantar um troféu de Grand Slam e a conquista aconteceu em Flushing Meadows - no ano passado, o mineiro e a russa Ekaterina Makarova faturaram nas duplas mistas. 

MARCELO MELO

Mesmo com a derrota na semifina, Melo também pode se orgulhar da performance nos EUA - no próximo ranking, ele deverá subir da atual 14ª para a 12ª posição do ranking individual e a dupla com Dodig deverá ficar entre as seis primeiras do ano, com ótimas possibilidades de se classificarem também ao ATP Finals, que já contavam, além de Bruno e Peya, com os Bryans.

Por Matheus Martins Fontes, da redação

Publicado em 5 de Setembro de 2013 às 18:03


Notícias Bruno Soares final Grand Slam US Open classificação ATP Finals Guga Marcelo Melo