ATP Tour

Federer testa no Masters de Madri o quão longe pode ir no retorno ao saibro

Suíço é tricampeão no torneio espanhol e usará competição como preparação para Roland Garros


Foto: Divulgação/Madrid Open

Roger Federer está de volta ao saibro. Três anos depois de sua última partida no piso, o suíço marca seu retorno à terra batida no Masters 1000 de Madri nesta terça-feira, quando enfrenta o francês Richard Gasquet, por volta das 15h do horário de Brasília. O tenista de 37 anos venceu 17 dos 19 jogos contra o adversário.

A escolha pela competição disputada na capital espanhola se explica através dos números. Roger poderia ter jogado no Masters de Monte-Carlo, primeiro grande evento da gira europeia, ou mesmo no ATP 500 de Barcelona, que reuniu grandes jogadores na última semana. Entretanto, o número #4 do mundo preferiu jogar em Madri, onde historicamente tem melhores resultados.

Leia mais:
Programação Masters de Madri: Federer e Djokovic estreiam nesta terça
Masters de Madri 2019: Saiba como assistir ao vivo na TV e na internet

Em Barcelona, o tenista de 37 anos jogou apenas uma vez, em 2000, e perdeu na primeira rodada para Sergi Bruguera por um duplo 6/1. Apesar de ter feito fez quatro finais em Monte-Carlo, Federer tem aproximadamente 70% de aproveitamento.

No Madri Open, entretanto, a história é outra, com Roger alcançando um alto aproveitamento. Ao todo, ele já jogou 43 partidas na competição, somando 35 vitórias e 8 derrotas e assim alcançando um aproveitamento de 81,4%. Se considerados apenas os duelos jogados no saibro, ele venceu 18 de seus 22 jogos, com seu desempenho subindo para 81,8%. As duas porcentagens colocam Madri torneio no qual Federer tem sua quarta maior porcentagem de vitórias em todos os torneios da série Masters 1000.

Confira as melhores jogadas de Federer no saibro:

O natural da Basileia soma 3 títulos conquistados na competição, sendo um deles nas quadras rápidas, no ano de 2006, e os dois seguintes em 2009 e 2013, edição do polêmico saibro azul. A competição foi palco de uma das duas vitórias do Maestro sobre o espanhol Rafael Nadal no saibro, em 2009, quando marcou duplo 6/4 para ficar com o troféu.

Em 2019, entretanto, o número #3 do mundo não terá facilidades. Após o sorteio da chave, no sábado, ele descobriu que precisará passar por uma série de desafios se quiser o quarto troféu em terras madrilenas. Se passar por Gasquet, ele pode enfrentar na próxima fase o belga David Goffin ou o francês Gael Monfils.

Depois, em um possível duelo de quartas de final, Roger tem como virtual adversário o austríaco Dominic Thiem, simplesmente um dos melhores saibristas da atualidade. Por fim, Novak Djokovic aparece como possível oponente na semifinal e ninguém menos que Nadal pode aparecer como oponente na decisão. Sem dúvidas, não haverá jogos fáceis para o dono de 20 títulos de Grand Slam em Madri.

Foto: Divulgação/Madrid Open

De qualquer modo, a competição servirá de base para o próprio tenista avaliar seu desempenho no retorno ao saibro. Em caso de derrota precoce, Federer já acenou para a possibilidade de pedir um convite de última hora para o Masters de Roma, para assim poder pegar melhor ritmo para Roland Garros. Resta agora esperar para ver os próximos capítulos e descobrir se Roger conseguirá abocanhar algum título no saibro, o que não acontece desde 2015.

Leia também:
Confira as principais notíciais sobre Roger Federer

Confira as principais notíciais de Roland Garros

Da redação

Publicado em 6 de Maio de 2019 às 21:27


Notícias Roger Federer Masters 1000 de Madri ATP Tour Richard Gasquet Programação Masters de Madri